Curiosidades de Copacabana – Rio de Janeiro

por | Atualizado em 27/06/23 | Dicas de Viagem, Rio de Janeiro

Copa é para todos. De dia é um bairro bastante comercial, bem conectado por ônibus e metrô, que abriga gente do Brasil inteiro. Confira neste post da Luana, nossa parceira, uma série de curiosidades de Copacabana e planeje sua viagem pra lá!

Curiosidades de Copacabana

Nós acreditamos que a experiência como turista, independente da cidade, é muito mais rica quando conhecemos as curiosidades e fatos interessantes dos lugares! Por isso no post de hoje compartilharemos algumas curiosidades de Copacabana, uma das praias mais famosas do mundo!

1. Curiosidades de Copacabana: A origem do nome

Alguém já ouviu falar de uma cidade chamada Copacabana? Ela fica na Bolívia, bem na divisa com o Peru! E foi essa cidade boliviana que deu origem ao nome do bairro no Rio de Janeiro. No século XVII, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Copacabana (a santa da cidade da Bolívia) foi trazida ao Rio por comerciantes da Bolívia e do Peru. Em homenagem à santa, foi construída uma capela onde hoje está o Forte de Copacabana (que por sinal tem uma vista incrível da praia de Copacabana). Logo, o bairro e a praia (antes conhecidos como Sacopenapã, que em tupi significa “caminho dos socós”) passaram a se chamar Copacabana, já que todos iam a capela de Nossa Senhora de COPACABANA. Esse nome vem de um vocábulo indígena boliviano, que significa lugar luminoso, resplandecente.

2. Curiosidades de Copacabana: Desenvolvimento do bairro

Copacabana cresceu após a inauguração de um túnel, em 1892, que integrou o bairro ao resto da cidade. Com a ampliação das linhas de bonde, a região foi ganhando mais ruas e casas, e a Avenida Atlântica foi construída ao longo da orla, em 1906.  Já na década de 20, surgiu o Copacabana Palace, primeiro grande edifício do bairro. O luxuoso hotel funcionava também como cassino, até 1946, quando as jogatinas foram proibidas no Brasil. Considerado patrimônio histórico, o Copacabana Palace já hospedou muita gente famosa, como Madonna, Michael Jackson, Elton John, Marilyn Monroe, Walt Disney a até a Princesa Diana.

3. Curiosidades de Copacabana: O calçadão

O calçadão da orla de Copacabana foi construído em 1906, durante o governo de Pereira Passos, prefeito responsável por reformas urbanas realizadas no Rio de Janeiro.  O traçado da calçada é baseado na portuguesa Praça do Rocio em Lisboa, representando o encontro das águas doces do Rio Tejo com o Oceano Atlântico. As pedras que desenham as ondas dos 4 km de calçadão foram importadas de Portugal no início. Mais tarde jazidas dessas pedras foram descobertas no Brasil, mas ainda hoje as chamamos de “pedras portuguesas”.

Curiosidades de Copacabana

4. Curiosidades de Copacabana: Copa hoje

Atualmente, o bairro é um dos destinos turísticos mais famosos do mundo, sendo um lugar de comércio, residência e lazer. Quiosques, feiras, restaurantes, bares, boates, padarias, lojas, teatro e cinema,  dá para aproveitar de tudo um pouco na região!

1 Comentário

  1. Junior

    Quando vc disse que a região é bem conectada por ônibus e metro eu concordo, só que a galera não sabe mesmo é como achar o horario de ônibus do Rio principalmente Copacabana. Eu acesso o site http://horariodeonibus.net/rio-de-janeiro/
    da pra ver todas as linhas de ônibus pq o governo não faz serviço igual?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!