Viagem pela França, Espanha e Itália: o super roteiro de viagem do casal Dani e Thiago

por | Atualizado em 30/03/23 | Automóvel, Barcelona, Costa Amalfitana, Dicas de Viagem, Hospedagem, Madri, Milão, Nápoles, Paris, Roteiros by Rogerio, Toscana, Trem, Veneza

Daniela e Thiago, nossos clientes dos roteiros personalizados, fizeram uma super viagem pela França, Espanha e Itália! Os dois passaram por Paris, Madri, Barcelona, Veneza, Toscana e Costa Amalfitana! Vem saber como foi essa baita eurotrip dos dois!

Viagem pela França, Espanha e Itália

Viagem pela França, Espanha e Itália: o roteiro

O roteiro da nossa viagem foi uma escolha pessoal, um sonho planejado há anos, mas o auxílio do Rogério foi importantíssimo para a realização da viagem, pois nós só sabíamos pra onde queríamos ir. O Rogério nos sugeriu acrescentar Madri e distribuiu o roteiro da melhor forma possível para nós, deixando a Costa Amalfitana por último, dando tempo do clima “esquentar” um pouquinho. A indicação dos bairros e hotéis também foram essenciais e deixou tudo mais prático pra nós – tudo funcionou muito bem.

A viagem foi maravilhosa, o Velho Continente respira cultura e nos encantávamos o tempo todo, as surpresas não tinham fim! Foi incrível, mas faria alguns pequenos ajustes, como o tempo que ficamos em Veneza, ter passado o ultimo dia em Nápoles e não ter incluído Milão no roteiro – mas vou falar mais sobre isso abaixo.

As cidades

Paris – Nossa viagem teve início na linda e romântica Paris, onde ficamos por quatro dias. A cidade dos sonhos, encantadora e com indescritíveis sensações. Muito acolhedora – isso mesmo, acolhedora, de gélida somente o clima. Paris é extremamente linda, prática e educada. O único problema foi o pouco tempo, uma pena não podermos ficar mais dias, com certeza voltaremos para visitar os locais que não fomos e curtir novamente os que já fomos.

Madri – Partimos para Madri e ficamos por lá dois dias, uma viagem curta para uma capital histórica e agitada, mas conseguimos aproveitar bem, andamos bastante e deu até para fazer umas comprinhas rs. Não deixem de ir ao Parque Del Retiro e visitar o Palácio de Cristal, magnífico lugar!

Barcelona – Pegamos um trem para Barcelona, o que super recomendo, e passamos quatro dias nessa encantadora cidade. Barcelona foi uma das grandes surpresas, a cidade dos detalhes (esse Gaudí… acho que ele não era humano rsrs)… Linda, linda, linda, moderna e histórica, uma mistura perfeita, com um povo educado e acolhedor. Simplesmente nos apaixonamos por Barcelona. No último dia lá, fomos para Tarragona visitar nossos primos, uma cidade litorânea há 70 km de Barcelona. Outra grande surpresa, um sonho de cidade.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Veneza – Ficamos dois dias e meio em Veneza, um tanto decepcionados principalmente com relação aos prestadores de serviço e atendimento (fomos enganados em dois restaurantes). Uma cidade na água, interessante, mas para nós um dia inteiro seria suficiente para conhecê-la. Afinal, ir à Itália e não ir à Veneza…

Toscana – Ahhhh, a Toscana… Ali, passamos sete dias incríveis! Cada cidadezinha… Florença, Pisa, Lucca, San Gimignano (palmas especiais para ela), toda região de in Chianti (Greve, Castellina, Radda, Gaioli), região do Val D’Orcia (Montalcino,Pienza, Montepulciano, Montichiello, Castiglione D’Orcia, Bagno Vignoli) com direito a piquenique no alto da colina com uma super vista, e Siena… Tudo perfeito num cenário de filme. Fico imaginando esse lugar no fim da primavera e no verão, todo florido e verde, pois no fim do inverno já ficamos estarrecidos… Passaria dias aqui descrevendo essa maravilhosa experiência.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Costa Amalfitana – E chegando ao fim do nosso grande sonho, a exuberante Costa Amalfitana. Foram quatro dias com paisagens incríveis de tirar o fôlego. Sorrento é um encanto, ao mesmo tempo é super agitada e seu povo é muito acolhedor. Passeamos de carro por toda Costa; Positano, Amalfi, e a romântica e encantadora Ravelo. Tiramos um dia para conhecer a ilha de Capri, essa me tirou o fôlego, literalmente: andamos por uma “trilha” na encosta de Capri por quase três horas que não chegava ao fim nunca. Descida e subida, muuuuuuiiita escada na subida, mas cada degrau valeu a pena! Vimos paisagens belíssimas! Fomos também a um lugar chamado Bagni della Regina Giovanna, em Sorrento mesmo, um paraíso à parte. Para chegar lá você tem que caminhar um pouquinho por uma trilha de pedras, mas foi bem tranquilo, e o lugar é a cereja do bolo.

Nápoles – No último dia resolvemos passar em Pompéia para visitar as ruínas antes de ir para Nápoles, onde pegaríamos o voo de retorno para o Brasil. Não administramos bem o tempo e saímos correndo das ruínas em direção à Nápoles para devolver o carro e nos arrependemos amargamente. Nápoles não mereceu nosso dia. Em nossa opinião, foi uma péssima troca. Deveríamos ter feito o passeio em Pompéia com mais calma e ter ido à Nápoles apenas para pegar o voo.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Os voos

Nosso voo de ida e volta com a AirFrance foi muito bom. Super recomendo – a classe econômica tem poltronas “confortáveis” em vista das outras companhias, o espaço entre as poltronas não é apertadinho e o serviço de bordo é muito bom.

Já na Europa, pegamos um voo low cost de Barcelona à Veneza pela Ibéria, mas a aeronave era Easyjet. Correu tudo bem na viagem, tudo tranquilo…

As viagens de trem

Fizemos a nossa primeira viagem de trem, foi de Madri à Barcelona pela Renf e adoramos a experiência. O trem era aconchegante, rápido e pontual. Ah, e as paisagens… Lindas demais!

É muito fácil pegar um trem na Europa e você não precisa se anteceder por horas na estação, além do que as estações são centrais e fica bem mais fácil a locomoção até o local da sua estadia. Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Aluguel de carro

Locamos um carro pela empresa Sicility através da Rental Cars, pegamos o veículo em Veneza e devolvemos em Nápoles. Queríamos andar pela Itália, conhecer todas aquelas paisagens de filme, principalmente na Toscana. Foi uma ótima decisão pois, mesmo sendo fim do inverno, as paisagens eram de tirar o fôlego!

Como reservamos com meses de antecedência, fechamos a locação de onze diárias com seguro total por R$ 980,00. Com cerca de 40 euros nós enchíamos o tanque, e cada tanque rodava 700 km. Rodamos 3.200 km. Valeu super a pena e foi muuuuuuuiiiiito legal. Atentem-se somente com o bloqueio-caução que a empresa irá fazer no seu cartão de crédito. O combinado no contrato da reserva efetuada pela internet era de 800 euros e na hora cobraram 1300 euros. Segundo a empresa, esse problema é recorrente e tem que reclamar mesmo.

Para quem quiser fazer o mesmo, indicamos alugar carro pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Viagem pela França, Espanha e Itália

As hospedagens

Paris – Hotel Claude Bernard Saint-Germain – A localização dele era ótima, no bairro latino que é central, perto de metrô, mercados, restaurantes, cafés e vários pontos turísticos como Louvre, Catedral de Notre Dame, Jardim de Luxemburgo. O atendimento é muito bom, pessoal solícito, mas deixou a desejar na limpeza, e a foto no site do hotel não condiz com a realidade. Nada que tenha prejudicado nossa viagem. Esse hotel não foi uma indicação do Rogério, como ele indicou alguns nesta mesma região e falou muito bem do bairro, procurei um hotel com preço melhor para que pudéssemos ficar nessa região e o achei em um site de reservas… Os hotéis indicados pelo blogueiro da mesma categoria na booking.com eram melhores e mais caros. Na verdade, não é um bairro com hospedagem barata. Optamos por tomar café fora do hotel, assim conhecemos alguns dos tantos famosos cafés parisienses.

Se você quiser, este post do blog tem dicas de hospedagem em Paris selecionadas e aprovadas por outros clientes da consultoria personalizada.

Madri – Hostal Milan – Um hostal bem acolhedor e limpinho, com localização perfeita em frente o metrô Gran via. Foi super prático pra nós e tinha TUDO ao redor. Tomamos café da manhã na redondeza e foi tudo ok.

Barcelona – Hostal Oliva – Um sonho de hostal. Limpo, quarto grande e aconchegante, a dona é uma vózinha muito graciosa e simpática. A localização foi ótima, a 50 metros do metrô Passeig de Gracia, pertinho da Casa Batló e da La Pedreira (mais obras de Gaudí). Fora que a própria avenida que ele está localizado é linda e vale um passeio. O café da manhã ficava por conta dos vários cafés da região.

Veneza – Hotel Commercio e Pellegrino – Um bom hotel, com boas acomodações, bom café da manhã e atendimento simpático. O valor da diária é alto, mas tudo em Veneza é caro.

Toscana – Villa I Barronci – Um 4 estrelas maravilhoso em San Casciano in Val di Pesa a cerca de 20km de Florença. Foi a nossa melhor hospedagem na Europa e a mais barata também. O hotel é nota 10 desde a reserva ao check out. Com uma equipe acolhedora, apartamento extremamente limpo, decoração bacana e uma ducha de cascata magnífica (ficamos no apartamento mais simples)… Isso sem falar no café da manhã delicioso e na vista belíssima das colinas de Chianti. Todo final da tarde íamos ao deck assistir ao por do sol e beber um bom vinho. Isso não tem preço! O acesso de San Casciano para outras localidades é muito fácil e nos deixou bem central. Super recomendo!

Viagem pela França, Espanha e Itália

Costa Amalfitana – Il Casele Sorrento – Um B&B muito legal com vista maravilhosa da Costa, no alto da colina, claro! O meu quarto era bem grande, com decoração apropriada ao ambiente e sacada com vista para a oceano. O café da manhã era honesto, sem muitas opções mas ok. Os proprietários são uma simpatia e te fazem sentir-se em casa.

Nápoles – B&B Rochel Napoli – Foi uma surpresa no caos de Nápoles, o proprietário é muito atencioso. Na verdade, não usufruímos muito da hospedagem, tomamos um banho e descansamos por cerca de três horas e decidimos ir para o aeroporto aguardar nosso voo. A localização não foi muito boa para nós, Nápoles é um tanto quanto caótica mesmo, com muita sujeira e becos, mas é central para os napolitanos. Acabamos sem tempo para visitar a orla e somente o que visitamos, o centro, foi a parte feia de Nápoles.

Como chegamos aos hotéis

Paris foi nossa primeira cidade, estávamos receosos de como seria utilizar o transporte público e pegamos um Uber até o hotel. Depois que vimos que não era um bicho de sete cabeças, aliás, era hiper fácil e seguro pegar um transporte público na Europa, não utilizamos outro serviço. Metrô e ônibus foram nossas opções durante toda a viagem, inclusive à noite. Andávamos muito a pé também, pegávamos uma certa região turística e dada a largada… a intenção era conhecer tudo o que podíamos, conhecemos lugares singulares, não só os pontos turístico, e foi bem legal.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Transporte

Não compramos nenhum cartão de transporte antes de viajar – o que fizemos para economizar foi adquirir, em cada cidade, os passes com 10 ou mais unidades, assim obtínhamos desconto no preço final da passagem.

Ingressos antecipados

Compramos todos os ingressos antecipadamente, me cadastrei em cada site da atração turística e efetuei a compra. Valeu super a pena pois ficou mais barato, prático e não precisamos enfrentar fila na hora.

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar e uma única compra – serviço que super indicamos aqui no blog!

Viagem pela França, Espanha e Itália

Seguro de viagem obrigatório

Nosso seguro viagem foi adquirido através do cartão de crédito Platinum assim que compramos os bilhetes aéreos. O Rogério nos orientou em como solicitar pela internet e graças a Deus não precisamos utilizá-lo.

Se você está pensando em viajar pra conhecer a Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Os procedimentos de imigração

Nossa imigração foi em Paris, foi muito tranquila, rápida e não fizeram nenhuma pergunta.

O clima durante a viagem

Passamos muuuuuiiiito frio em Paris. Embora já fosse final do inverno e o clima lá estivesse razoável (só pra eles) a média de 5 a 10 graus de Paris congelou nossos ossinhos. É de longe, incomparável com nossos 10 graus, ainda mais pra quem saiu de Cuiabá!

Em Madri chegamos a pegar -1 no início de uma manhã mas já havíamos comprado umas roupinhas mais adequadas para o frio da Europa e foi tudo certo. Em Barcelona estava mais ameno, na casa dos 15 graus rsrs. Na Itália, o clima oscilava bastante, manhãs frias, tardes amenas e noites geladas. Mas já nos sentíamos europeus e com 20 graus já estávamos derretendo. Foi como queríamos, uma delícia, Deus nos proporcionou um clima muito bom.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Internet e telefonia

Não utilizamos o celular para ligações e também não houve necessidade. Como íamos precisar de um GPS por onze dias na Itália, optamos por comprar um chip válido por toda Europa. Compramos o Easy Sim4u pelo site deles e chegou em nosso endereço com dez dias, adquirimos o pacote de internet num total de 25 dias que custou 70 dólares, mesmo valor do aluguel do GPS.

Avaliação da consultoria

Com certeza recomendo a consultoria do Rogério. Encontrei o blog através de pesquisa na internet, li vários depoimentos nos roteiros personalizados e percebi que era do Rogério que precisávamos para nossa primeira viagem a Europa. O Rogério é muito bacana e atencioso, nos auxiliou em tudo que precisamos, tirou todas as minhas dúvidas, se colocou à disposição no whatsApp durante a nossa viagem caso houvesse algum problema.

A consultoria foi essencial para que nossa viagem fosse mais tranquila, para que nos sentíssemos mais seguros em nossa primeira viagem internacional. Embora eu tenha planejado e pesquisado tudo com afinco, o Rogério tem propriedade nessa questão, e suas dicas foram preciosas. Já estamos pensando na próxima viagem e com certeza vamos contratá-lo novamente.

Daniela e Thiago
Cuiabá/MS
Data da viagem: Março e Abril/2017

Viagem pela França, Espanha e Itália

Dicas para outros viajantes

Um achado em Veneza foi o fast food de massas frescas Dal Moro’s Fresh Pasta To Go. Isso mesmo, fast food de massa fresca, e pensa nas pastas deliciosas e baratas, de 5 a 7 euros cada box. Pena que encontramos no ultimo dia e já havíamos caído em algumas frias, mas deu para almoçar e jantar.

Em Paris não deixem de visitar o Museu do Louvre, é sensacional. Para nós um dia foi suficiente, mas para os pesquisadores e estudantes, com certeza se perdem lá por dias. Chateau de Versailles é imperdível, um soooonho! Comprem o ingresso que dá direito aos Jardins de Antonieta… Belíssimo! Um dia inteiro lá da para conhecer tudo. Outra dica é descer a pé da avenida Champs Elysées, em frente ao Arco do Triunfo, até o museu do Louvre na rue Rivoli passando pelo Jardim das Tuileries, o passeio vale muito a pena.

Viagem pela França, Espanha e Itália

Em Barcelona tivemos a grata surpresa de entrar sem querer num restaurante chamado Rodrigo – por apenas €9,90 você escolhe as opções de pratos do dia que te dá direito à dois pratos, sobremesa e bebida… eu comi paella de frutos do mar e depois uma pescada com molho e camarões, meu esposo optou por massa e peixe. Peeeeensa na delícia! Fica na rua da Basilica Santa Maria del Mar, próximo ao Parque da Ciutadella.

Ainda em Barcelona, não deixem de visitar o Parque Guell e a Sagrada Familia, são obras de artes belíssimas do Gaudi. O mercado La Boqueria é incrível, cheio de iguarias e o passeio pela Rambla vale muitíssimo. Quem gosta de futebol, visitar o Camp Nou é de mais, nem preciso falar da empolgação do meu esposo né…

Viagem pela França, Espanha e Itália

Em San Gimignano (Toscana), comemos uma pizza maravilhosa na Ricca Pizza (fica logo na entrada da cidade), uma massa fina e crocante e recheios de primeira qualidade com preço honesto. De sobremesa demos um pulinho na Gelateria dell’Olmo e antes de ir embora fomos na Dondoli que é a mais famosa pelo gelato… Devo confessar que preferi o gelato da Dell’Olmo! 🙂

Também na Toscana visitamos o Castelo di Ama (com direito a almoço romântico na varanda que o garçon preparou pra nós). E super recomendamos a a fábrica de chocolates Amadei perto de Pisa.

E em Capri fizemos o passeio de barco em volta da ilha (maaaaaaaaaaaravilhosoooooooo, perfeito!)!

Esses foram “os” achados da viagem. Uma dica para qualquer viajante: calce um tênis confortável e ande muito em cada cidade, a maioria dos achados acontecem quando você se “perde”.

Viagem pela França, Espanha e Itália

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

14 Comentários

  1. Aurea Queiroga

    Bom dia , Como entro em contato com o Rogério?

    Responder
  2. Vicente B. Gamborgi

    Bom dia Rogério, como que entro em contato com vc??

    Responder
  3. MAURICIO JOSÉ DA SILVA

    Gostaria de assessoria. Como funciona?

    Responder
  4. MAURICIO JOSÉ DA SILVA

    Como funciona a assessoria?
    Tenho interesse .

    Responder
  5. Adriana Filandro

    Estou programando um roteiro parecido com esse, poucas alterações, como posso ter melhores informações?

    Responder
  6. Eu

    Pra um período de 18 dias, dá pra fazer o mesmo percurso?

    Responder
  7. shico figueira

    gostaria de saber quantos dias foi a viagem

    Responder
  8. gabriela

    Boa Noite !!! Decidi que gostaria de viajar para esse roteiro no início de maio e estou sem esperança pois a média das agências é de 28 mil reais. E o que eu escuto é que esse valor está muito caro. É minha primeira viajem ao exterior e não sei por onde começar !!! Gostaria de saber como funciona para obter a acessoria .

    Responder
  9. Marli

    Olá Daniela, gostamos muito das dicas. Pretendo viajar com meu marido em agosto ou setembro, gostariamos de ir para Espanha , França e Italia. Isso tudo no prazo de 1 mes. Estou em duvida quanto a logistica da viagem, por onde começar para que a viagem tenha um custo menor, desde ja agradeço.

    Marli

    Curitiba

    Responder
  10. Aline

    Bom dia.
    Gostei muito do roteiro.
    Como funciona a consultoria

    att,

    Aline

    Responder
  11. wellington villa

    Boa noite! Amei tudo que escreveu, vou casar em outubro de 2018. Gostaria de algumas dicas, seria possivel?

    Responder
  12. Mirella

    Qual o valor total dessa viagem?

    Responder
    • Daniela

      Olá Mirella! Com todos as despesas; passagens, hotéis, alimentação, transporte e passeios, para um casal foram cerca de 20 mil. Precisando de algo me coloco à disposição.
      Att,
      Daniela

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!