Tudo o que você precisa saber para ir de carro ao Uruguai

Atualizado por em 14/09/2017

Rogério Milani

Muitas pessoas descobriram o charme do Uruguai, com suas praias tranquilas, preços convidativos e povo hospitaleiro… Por isso, preparamos um super post com dicas para quem quer ir de carro ao Uruguai e aproveitar os próximos feriados!

ir de carro ao Uruguai

Cabo Polonio

Se você é gaúcho como a gente, já teve seu feed do Instagram lotado de fotos de Punta del Diablo, Cabo Polonio, Playa Mansa ou Punta del Este nos feriados… As praias tranquilas, com belas paisagens e muita tranquilidade são muito convidativas para os gaúchos, que estão viajando cada vez mais de carro para descobrir os encantos uruguaios. Outras duas coisas que encantam os gaúchos por lá são a gastronomia e os convidativos preços dos freeshops. E tanto sucesso tem uma só explicação: apenas 500 km separam Porto Alegre do Chuy, a porta de entrada do Uruguai!

Há quem prefira reunir os amigos em uma viagem de carro, revezando-se na direção… Se você quiser, outra boa opção é alugar um carro para fazer o trajeto. Nesse caso, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas. Se você ainda tem dúvidas sobre as vantagens de alugar um carro no Brasil para suas roadtrips, esse post explica tudo direitinho pra você.

A rota

O melhor caminho para deslocar-se da capital até o Uruguai é pela BR-116, partindo de Porto Alegre em direção a Pelotas, e de lá em direção ao Chuy. Garanta um GPS com mapa uruguaio (uma boa dica é o Google Maps, que você pode usar em modo offline). As estradas do país são ideais para este tipo de viagem: planas, bem sinalizadas e com pouco movimento e longas planícies para se admirar. Aposto que o trajeto calmo só será interrompido se você quiser tirar fotos das longas paisagens de pecuária ou comprar queso e empanada à beira da rodovia.

ir de carro ao Uruguai

Barra do Chuy

Carta Verde

A famosa Carta Verde é o seguro obrigatório para veículos que ingressam em países do Mercosul, essencial se você quiser fazer esta jornada usando o carro. A Carta Verde deve ser apresentada no momento de cruzar a fronteira com o Uruguai, no Chuy.

O objetivo do documento? Proteger terceiros afetados por acidentes de trânsito no período da viagem. O custo varia conforme o número de dias do roteiro e o valor da cobertura. Para fazer uma cotação, pode-se procurar um corretor de seguros de sua confiança ou ir a agências bancárias de bancos que vendem seguros e solicitar diretamente no caixa.

Documentação

Para viajar, entrar (e dirigir) no Uruguai, você precisa levar sua carteira de identidade (RG) ou passaporte. Além disso, é necessário obter nos postos da polícia de fronteira o registro de entrada e saída do Uruguai, preenchido por cada viajante – não se assuste, esses postos da Polícia parecem meio abandonados, mas é rapidinho preencher este papel. Para viagens de carro, além da Carta Verde, também deve-se levar o documento do veículo e a carteira de motorista, como aqui no Brasil. A boa notícia é que não é obrigatório tomar quaisquer vacinas para ingressar no país.

ir de carro ao Uruguai_Casapueblo_Viajando bem e barato

Casa Pueblo

Alimentação

A mesa uruguaia traz muitos pratos semelhantes aos que encontramos no Rio Grande do Sul e na Argentina. Afinal, estamos falando de uma cultura platense que venera a carne (de boi ou cordeiro, principalmente) e um bom vinho. Influências indígenas, europeias — principalmente de Portugal, Espanha e Itália — mesclaram-se à de imigrantes mais tardios, formando uma identidade gastronômica simbolizada pelo asado (como eles chamam o churrasco), empanadas, muitas massas e sobremesas como doce de leite e, sim, alfajores. De complemento, uma tacinha de grappa ou um bom mate. Comer uma farta parrillada no Uruguai com um bom vinho tinto é outra ótima pedida.

Outra dica é provar o tradicional chivito ao prato em lancherias, o pancho (uma espécie de cachorro quente) e também as empanadas. Uma alternativa para quem irá parar em casas de família ou pousadas com cozinha é comprar as delícias uruguaias nos supermercados e preparar sanduíches com uma infinidade de opções de presunto, queijos e bistecas. Come-se muuuuito bem por lá! E bebe-se também: não se esqueça que estamos na terra das cervejas Patrícia e Norteña e dos vinhos incríveis da região – e tudo a preços bem convidativos, aproveite.

Gastos na viagem de carro

O combustível é um dos principais gastos para quem vai de carro. A gasolina por lá não é barata: o litro custa 42 pesos (cerca de R$ 5). A dica é encher o tanque do lado brasileiro, reduzindo a necessidade de parar nos postos de bandeiras Ancap (uruguaios). Caso você saia de Porto Alegre, indo até Colônia pelo litoral e retornar para a capital gaúcha, vai rodar cerca de dois mil km. Um carro de passeio comum precisa de 130 litros para fazer este trajeto, um gasto de cerca de R$ 900 de gasolina. E lembre-se dos pedágios: além dos brasileiros, há vários no Uruguai.

Falando ainda na questão do dinheiro, saiba que o real é bem aceito nas principais cidades turísticas uruguaias (Colônia, Montevidéu, Punta del Este e Punta del Diablo). Mas fique esperto: cidades mais remotas, restaurantes e pequenos mercados aceitam apenas o peso. O ideal é levar alguma quantidade em peso uruguaio do Brasil para as primeiras necessidades (pedágio, alimentação na beira da estrada, emergências de todo o tipo), e ir fazendo o câmbio conforme a necessidade. Aliás, anote essa dica: vale muito mais a pena comprar peso do lado de lá da fronteira. Troque apenas uma pequena quantidade no Brasil, para sua viagem transcorrer com tranquilidade.

 

ir de carro ao Uruguai

Até hoje, dia 21 de abril de 2017, visitantes tinham a garantida a devolução do IVA (Imposto de Valor Agregado) de serviços turísticos, desde que pagos com cartão de crédito ou débito. Este benefício costuma ser renovado todos os anos, fique de olho no site oficial do Ministério de Turismo do Uruguai.

Isenção de IVA no Uruguai:
– IVA zero em diárias de hotel, com qualquer meio de pagamento
– devolução de 18,5% no IVA no pagamento de restaurantes e locadoras de carro com cartão de crédito
– devolução de 10% de IVA no aluguel de temporada, pago com cartão de crédito
– devolução total de IVA para compras em lojas cadastradas
– pagamento de pedágio em real, dólar ou peso argentino

 

ir de carro ao Uruguai_Laguna Merlin_Viajando bem e barato

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas! E você? Tem alguma informação que queira dividir conosco? Conte nos comentários! 🙂

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

3 Comentários

  1. Boa tarde
    Uma duvida. No caso do veículo ser financiado precisa de algo pra andar no Uruguai ou somente a carta verde

    Comente
  2. Olá muito obrigado pelo posto, ajudou bastante.

    Um pergunta, é tranquilo alugar um carro em porto alegre e ir até o uruguai/argentina? As locadoras já providenciam a carta verde?

    Obrigado

    Comente
    • Rogerio Milani

      Oi Rafael!

      Sim, é tranquilo! A maioria das locadoras providencia a Carta Verde sim!

      Abraço!

      Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *