Viagem para a Europa: as dicas e o roteiro do casal Audrey e Fernando

Publicado por em 22/03/2017

Manuela Colla

Lisboa, Barcelona, Paris e Roma: confira a super viagem para a Europa que o casal Audrey e Fernando fizeram com a ajuda dos nossos roteiros e planeje a sua! 

Viagem para a Europa

O roteiro de nossa viagem para a Europa

O roteiro da viagem foi muito bem adaptado às nossas necessidades tendo em vista que só tínhamos 15 dias para conhecer quatro cidades (Lisboa, Barcelona, Paris e Roma).

Pegamos um voo direto pela TAP para Lisboa e começamos o roteiro por lá – se fosse começar pro Roma, como eu tinha planejado inicialmente, passaria 24 horas dentro de um avião e perderia um dia inteiro de passeios. Para quem puder terminar a viagem por Lisboa, essa é uma escolha bem mais interessante pois a cidade tem preços muito bons de restaurantes e serviços, bem como para compras em geral: lá comprei coisas bem mais baratas que no Brasil, mesmo com a desvantagem cambial da nossa moeda. Além disso, o tax free é bem melhor de fazer em Lisboa – fiz em Roma, perdi um tempão e foi bem complicado porque os atendentes não explicam nada, você tem que ser virar praticamente sozinho.

Se pudesse mudar algo no roteiro, ficaria mais dias em Barcelona, que é linda e super animada, então a cidade será ponto certo de parada numa próxima viagem!

Viagem para a Europa

As cidades

Lisboa – Foram dois dias e meio, mas um dia fui a Fátima pegando Óbidos, Nazaré, Batalha e Alcobaça, assim fizemos passeios durante só um dia e meio em Lisboa mesmo. Ainda assim, deu pra conhecer muita coisa e também ir para Belém. Peguei um frio danado e tive que perder um tempinho comprando casacos para garantir o resto da viagem. A cidade é bem bonita, achei a comida muito boa (os doces, nem se fala!) e também com pontos turísticos bem próximos, o que facilitou muito o passeio. O povo português é meio sem paciência, mas na maioria das vezes fui muito bem tratada e a beleza da cidade compensa qualquer coisa!

Barcelona – Encantei-me pela terra de Gaudí. Achei tudo um espetáculo: povo bem hospitaleiro, muita arte modernista, monumentos históricos (vale a pena perder-se pelo Bairro Gótico), parques lindos, gente animada e alegre, orla bem tranquila e bonita e gastronomia imbatível. Tudo isso somado à uma rede de metrô que cobre toda cidade e facílima de utilizar. De quebra, ainda fiz uma média com o maridão, fazendo a visita guiada ao Camp Nou! 🙂

Viagem para a Europa

Paris – Lindíssima. Só acreditei que estava lá depois que me belisquei duas vezes! 🙂 Durante o dia é bonita demais, mas iluminada é sem igual: uma descoberta a cada esquina, literalmente! Adorei o Marais e o Quartier Latin. As margens do Sena são belíssimas à noite, isso em falar nos outros pontos turísticos Louvre, Invalides, Montmartre, St. Germain. Vale a pena conhecer a Rue Bonaparte e perder-se nas vielas do bairro, além de provar as delícias da Pierre Hermé e demais docerias do lugar sempre aproveitando a vista, afinal, você está em Paris! Versailles merece um dia inteiro (dica: compre antes o ingresso, a fila é gigantesca!). Fui de trem RER e metrô, caminhei um pouquinho até chegar a propriedade mas, com isso, economizei muito. Dentro do castelo tudo é muito bonito, meio exagerado, mas sem dúvida, de cair o queixo! Por fim, saliento que o francês não tem nada de esnobe e é muito educado e solícito, bastam básicas palavrinhas como: bonjour, merci beaucoup e s’il vous plaît e eles já te enxergam como o turista que se importa em não ser grosseiro e farão tudo pra te ajudar. Aprendi poucas palavras e expressões em francês e fui muito bem tratada, sem problema algum.

Roma – Adorei, voltarei certamente! Não é tão organizada como Paris e Barcelona, mas nada se compara a virar uma esquina e ver uma construção romana que você viu nos livros de história! A cidade é barulhenta e agitada, combinando a arte e história. A gastronomia é fantástica e os preços dos restaurantes e atrações é bem mais barato que Paris. Vale a pena andar muito a pé Roma, por isso comprei um chip pré-pago da Tim e o Google Maps virou meu melhor amigo! Como o metrô é restrito, preferi fazer tudo a pé e utilizei táxi (barato) só uma vez, para chegar cedo ao Vaticano (dica: chegue cedo e compre antes o ingresso: a fila é enorme). Some-se ainda as igrejas lindíssimas da cidade: mesmo quem não se liga muito em religião fica de queixo caído com tanta beleza. O romano lembra muito o brasileiro, mas sem o nosso jeitinho indeciso…Paciência zero, mas são muito divertidos e alegres! Aprendi o básico em italiano e me virei bem, sem passar aperto.

Viagem para a Europa_Coliseum_Viajando bem e barato

Os voos

Os vôos de ida e volta ao Brasil foram pela TAP e correu tudo tranquilo. As passagens internas entre as cidades foram feitas pela Air France e também não houve nenhum problema.

As viagens de trem

Trem só usei para conhecer o Palácio de Versailles e foi um trecho bem pequeno e super tranquilo. Achei esse tipo de transporte barato e rápido. Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Viagem para a Europa

As hospedagens

Lisboa – behotelisboa – De  todos, foi a que menos gostei,. Quando reservei vi umas fotos que não condizem com a realidade do hotel: achei os quartos muito pequenos até para o padrão europeu, mal couberam duas malas médias. A cama de casal eram duas camas de solteiro unidas pelo lençol. Definitivamente, não vale as quatro estrelas dadas pelo Booking, mas em compensação os recepcionistas eram muito gentis e a localização facilitou o acesso a muitos pontos turísticos. Se você quiser, aqui tem outras boas dicas de hospedagem em Portugal testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria.

Barcelona – Yurban Trafalgar – Amei essa hospedagem! Hotel novo, bem localizado, atendentes educados e ficava perto de tudo: metrô, supermercado, restaurantes! Conheci vários pontos turísticos a pé graças à excelente localização do hotel. E o melhor: ficava ao lado da Plaça de Catalunya e das Ramblas!

Paris – Europe Hotel Saint Severin – Gostei demais, ficava perto do burburinho da Quartier Latin, do lado da Notre Dame. Deu para fazer tudo a pé, peguei metrô somente quando tava muito cansada. Muitos restaurantes em volta e vida noturna agitada na região pois a Sorbonne é perto, mas o hotel era super confortável e silencioso. Perto ainda de farmácias, lojas, estação de trem e metrô na porta. Tive uma surpresa no final com a quantidade de impostos e taxas que você paga para se hospedar em Paris, acho que não cobram por cada nariz que respira por lá porque ainda não inventaram como medir e cobrar por isso, risos! 🙂

Viagem para a Europa

Roma – Boutique Hotel Campo de’ Fiori – Excelente. Fiquei no apartamento vizinho ao hotel. Aquecimento bom, espaçoso, limpeza diária, seguro e de frente a feira mais descolada da cidade, frequentada pelos locais e muito divertida, tem de tudo! Como o apartamento tinha uma cozinha compacta, pude comprar muita coisa legal nos supermercados vizinhos e padarias e preparava meu café da manhã tipicamente romano. Haviam muitos restaurantes maravilhosos do lado do hotel e na praça em frente, além do valor histórico, pois ficava localizado na praça onde Giordano Bruno foi queimado vivo pela Inquisição. Fiquei a dez minutos a pé do bairro mais tradicional de Roma, o Trastevere, que vale muito a pena conhecer. O melhor é comer nas inúmeras cantinas de lá, além de ficar perto do Vaticano e do Coliseu, fui aos dois a pé, com total segurança. Indicaria de olhos fechados!

Viagem para a Europa

Como chegamos aos hotéis

Peguei táxi somente em Barcelona e foi a melhor escolha, pois foi barato e seguro. Nos outros lugares contratei transfers e foi uma roubada: cobram caro e não fazem nada mais que um taxista faça, salvo à exceção do que contratamos em Lisboa, que foi super solícito e deu várias dicas importantes sobre a cidade.

Transporte

Comprei cartão de transporte público em Lisboa, o Viva Lisboa e vale muito a pena, porque pega tudo, metrô, bonde e teleférico. Em Barcelona, usei o cartão do metrô que vem com dez bilhetes e ficou bem mais em conta que comprando separadamente cada bilhete. Em Paris, utilizei o mesmo esquema de o carnê com dez bilhetes e comprei, separadamente, o bilhete de ida e volta a Versailles pelo RER e saiu muito barato.  Em Roma, como comprei o Roma Pass, as passagens de metrô já eram inclusas no valor do passe.

Viagem para a Europa

Ingressos antecipados

Comprei antecipado tudo em Barcelona – achei que não precisava, a não ser pela Sagrada Família que é impossível visitar sem uma fila básica de pelo menos uma hora e meia! Em Paris, comprei antecipadamente o Museu do Louvre e o Palácio de Versailles e foi a melhor coisa. Filas enormes de verdade! Mesmo com ingresso, eu passei uma hora na fila para entrar em Versailles, imagina sem ticket antecipado!

O Roma Pass me salvou no Coliseu e o ingresso antecipado do Museu Vaticano me salvaram filas gigantescas!

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra.

Seguro de viagem obrigatório

Adquirimos o seguro assim que compramos as passagens, o Rogério nos orientou, mas ainda bem que não precisamos utilizar. Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Viagem para a Europa_Italia_Viajando bem e barato

Os procedimentos de imigração

A imigração em Lisboa foi muito tranquila! O que incomodou foi uma fila gigante com vários voos chegando ao mesmo tempo e pouca gente para atender. Não me pediram nenhum documento, só me perguntaram quantos dias eu ficaria na Europa, depois disso, passaporte carimbado! 🙂

O clima durante a viagem

Frio… muito frio! No dia em que cheguei em Lisboa tive que comprar casacos porque os que levei não deram conta do recado. Em Barcelona estava frio mas peguei dias sem chuva e com um solzinho amigo. Ufa! Em Paris, peguei frio e chuva. Até tive um resfriado que me fez ter febre de 40 graus, mas nada que uma farmácia perto não resolva e um bom casaco impermeável da Uniqlo não aqueça – aliás, o melhor investimento da viagem! Nos últimos dias tava frio, mas o sol apareceu para me ajudar!

Em Roma, peguei um friozinho pela manhã, mas foi a cidade mais quentinha de todas e no último dia tava bem quente – me senti em casa, já que moro no Nordeste e o sol é meu melhor amigo. Sol e céu claro!

Viagem para a Europa

Internet e telefonia

Em Barcelona e Roma, comprei chips pré-pagos. da Vodafone e da Tim, respectivamente. Valeu muito a pena, paguei 15 euros por cada um e não me preocupei com mapas e roteiros, pois com a internet do plano utilizei o Google Maps para me localizar e ver o roteiro traçado. Usei aplicativos para uso de transporte local como metrô e ainda pesquisei lugares legais para comer e visitar. Armazenei todos os documentos e roteiros importantes no drive, para não carregar muito peso com papel e guia turísticos. Ou seja: aconselho muito comprar o chip de dados, porque facilita muito a viagem.

Em Lisboa e Paris não precisei, pois baixei o mapa do Google Maps e fiz todos os roteiros tranquilamente somente utilizando o GPS do celular.

Avaliação da consultoria

Embora já tivesse estudado acerca do que queria visitar, a consultoria foi super importante para otimizar meu tempo disponível para conhecer uma parte da Europa e a economizar dinheiro, já que nossa desvantagem cambial é gritante. Além de traçar roteiro das cidades a serem visitadas, a consultoria indicou como visitá-las, como fazer o deslocamento entre elas e a melhor época para compra de passagens, além de orientar financeiramente e avisar da necessidade da compra antecipada de passeios.

Rogério ainda me tirou muitas dúvidas e nos orientou em todos os assuntos que pudessem causar algum problema durante a estadia, como gastos, clima, o que fazer, qual transporte utilizar, tax free, indicações perfeitas de hotéis e segurança, enfim, voltarei a Europa novamente e vou contratar os serviços da consultoria! Simplesmente tive a viagem dos meus sonhos e um pouco mais, sem falar fluentemente nenhuma língua e, mesmo assim, sem nenhum problema e com muitas lembranças maravilhosas para guardar! Meu muito obrigada e que Deus o abençoe para continuar a realizar sonhos de outras pessoas!

Audrey e Fernando
João Pessoa/PB
Data da viagem: Fevereiro de 2017

Viagem para a Europa

Dicas para outros viajantes

Queremos dividir algumas dicas bacanas que descobrimos na nossa viagem para a Europa. São elas:

– Baixe aplicativos dos mapas e do sistema de metrô da cidade que vai conhecer, isso facilita muito, principalmente se você comprar um pacote de dados pro seu celular. Dica de ouro que nos ajudou muito!

– Guarde suas moedas, elas facilitam sua vida para comprar passes de transporte públicos. Algumas máquinas não aceitam notas para comprar e não é toda estação que tem guichê com atendente!

– Seja educado e aprenda o básico da língua do país que vai conhecer: isso ajuda muito e te abre muitas portas.

– Roma não é lugar para andar de salto alto, meninas! Vi várias turistas torcerem o pé e caírem por tentar se equilibrar em salto alto no meio das ruas cheias de pedrinhas irregulares!

Viagem para a Europa

– Em Portugal, não deixe de conhecer o Mosteiro da Batalha, que é lindo demais e tem a lenda de Inês de Castro, além dos doces seculares da Confeitaria Alcoa!

– Em Barcelona, não deixe de visitar o Bairro Gótico e Casa Batlló. Uma dica de restaurante muito legal é o Vaso de Oro, que serve tapas maravilhosas num restaurante tradicional da cidade e frequentado por locais!

– Em Paris, o bairro do Marais é muito legal, principalmente para quem é jovem e gosta de agito! Dica de bom restaurante: Café Angelina, onde você encontra os fantásticos doces da Pierre Hermé e patisséries da rue Bonaparte.

– Em Roma, não deixe de ir ao Trastevere e à Feira de Campi de Fiori, imperdível – aproveite para comer pizza de mortadela na Il forno de Fiori! Outro restaurante imperdível é a Osteria da Fortunata – você vê a senhorinha que faz as massas artesanais na hora e se delicia com uma massa divina com molho espetacular. Tudo isso regado à um bom vinho e com preço digno. Outra dica preciosa é o Zum, onde você encontrará o melhor tiramissu de Roma! Outra boa dica é conhecer a Chiesa de Gesu e Santa Maria Maggiore, são deslumbrantes!

Viagem para a Europa

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

3 Comentários

  1. Meu namorado e eu temos interesse em viajar para a Europa no próximo ano. Lemos alguns posts que se encaixa com os destinos que pretendemos conhecer (França, Itália, Espanha e Inglaterra). Porém, vimos que você presta consultoria para ajudar a organizar, indicar lugares e tudo mais. E como pretendemos ir no 2º semestre de 2018, em média quanto gastaremos em tudo? Como funciona?

    Comente
  2. Mais uma vez, meu muito obrigadaaaa!!!!Sonho realizado !!! Agora, é planejar a próxima viagem e contar com a esta consultoria maraaaaa !!!

    Comente
    • Manuela Colla

      Nós é que agradecemos, Audrey! Esperamos que tenha gostado do post!

      Grande abraço e conta conosco sempre! 😉

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *