Viagem para Inglaterra, França, Espanha e Itália: o roteiro pela Europa do casal Jeferson e Renata

Atualizado por em 27/11/2017

Rogério Milani

Jeferson e Renata pediram para montarmos um roteiro pela Europa que incluísse Inglaterra, França, Espanha e Itália e pra nós, missão dada é missão cumprida! Vem ver como foi a super viagem deles!

roteiro pela Europa

Roteiro pela Europa: as cidades

O roteiro montado foi ótimo e funcionou perfeitamente pra gente. A quantidade de dias em cada cidade foi um ponto bem positivo já que conseguimos visitar com tranquilidade cada uma delas.

Em Londres, ficamos cinco dias e visitamos sem correria os pontos turísticos, aproveitando o transporte público e alternando com caminhadas e descobrindo a cidade com bastante tranquilidade. Em Paris, ficamos quatro dias e, mais uma vez, a quantidade de dias foi perfeita, visitamos os principais pontos turísticos e ainda fizemos um bate-e-volta até o Palácio Versailles que valeu muito a pena. Veneza também é uma cidade incrível, muito bonita e seguimos a dicas com muita caminhada e apreciamos cada cantinho da cidade em nossos três dias ali. Em Roma, ficamos cinco dias e visitamos os pontos turísticos com tranquilidade e ainda fizemos um bate-e-volta até Cascia e ainda sobrou tempo para visitarmos o Vaticano duas vezes. Já em Madri, a quantidade de três dias inteiros foi ótima – conhecemos os principais pontos turísticos e aproveitamos o centro e a noite da cidade.

roteiro pela Europa

Os voos

Os voos foram tranquilos. Saímos do Brasil pela TAP com um atraso de duas horas, mas chegamos em Portugal para conexão a Londres com tempo. No aeroporto de Lisboa, não havia pessoas da companhia dando informações de como iria funcionar o voo de conexão – nós tivemos que procurar o portão de embarque e lá confirmar o voo.

Em Paris, saímos pelo aeroporto de Orly pela cia Transavia e, ao chegarmos no aeroporto, houve uma confusão enorme no checkin. Isso porque havia balcões de checkin na entrada do terminal, porém o funcionário da companhia não conseguia informar com clareza que os check-in para voos internacionais eram no andar de baixo do aeroporto. Saímos perguntando até conseguir encontrar, fizemos checkin, despachamos as malas e tivemos que voltar ao primeiro andar para pegar a saída ao portão de embarque! Dali, pegamos mais um ônibus e vários corredores além de uma outra fila para embarcar no voo. Mas deu certo!

De Roma para Madri, fomos pela low cost Ibéria. Dessa vez, chegamos três horas antes porque estávamos com receio do aeroporto ser confuso como Orly mas, ao contrário, foi tudo bem tranquilo, sem atrasos e nenhum problema.

E, por fim, no voo de Madri para Portugal (já retornando ao Brasil), a aeronave da TAP era bem barulhenta e o voo foi com bastante turbulência, apesar de rápido. O voo de Lisboa para Porto Alegre foi muito tranquilo, apesar de sair com 45 minutos de atraso de Lisboa.

roteiro pela Europa

As viagens de trem

Utilizamos o trem para ir de Londres a Paris pela empresa Eurostar e a viagem foi tranquila, assim como o acesso à plataforma na estação St. Pancras de Londres. Utilizamos também de Veneza para Roma pela Italo Treno. Viajamos no vagão de primeira classe e fomos super bem atendidos com lanches durante todo percurso. O acesso à estação também foi tranquilo – pegamos um barco em Veneza e, em 10 minutos, estávamos na estação de trem. As paisagens no trajeto de Veneza até Roma são lindas.

Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

roteiro pela Europa

Aluguel de carro

Alugamos um carro para fazer o bate e volta até Cascia. Para fazer isso, fomos um dia antes até a estação de Termini e, no balcão da Hertz, nos pediram 250 Euros pelo final de semana. Achei um absurdo, então, utilizando a dica do blog, reservamos via Rental Cars e pagamos cerca de 70 Euros. Para retirar o carro no balcão da estação,os funcionários me pediram habilitação, passaporte e cartão de crédito e liberaram os papeis, retiramos e devolvemos o carro num edifício-garagem próximo à estação de trem.

Para quem quiser fazer o mesmo, indicamos alugar carro pela RentCars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

roteiro pela Europa

As hospedagens

Londres – Ficamos no Ibis Kesington e fomos muito bem atendidos. O hotel tinha localização excelente – ficava a cinco minutos da estação Earl’s Court ,de onde podíamos ir a todos pontos turísticos com muita facilidade utilizando o metrô. O preço foi justo (656 Euros/6dias) pelas acomodações e ainda havia café da manhã incluso, além da região com inúmeros pubs próximos – entre eles o mundialmente famoso The Kings Head, que ficava bem atrás do Hotel.

Paris – Ficamos no Ibis Avenu de la Republique, onde também fomos muito bem atendidos. O quarto era um pouco pequeno e o café da manhã era cobrado à parte, mas nada que prejudicasse a experiência como um todo. A localização do hotel era muito boa – haviam duas estações de trem próximas e vários bares e restaurantes na região. Achamos o preço (474 Euros/6 dias + 105 Euros café da manhã) muito bom por todos os benefícios que a hospedagem oferecia.

Veneza – Chegamos em Veneza de barco, vindos do aeroporto, e colocamos o endereço do Hotel Casa Petrarca no Google Maps do celular e o aplicativo mostrava que estávamos ao lado do prédio mas não havia placas. Perguntamos em todos hotéis e ninguém sabia. Ficamos mais de duas horas perdidos, com malas procurando e a responsável pelo hotel ficou me mandando e-mails sobre a hora que iríamos chegar pois eles não tem recepção depois das 19h. Conseguimos ligar para o telefone, falei que tínhamos uma reserva mas que não conseguíamos encontrar o local, ela me falou para seguir até uma praça e, de lá, nos buscaria. Como já estávamos cansados, falei o ponto e insisti para que ela nos fosse buscar onde estávamos e, depois de muito argumentar, consegui que ela nos buscasse num local próximo. Fora isso, a hospedagem foi muito boa, tínhamos um quarto com banheiro, tudo ótimo. A localização do hotel é bem central – ele fica próximo a estação de Rialto e perto também praça São Marcos resultando num bom custo/benefício (432Euros/3dias). A única ressalva: é impossível de chegar sozinho devido ao labirinto onde está localizado o hotel. Nem com o mapa enviado por ela não era possível chegar, sugiro solicitar no momento da reserva um ponto de encontro e que busquem o hóspede nesse ponto.


Roma – Ficamos no B&B Piazzetta Al Colosseo da Adriana, por recomendação da consultoria e por ser de uma brasileira,  visto que os italianos tem fama de não ser muito receptivos. Sobre o B&B achamos a localização muito boa – fica praticamente do lado do Coliseu, de onde se pode visitar vários pontos turísticos a pé (em um dos dias viemos do Vaticano até o B&B a pé) ou pegar o metrô na própria estação do Coliseu. As instalações são um pouco antigas e o quarto que tem banheiro tem pouca ventilação, o chuveiro a gás tem um problema de esquentar para um banho e, depois, tem que aguardar um tempinho para o próximo. O café da manhã é servido em um restaurante próximo e é somente o tradicional um café e um doce tipo croissant, tivemos que complementar com um sanduíche e pagar a diferença, mas normal. O ponto mais positivo foi a recepção da Adriana, que nos atendeu super bem nos deixou à vontade. Ela estava sempre disponível e perguntando sempre se estava tudo bem e se precisávamos de alguma coisa, e também nos fez a gentileza de agendar o táxi para o dia em que saímos de Roma. Eu recomendaria para uma primeira viagem a Roma pela localização/comodidade e gentileza da Adriana, mas talvez o custo não seja tão menor que dos hotéis então para uma próxima procuraria uma outra opção (450Euros/5dias).

Madri – Ficamos no Hostel Far Home Plaza Mayor, um hostel muito bom localizado no centro de Madri e com estações de trem muito próximas – além de ficar a apenas dez minutos da Gran Via. O café da manhã era bom, assim como as instalações: achamos o quarto bem organizado e moderno, assim como o banheiro. Há muitas opções de restaurantes e bares próximos (na mesma rua), e é bem tranquilo para chegar e sair. Recomendo para outros viajantes que também podem se beneficiar desta excelente relação custo/benefício (210Euros/3dias).

roteiro pela Europa

Como chegamos aos hotéis

Londres – Contratamos um transfer do aeroporto para o hotel com a Guia Tour Guides pois estávamos chegando cansados da viagem, então fomos carro particular até o hotel. Para sair de Londres, utilizamos o metrô e, apesar das malas, não tivemos grandes problemas.

Paris – Utilizamos táxi para ir da estação de trem até o hotel e, como era próximo, pagamos 10 euros com as malas. Para ir do hotel para o aeroporto, também utilizamos táxi e pagamos o preço fixo de 35 Euros.

Veneza – Utilizamos transporte de barco, que era bem rápido – e usamos para chegar e para sair de Veneza. Atenção: neste caso, as malas devem ser carregadas por você então, antes de chegar, arrume uma mochila e deixe as malas grandes no depósito do aeroporto (nós não fizemos isso e passamos trabalho).

Roma – Utilizamos táxi para ir da estação de trem (Termini) até o hotel. Como também era próximo, pagamos apenas 10 Euros – quem nos deu a dica foi a própria Adriana, dona da Piazzetta. Para sair de Roma, fomos de táxi (saímos de madrugada do hotel), e pagamos o preço fixo de 45 Euros até o aeroporto.

Madri – Também usamos táxi para sair e chegar do aeroporto até o hotel e pagamos o preço fixo  de 35 Euros.

roteiro pela Europa

Cartão de transporte

Em Londres utilizamos o Oyster Card para uma semana. Valeu muito a pena porque o transporte publico em Londres é fantástico! Lá, usamos metrô e ônibus e nos deslocamos pela cidade toda com tranquilidade. Quem nos ajudou a comprar os cartões foi a Patrícia, guia que contratamos da empresa parceira do blog, a Guia Tour Guides.

Em Paris, compramos na estação tickets de metrô em blocos de 10. Saiu mais barato! E, para o bate-e-volta a Versailles, compramos bilhetes específicos também vendidos nas máquinas automáticas do metrô.

Em Veneza, compramos bilhetes individuais a cada vez em que precisamos usar o transporte de barco. Deveríamos ter comprado os bilhetes para mais dias como recomendava a consultoria.

Em Roma compramos o Roma Pass 48 horas e foi muito bom para nos deslocarmos pela cidade de metrô e ônibus. Além de dar direito à entrada em duas atrações turísticas – usamos a primeira no Coliseu e a outra acabamos não usando.

E em Madri compramos bilhetes individuais para nos deslocarmos até o Santiago Bernabeu e ficamos um pouco perdidos com as linhas do metrô, então passamos a utilizar o aplicativo Cabify (em Madri, achamos ele mais barato que Uber e táxi).

roteiro pela Europa

Atrações turísticas e ingressos antecipados

Compramos ingressos antecipados para o Palácio de Versailles e valeu a pena pois não ficamos nas enormes filas que haviam para entrar. Em Roma o RomaPass nos levou sem fila para entrar no Coliseu também foi muito bom. E, no Vaticano, compramos também a entrada antecipada para o Museu do Vaticano e valeu a pena – entramos sem esperar na fila e depois acessamos a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro.

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra. Uma outra boa alternativa é contatar os serviços de parceiros do blog que criam passeios personalizados em Paris, Roma Londres, te guiando pelo melhor das experiências em cada uma destas cidades.

roteiro pela Europa

Seguro viagem obrigatório

Não foi preciso utilizar o seguro viagem. Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Os procedimentos de imigração

Fizemos a imigração em Londres no aeroporto de Heathrow, foi tudo tranquilo. Quando nos dirigimos juntos ao guichê e entregamos os passaportes, nos perguntaram quando dias ficaríamos em Londres, então mostrei as reservas e carimbaram nossos passaportes… E ainda agradeceram em português! 🙂

roteiro pela Europa

O clima durante a viagem

Em Londres e Paris estava frio – pegamos temperatura entre 15 e 18 graus! Em Veneza e Roma, pegamos temperatura mais alta – na faixa do 25 graus, e, em Madri pegamos um clima chuvoso com temperatura em 20 graus.

Internet e telefonia

Compramos chip da MTV Trax SIM em Londres pagamos 15Libras/7gb dados e funcionou em todos os países do nosso roteiro pela Europa – inclusive em Veneza fizemos uma ligação para o hotel sem problemas. A internet funcionou super bem em Londres e Paris e, na Itália, ficou um pouco a desejar se comparado com Londres. Para resolver, comprei chip da TIM pois, como iríamos usar o GPS do celular para nos guiar até Cascia de Carro, não queríamos surpresas. Essa escolha foi ótima, o chip funcionou super bem e custou 15Euros/3gb dados. Valeu a pena!

roteiro pela Europa

Avaliação da consultoria

Já estou recomendando a consultoria para outras pessoas desde que começaram os trabalhos para nossa viagem. Todas as dicas foram certeiras, todas as dúvidas que tivemos foram sanadas e ainda pedimos aquelas dicas com as malas e saiu tudo perfeito!

É difícil falar com o aspecto mais positivo da consultoria pois, desde o início, todas as dicas foram ótimas – desde a compra das passagens até a definição dos locais de hospedagem. Diria que a localização dos lugares onde ficamos junto com a quantidade de dias em casa cidade foram o ponto alto do serviço, mas sem descartar nenhum dos outros tópicos – tudo foi importante e muito bem orientado. Estamos muito satisfeitos com o trabalho da consultoria. Rogério, teu serviço é fantástico mesmo, para nós foi a melhor escolha, tudo que foi planejado para nossa viagem aconteceu, não tivemos nenhum problema e as tuas dicas de cada cidade foram ótimas! Adoramos!

roteiro pela Europa

Jeferson e Renata
Eldorado do Sul/RS
Data da viagem: setembro e outubro de 2017
____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

 

Tags

1 Comentário

  1. Muito bom o roteiro e as dicas. Estou pensando em fazer uma viagem semelhante a do casal porém tenho receio na comunicação pois não falo nenhum idioma. Podem me ajudar com alguma dica ?
    grato e fraternal abraço.

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *