Passo-a-passo: como comprar o cartão de metrô em Nova York

Atualizado por em 14/09/2017

Manuela Colla

Preparamos um passo-a-passo super detalhado sobre como comprar o cartão de metrô em Nova York!

Como comprar o cartão de metrô em Nova York

Já respondi várias perguntas aqui no blog com dicas de transporte para quem viaja à Nova York – qual a melhor opção de cartão de metrô, se vale a pena andar de ônibus, quanto custa… A questão principal é: para transporte público em NYC você tem duas opções principais:

O metrô – Este é sempre o meio mais rápido de chegar em qualquer lugar, exceto tarde da noite, quando os táxis  e Uber podem, e o fazem, voar pelas ruas da cidade. As linhas de metrô são agrupadas em cores – linhas amarela, laranja, verde, azul, vermelha, cinza, marrom e roxa. Note duas diferenças importantes: trens locais são os que param em praticamente todas as estações de metrô daquela linha, enquanto os trens expressos são linhas que “pulam” estações. Fique atento!

Ônibus – Eles não são usados geralmente pelos turistas, mas em certos casos podem ser muito úteis. Particularmente para ir de um lado a outro das avenidas, ou para quem não quer enfrentar escadas, podem ser uma boa opção.

Eu nunca usei ônibus em minhas viagens para a cidade e sempre compro a mesma modalidade de cartão de metrô, que supre minhas necessidades de turista e ainda me faz economizar.

Como comprar o cartão de metrô em Nova York: vamos ao passo-a-passo?

A primeira coisa a se fazer é clicar ali no canto direito superior da tela, onde diz “Start”. Experiência própria: da primeira vez a gente fica olhando, olhando, olhando sem saber com começar. E dá mais nervosinho ainda se tem alguma pessoa atrás, esperando pra comprar o seu cartão – muitas estações não tem guichê de vendas, somente estas maquinhas automáticas. Pensando bem, eu até achei melhor – tremi só de pensar em ter que responder todas essas perguntas em voz alta, hehe. 😉

Como comprar o cartão de metrô em Nova York

Depois disso, você clica pra selecionar a linguagem – eu achei mais prático fazer isso em inglês do que em espanhol, e selecione o tipo de MetroCard que você deseja comprar. Você vai querer um MetroCard rapidinho carregado com US$ 9, um MetroCard diferente desse ou uma passagem simples (que tem validade de duas horas apenas)?

Selecione o MetroCard.Como comprar o cartão de metrô em Nova York

Depois de selecionar o MetroCard, a tela que aparece é esta aqui embaixo. Opções desta tela: recarregar (refill) seu cartão (mais usado por cidadãos nova-iorquinos); descobrir quanto que ainda tem carregado no seu cartão (get card info) ou comprar um cartão novo (get new card). Como queremos comprar o cartão, vá no “Get new card” sem medo. Aviso: o novo cartão custa U$1 dólar não-reembolsável, além do que você vai pagar por suas viagens.

Como comprar o cartão de metrô em Nova York

Depois de selecionar comprar o novo cartão, a tela que aparece é a abaixo, que te dá duas opções, e é aí que você escolhe se quer um MetroCard regular ou ilimitado. O regular tem diferentes opções de quantidades de viagens e, se você escolher o Regular, a tela seguinte te oferece valores (se não quiser nenhum dos valores pré-estabelecidos, clique em “other amounts” e faça seu preço).

Eu sempre clico na outra opção – já que é a melhor para turistas que, como eu, passam uma semana ou mais na cidade e andam várias vezes por dia de metrô. Na minha opinião, é a que mais vale a pena pois você economiza no passe de sete dias. Se você, como eu, clicar em “Unlimited Ride“, a próxima tela vai perguntar se você quer de sete dias, de 30 dias ou de 30 dias com acesso aos ônibus expressos (não-cobertos pelo passe comum). Eu vou na de sete dias sempre – a melhor opção para turistas que ficam uma semana ou mais na cidade! O custo é de U$ 32.

Como comprar o cartão de metrô em Nova York

Chegou a hora de dizer para a máquina como você quer pagar. Ela aceita dinheiro (cash), cartão de débito vinculado a um banco americano (ATM card) e cartão de crédito (credit card). Se você tem um cartão pré-pago tipo VTM, selecione “credit”. Ache a entrada do cartão que fica na direita da máquina e pague.

Eu preferi pagar em dinheiro – foi só inserir U$ 33 (se não tiver trocado, não tem problema, as máquinas fornecem troco direitinho). E pronto! O cartão sai e você pode andar de metrô por sete dias de forma ilimitada. Como minha mais recente pra lá foi de nove dias, depois do período de término do cartão, comprei as viagens individuais pros dois dias seguintes e tudo certo. Se você comprar suas viagens individualmente, cada uma delas custará $3.00.

Com esse valor, dá pra ter uma ideia da economia que você faz comprando o Unlimited Ride pra 7 dias: se você fizer 13 viagens de metrô com seu cartão, cada uma custará $2.38. Para vinte viagens, $1.55 e, para 25 viagens, o preço cai para $1.24 por trajeto. É muito mais barato, por isso, essa é a melhor dica para turistas! Ah, e o cartão só pode ser usado por uma pessoa, viu? Nada de “jeitinho brasileiro”, cada viajante tem que ter o seu ou você ficará trancado atrás da catraca. Como comprar o cartão de metrô em Nova York

O sistema de metrô de Nova York pode assustar um pouco no começo e os residentes estão sempre correndo, dando a impressão de que alguém atrás de você na fila está ficando cada vez mais impaciente.

Para entrar você tem que passar o Metro Card numa leitora e esperar o display informar, “go.” Se você está com viagem marcada para NYC, pode gostar do nosso post explicando o CityMapper, um aplicativo gratuito que te ajuda a se locomover pela cidade.

Baixe aqui gratuitamente o mapa do metrô de NYC.

Confira nossos outros posts sobre Nova York: 

Dez dias em Nova Iorque: dicas de passeio para sua primeira viagem aos EUA

Viagem de dez dias por NY: Dicas de passeios, lojas e lugares para comer e beber

Coisas para fazer de graça em Nova York

A melhor opção de hospedagem em Nova York: Cosmopolitan Hotel TriBeca

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

Tags

Trackbacks/Pingbacks

  1. Comidinhas que não dá pra perder em Nova York - […] Passo-a-passo: como comprar o cartão de metrô em Nova York […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *