Carnaval carioca: História e atualidades

por | Atualizado em 27/06/23 | Cultura, Dicas de Viagem, Rio de Janeiro

Confira neste post da Luana, nossa parceira, uma série de curiosidades sobre o Carnaval carioca e planeje sua viagem para conhecer a maior festa do mundo

Carnaval carioca

Quem nunca ouviu falar do carnaval carioca?  O Rio de Janeiro é dono de um dos carnavais mais famosos do mundo, conhecido mundo afora por seus animados blocos de rua e pelos desfiles das escolas de samba. A festividade, que chegou no Brasil durante o período colonial, se transformou (e muito!) para se tornar no grandioso evento que agita o Rio durante cinco dias pura folia.

Carnaval carioca: história

Pode ser difícil acreditar, mas o carnaval é uma festa (originariamente) religiosa. Por isso, é comemorada quarenta dias antes da Páscoa, representando uma espécie de “despedida aos prazeres da vida”, realizada antes da quaresma cristã e seus sacrificantes jejuns.

O carnaval chegou ao Rio de Janeiro no século XVIII, por meio de uma tradição popular portuguesa chamada Entrudo. Nessa festa, foliões fantasiados atiravam farinha e bolsas de água perfumada um nos outros.

Carnaval carioca

Com o passar dos anos, surgiram os primeiro cordões e ranchos carnavalescos na cidade, embalados por elementos da cultura africana e portuguesa. Essas manifestações, caracterizadas por pessoas vestidas de palhaços, índios e baianas, instrumentos de percussão, cavaquinhos e flautas, originaram os blocos de rua e as escolas de samba. E, assim, as guerras do Entrudo foram substituídas por marchinhas, por banhos de serpentinas e de confetes produzidos pelo novo carnaval em ascensão na cidade. Mas… E hoje em dia, o que são os blocos e as escolas de samba e como aproveitá-los?

O Carnaval carioca atualmente

Blocos de rua

Os blocos são como um show na rua onde muitas pessoas se reúnem para dançar, cantar e beber. Tudo é muito democrático e, para participar da farra, basta vestir a fantasia e se unir à multidão. Aqui no Rio, os blocos saem de diversos pontos da cidade. O maior e mais antigo deles é o Cordão da Bola Preta,  que já chegou a reunir 2,5 milhões de foliões pelo centro carioca.

Carnaval carioca
Dicas: Recomendamos que vocês participem dos menores blocos, já que fica difícil dançar e fácil de perder seus amigos se você estiver no meio de um milhão de pessoas. A cidade também tem blocos secretos (não oficiais) onde você pode curtir o carnaval como se estivesse em uma cidade pequena, com pessoas apaixonadas pela festividade.

Escolas de samba

São instituições populares  que trabalham o ano inteiro para serem julgadas em um único dia, durante o desfile das escolas de samba realizado no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. A rivalidade entre elas se assemelha àquela entre times de futebol! Os ”torcedores” fazem de tudo por sua escola do coração: cantam seus sambas com amor e estão sempre presentes nos ensaios! No final da competição, há apenas uma campeã, mas a diversão é para todos! Já que, durante o desfile, 30 mil pessoas fazem a festa na avenida e 62 mil pessoas na plateia.

Carnaval carioca

Dicas: Os ingressos mais baratos para a Sapucaí são os de arquibancada e os mais caros são os de camarote, obviamente. Mas se você visitar o Rio fora da semana do desfile, ou se estiver querendo economizar um dinheiro, dá para curtir as escolas de samba de outras maneiras:

  1. Indo a um ensaio ou a uma feijoada de domingo diretamente na quadra da escola (gente, é muito animado!);
  2. Visitando a cidade do samba, onde são confeccionadas as fantasias e os carros alegóricos; 3. Conhecendo os ensaios técnicos (100% gratuitos) que as escolas fazem no sambódromo, no período pré-carnaval!

Curiosidade: O termo “escola de samba” nasceu no Rio, em 1928, com a Deixa Falar, primeira escola de samba do Brasil, hoje conhecida como Estácio de Sá. Isso devido ao prestígio que os sambistas possuíam (eles eram os professores do samba!) e também porque os ensaios aconteciam do lado de uma escola pública, na Rua Estácio de Sá, no centro da cidade. A folia carioca entrou para Guinness Book, como o maior carnaval do mundo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!