Roteiro personalizado pelo Peru: Lima, Cuzco, Machu Picchu/Águas Calientes

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

O Peru é um país de arraigada tradição e de passado indígena, mas também fortemente ligado aos costumes impostos pelos conquistadores espanhóis, que chegaram à região na primeira metade do século 16. Essa mistura de culturas deixou em seu vasto território monumentos históricos, igrejas e sítios arqueológicos. A natureza também não deixa por menos: aqui, há belas florestas, desertos e cordilheiras nevadas. A Sabrine e a Larissa queriam conhecer o país e nos pediram pra organizar um super roteiro personalizado pelo Peru, vem saber como foi a viagem delas por lá!

Roteiro personalizado pelo Peru

Roteiro personalizado pelo Peru: As cidades

Durante nosso roteiro personalizado pelo Peru, passamos pelos seguintes lugares:

Lima – Cidade incrível – a diferença entre os bairros deixa bem claro as diferenças nas administrações de cada um, já que cada bairro tem uma espécie de prefeito. A comida em Lima é muito rica em frutos do mar e extremamente saborosa. Ficamos três dias por lá e acho que mais um dia seria o suficiente para conhecer Lima melhor. Para quem gosta de comer bem, o bairro de Miraflores é o mais elegante e que concentra os melhores restaurantes. O Lá Mar e o Tanta foram com certeza as melhores escolhas… Almoçar com a vista no Tanta é simplesmente incrível! Outra boa dica para Lima é parar um pouco na beira do mar: sente-se observe as cores das pedras à beira mar e ouça o som produzido por elas quando a onda do mar vai e vem, é uma experiência que vale a pena!

Cuzco – Cidade histórica que vive do turismo e requer muita calma para conhecê-la em função da altitude. Passamos duas noites lá, antes de ir para Águas Calientes, e uma na volta de lá, e foi suficiente. Quase tudo em Cuzco se faz a pé. A cidade gira em torno da Praça das Armas, há restaurantes deliciosos e muito charmosos ali. Adoramos especialmente dois deles: o Calle Del Medio e o Divina Comédia.

Ainda falando sobre a famosa altitude: não se preocupe se você se sentir mal em algum lugar, todos na cidade estão preparados para atender ao turista que sofre com ela. Tome muito chá de coca e prove todos os chás que lhe oferecerem nos restaurantes, são digestivos e auxiliam nos sintomas da altitude!

Roteiro personalizado pelo Peru

Cuzco

Águas Calientes – É um lugar que serve como passagem para as ruínas de Machu Picchu, e lá só se chega de trem. Ter comprado as passagens com antecedência foi muito bom. Os restaurantes e bares são pequenos, simples e com bom atendimento – fique de olho pois é preciso um pouco de cuidado com a limpeza na hora de escolher onde se alimentar….

Todos os locais de hospedagem já estão acostumados aos turistas que vão conhecer as ruínas de manhã cedo e, por isso, já deixam o café da manhã preparado para ser levado.

Machu Picchu – As ruínas são uma experiência à parte e o passeio vale cada segundo lá dentro. A dica preciosa é ir pra lá bem cedo porque assim você pega menos sol, menos fila para entrar e uma circulação menor de turistas. Outra boa indicação é ir até a Porta do Sol, no ponto mais alto das ruínas – o caminho de subida é fantástico e exige preparo físico, mas a vista que se tem lá de cima é diferente de qualquer outra! Ir de manhã bem cedo também proporciona uma luz incrível sobre a cidade, é lindo e indescritível! Só estando lá para ter ideia da grandiosidade que aquele povo teve em construir uma cidade como Machu Picchu!

Roteiro personalizado pelo Peru

As belíssimas ruínas de Machu Picchu

Os voos

Os voos foram tranquilos, todos saíram no horário e sem quaisquer problemas. Apenas na volta, em função do meu mal estar, achei que os comissários um pouco omissos. Como passei muito mal, penso que eles poderiam ter dado maior atenção, não houve iniciativa de nenhum deles para auxílio em limpar o local e deixar tudo mais organizado. Ainda bem que passou!

As viagens de trem

No nosso roteiro personalizado pelo Peru, andamos de trem no trecho de Cuzco para Águas Calientes. A ida foi uma experiência fascinante e, por ser novidade, passa mais rápido, a paisagem é linda. O trem era bem confortável, mas o serviço de bordo deixa a desejar para uma viagem de três horas e meia. Na volta, por estarmos cansadas do passeio nas ruínas, a viagem foi um pouco mais cansativa. De qualquer forma, o trecho vale muito a pena e a maneira com o trem vence os desníveis é diferente do que temos no Brasil, muito interessante.

Roteiro personalizado pelo PeruLima

As hospedagens

Utilizamos hostel em todas as cidades, todos muito bem localizados, e com bons preços.

Machu Picchu
Pirwa Machu Picchu – Esta hospedagem complicou um pouco nossa vida por causa do barulho. Não recomendaria ficar lá por causa disso – por ser na rua principal, ouve-se todo o barulhos dos peregrinos que estão fazendo a grande caminhada as ruínas… Além disso, o dormitório, banheiro, chuveiro e atendimento deixaram muito à desejar.

Se você quiser, existem outras opções de hospedagens em Macchu Picchu no Booking – fique de olho nas que tem nota acima de 8,0 para escolher a sua!

Cuzco
Kuska Hostal –  Localizado pertinho da praça principal e da área comercial, o Kuska oferece uma cozinha de uso comum totalmente equipada e café da manhã bem bacana. Além disso, achamos que este local contava com um bom atendimento, sendo que a Ruth e seus funcionários estavam a disposição para dúvidas. Os quartos fornecidos eram amplos e limpos, além de possuírem uma boa visão da cidade.

Lima
Marqay Friends Hostel Miraflores – Achamos este hostel super bem localizado – ele fica em Miraflores, o badalado bairro de compras de Lima. O café da manhã de cortesia diariamente, os quartos são confortáveis e, para quem quiser, ainda oferecem aluguel de bicicletas! Além disso, você pode contar com o serviço de translado por um custo adicional.

Roteiro personalizado pelo Peru

Salinas

Como chegamos aos hotéis

Fizemos todos estes transportes de transfer. Em todos, fomos sempre muito bem atendidas, com tudo bem organizado, todos os atendentes eram bastante atenciosos.

Ingressos antecipados

Sim, compramos as entradas para as ruínas e a passagem de trem, valeu a pena ter isso antecipadamente, assim tínhamos os horários mais organizados e evitamos filas e esperas.

Roteiro personalizado pelo Peru

Maray

Os procedimentos de imigração

Nossa imigração aconteceu em Lima e, honestamente, foi bem conturbada pois não nos deram os papeis para preencher ainda no avião… Por causa disso, enfrentamos filas, como todos que estavam no voo conosco.

O clima durante a viagem

Em Lima, pegamos dias com aquele calor agradável, bom para passear e caminhar, e só um pouco de vento que refrescava quando estávamos à beira mar. Antes de viagem tinham nos dito que, em Lima, o sol não aparece quase nunca em função das nuvens que se formam mas que não chove nunca na cidade. Nós pegamos vários períodos de sol, o que foi uma surpresa muito agradável!

Em Cuzco, o amanhecer e final de tarde são mais amenos, clima ideal para viagem. Adoramos!

Roteiro personalizado pelo Peru

Lima

Internet e telefonia

Usamos apenas a internet disponível em estabelecimentos comerciais e hostel e não tivemos problemas, o sinal era razoavelmente bom.

Seguro de viagem 

Não precisamos usar o seguro viagem, mas fizemos questão de adquirir para viajarmos mais seguras – ainda mais para um lugar que oferecia o risco de passar mal com a altitude. Se você está pensando em viajar pra conhecer o Peru, confira este post sobre o seguro viagem,

Avaliação da consultoria

A consultoria foi fantástica! Cada minuto da nossa viagem foi bem aproveitado com o roteiro personalizado criado pelo Rogério. Recomendo para todo tipo de viajante, as dicas e auxílios na viagem nos fazem ter uma certeza maior do que aproveitar em cada cidade, dos custos e da maneira mais barata e melhor de aproveitar cada local. O aspecto mais positivo do serviço foi poder contar com a experiência de quem está acostumado a organizar viagens e ter a que se dirigir em caso de dúvida (para qualquer aspecto), mesmo estando fora do país já. Adoramos!

Roteiro personalizado pelo Peru

Dicas para outros viajantes

Em Machu Picchu: Subir até a Porta do Sol cansa, mas vale muito a pena.

Em Lima fizemos um tour no Palácio Arquiepiscopal de Lima, que é a residência do Arcebispo de Lima e sede administrativa da Diocese de Lima. Está localizado na Plaza Mayor e a concentração de arte sacra neste local é incrível. Solicitamos um tour guiado no local, o que foi muito bom! E as influências arquitetônicas podem ser bem observadas na Plaza Mayor.

Sabrine e Larissa
Bento Gonçalves/RS
Data da viagem: Outubro/2016

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *