Programação cultural na Bratislava – conheça o festival Verão Cultural, que movimenta a capital eslovaca

Atualizado por em 25/07/2017

Rogério Milani

Conheça o festival que movimenta a programação cultural na Bratislava neste texto da guia turística que mora na capital eslovaca e fala português, Natália Šupolová!

Programação cultural na Bratislava

Programação cultural na Bratislava

Todos os anos, a capital eslovaca é tomada por uma programação cultural intensa no chamado Verão Cultural, um festival que mostra a arte e cultura criada em todo o mundo para o povo da Bratislava. Este ano, o festival começou no dia 2 de junho e se estenderá até o dia  14 de setembro.

Esta é a 42a edição do Festival de Verão Cultural e Festival de Castelo de Bratislava – a história do evento começa no ano de 1976. Ou seja: por mais de quatro décadas, a cultura na capital não tem férias durante verão e arte se pode ver e ouvir e, principalmente, desfrutar em todos os lados!

Programação cultural na Bratislava

Este festival único traz eventos de vários gêneros: exposições, festivais, música, dança e muitas outras formas de arte – a maioria ao ar livre, nas ruas de nossa linda capital Bratislava. E cada ano é diferente, cada ano traz novidades melhores do que as do anterior.

No ano passado, por exemplo, o festival aconteceu junto com a Presidência Eslovaca do Conselho da União Europeia e deu boas-vindas a artistas de quatro continentes e 38 países. Isso quer dizer que esta edição mais recente foi organizada por nada menos do que oito embaixadas, resultando num total 350 eventos culturais que foram vistos por, aproximadamente, 120 mil espectadores.

Programação cultural na Bratislava

O Festival atrai crianças, jovens, e adultos, não importa a idade, nem religião, nem nacionalidade. Música, dança, fotografia, pintura, escultura, cinema, teatro, literatura e moda unem a todos!

O evento costuma acontecer não só no tradicional bairro da Cidade Velha, mas se espalha também também nos outros bairros de Bratislava. O início do evento sempre é no dia 4 de junho, quando acontece o Dias de Roma no Castelo de Devin (a 20 km de Bratislava). Depois disso, a programação é repleta de eventos culturais representados por vários países como a Polônia, República Tcheca, Eslovênia, Croácia, Espanha, Alemanha, Inglaterra, França, Argentina, Hungria, Japão, entre muitos outros.

Programação cultural na Bratislava

No festival de 2017, sabemos que haverá muitos workshops para os adultos mas também para as crianças. Venha para Bratislava! Cantaremos, dançaremos, lembraremos os eventos históricos, degustaremos a comida e bebida, não só eslovaca (muito gostosa!) senão também outras culinárias do mundo: japonesa, croata e outras. E, se você ficar cansado, poderá se sentar nas escadas e ouvir música – jazz, funk, pop, rock ou música alternativa… O que você quiser! Se você preferir, pode ver as exposições de fotografias, carros antigos, bicicletas e motocicletas ou assistir as moças eslovacas apresentando as tendências de moda! Caso você venha, não pode perder os Dias de artesanato Eslovaco, talvez aprendamos algo juntos! Espero vocês!

Para conferir a programação completa do Verão Cultural clique aqui!

Texto escrito por Natália Šupolová, nossa parceira do blog e Guia de Turismo na Bratislava. Para saber como contratar o serviço dela com desconto, clique aqui.

Programação cultural na Bratislava

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *