Vamos às compras em Viena?

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Se você é aquele tipo de viajante que adora fazer umas comprinhas, este post é para você: um guia de compras em Viena para todos os gostos! Tem antiguidades, feiras e muitas opções, vem conferir mais um super post da guia brasileira que mora em Viena, a Rosângela Scheithauer! 

Compras em Viena_rua_Viajando bem e barato

Compras em Viena: um pequeno guia

Você pode não pensar imediatamente em compras quando Viena é seu destino de viagem, mas saiba que esse programa é bem atraente para quem visita a movimentada capital da Áustria! Turistas visitando Viena podem passar muitas horas felizes fazendo compras ou somente olhando as vitrines das lojas de Viena onde ainda hoje se encontra muitos produtos feitos a mão, parte de uma tradição dos austríacos. Muito populares por sua beleza e qualidade são, por exemplo, os bordados de petit-point (ponto pequeno), as belíssimas porcelanas de Augarten pintadas a mão, as pratarias e peças de ouro típicas deste país. Outros produtos encantadores daqui são as belíssimas cerâmicas, as joias, os artigos de ferro batido e as mercadorias de couro, que estão entre os itens mais comprados pelos turistas aqui em Viena.

Reembolsos do IVA (imposto cobrado sobre todos os produtos) – Para a felicidade dos turistas, o IVA do país, que chega a 34 % em algumas mercadorias luxuosas, é restituível, então guarde bem todos os recibos e os apresente no aeroporto na seção específica para tal.

Principais ruas de compras e mercados

As principais e mais conhecidas ruas de compras estão no centro de cidade (1o Distrito). Aqui, você encontrará a mais popular delas – a Kärntnerstrasse, que fica entre a Ópera Estatal e a Stephansplatz; a Graben, entre a Stephansplatz e Kohlmarkt; a Kohlmarkt (a famosa rua das grifes), entre a Graben e a a Michaelerplatz; e a Rotenturmstrasse, entre a Stephansplatz e a a Schwedenplatz.

A maior rua de compras é a Mariahilferstrasse, que começa na Babenbergerstrasse (região do Museumsquartier) e Schönbrunn e também é uma das ruas mais longas de Viena! A parte mais movimentada e com mais lojas é a que liga a Babenbergerstrasse até a estação de trem/metrô Westbahnhof. Outras ruas de compras, porém não tão visitadas por turistas, são: Favoritenstrasse e Landstrasser Hauptstrasse.

Compras em Viena_Mariahilfer_Viajando bem e barato

Um local muito procurado e amado pelos turistas que visitam Viena é o Naschmarkt, um mercado de verduras e frutas muito tradicional com mais de 200 anos de história! Ele ocupa o que foi originalmente o leito fluvial de uma das ramificações do Danúbio, que foi pavimentado durante os projetos de trabalhos públicos feitos no século 19. Este é o mais popular e colorido dos mercados, bem como o mais abrangente.

Para se ter uma ideia de como ele é rico culturalmente, inúmeros livros foram escritos sobre as sub-culturas e dialetos linguísticos que florescem entre os estrangeiros naturalizados do Naschmarkt. Atente às regras básicas do mercado se você quiser evitar a ira dos homens e mulheres que vendem suas mercadorias: nunca toque a mercadoria a menos que você pretenda comprar algo. Não tente comprar menos de meio quilo de batatas. E mesmo se o seu alemão for bom, não tente entender o dialeto falado por alguns vendedores austríacos, pois não irá compreender! Confie em mim. 🙂

Compras em Viena_Naschmarkt_Viajando bem e barato

Chegue lá de manhã cedo e vague pelo labirinto de lojas alimentares ao ar livre, e no fim da sua viagem, dirija-se ao Café Drechsler para tomar seu café da manhã ou uma xícara de “Melange” – o equivalente ao cappuccino dos austríacos. Para chegar até o Naschmarkt, caminhe da Ópera em direção ao Secession e ali já verá toda a animação de um típico mercado de feira. Para quem estiver com fome, há uma variedade muito grande de restaurantes internacionais espalhados por todo o mercado.

Um tanto menor e menos variados são os mercados: Rochusmarkt situado na Landstrasser Hauptstrasse (3° distrito) e o Brunnenmarkt na Brunnengasse (16° Distrito). Mas valem a visita, se você curte este tipo de programa mais “local”.

Lojas de antiguidades

As lojas de antiguidades de Viena são verdadeiros tesouros a serem descobertos. Nelas, você poderá encontrar antigos e valiosos livros, gravuras e pinturas, jóias, porcelanas, roupas de segunda mão, moedas, etc. Não é exagero algum dizer que a cidade é um verdadeiro paraíso para quem gosta de antiguidades. Você as encontrará espalhadas pelo centro histórico no 1° distrito e pelas ruas do 6°, 7° e 8° distritos. Vale a pena se perder e se encantar por essas ruas.

Compras em Viena_antiques_Viajando bem e barato

Horário de compras

A maioria das lojas abre de segunda à sexta-feira das 9h às 18 horas e aos sábados das 9h às 13 horas. Algumas lojas pequenas fecham entre 12h e 14h para almoço. As lojas dentro da Westbahnhof e Hauptbahnhof (as duas maiores estações de estrada de ferro ) abrem das 8h às 18 horas com exceção dos domingos.

Atenção: Aos domingos em todo o país pouquíssimos locais abrem e alguns turistas reclamam da “falta do que fazer”. Minha sugestão é deixar para visitar Palácios e inúmeros museus neste dia.

Texto escrito por Rosangela Scheithauer, nossa parceira do blog e Guia de Turismo em Viena. Para saber como contratar o serviço dela com desconto, clique aqui.

Confira outros posts escritos pela Rosângela:

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

 

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *