Dicas de Viagem: Barcelona

por | Atualizado em 22/02/23 | Barcelona, Dicas de Viagem

Barcelona_Porto_Viajando Bem pela Europa

Barcelona, capital da Catalunha, tem o porto mais movimentado do mediterrâneo. E também pode se dizer que é uma das cidades mais movimentadas e efervescentes da Europa. Desde 1992, com as Olimpíadas e a retomada da economia espanhola, a cidade não pára de crescer e de receber visitantes, sempre com diversas opções turísticas, gastronômicas e de hotelaria. Mesmo com a crise de 2008, que se arrasta até hoje, Barcelona continua uma cidade dinâmica e muito focada para receber bem e agradar aos turistas.

O principal cartão postal de Barcelona é a sua arquitetura contemporânea, iniciada com o modernismo do início do século 20. Seu principal expoente é Antonio Gaudí, criador do Parc Guell, La Pedrera, a Sagrada Família, entre outros.

Para chegar no nível que se encontra hoje, Barcelona passou por diversos “booms” que foram proporcionando melhorias na reorganização urbana da cidade. O primeiro “boom” veio com as Feiras Internacionais no Montjuic, na década de 20, cuja principal edificação é o pavilhão de Mies van der Rohe. O segundo foi o Plan Cerdà, que criou o sistema de bairro chanfrado, característica que apenas Barcelona tem no mundo inteiro. Outro boom veio com as Olimpíadas de 1992. E por fim, o quarto grande “boom”, que mexeu, e muito, com a região do Fórum das Culturas, que ocorreu em 2004.

Onde ficar em Barcelona

Nas duas vezes em que visitei Barcelona, fiquei hospedado em casa de amigos e em um apartamento que você também poderá alugar para ficar em Barcelona! E você também pode conferir o post com dicas boas sobre onde ficar em Barcelona. Há muitas opções na cidade.

Dê preferência pelos bairros Eixample, Born, Gotic e Raval, próximos das Ramblas e dos maiores agitos da cidade, além de ótimos acessos ao transporte público. Para quem quer fugir da muvuca e curtir mais o dia a dia dos barceloneses, então o negócio é investir no Eixample. E fique ligado ao percorrer o Raval, um bairro de imigrantes muçulmanos, chineses e latinoamericanos. Aí há alguns pontos de tráfico de drogas e prostíbulos – inclusive já prenderam suspeitos de ações terroristas neste bairro diversas vezes. Enfim, o Raval é aquele excêntrico bairro, com certas zonas que são perigosas, contrastando com locais repletos de bares super cults e pessoas idem.

Barcelona_mercado_Viajando Bem pela Europa

O contraste e o aroma do La Boquería

Fique no mínimo 7 dias na cidade, para curtir intensamente sua cultura, culinária e, principalmente, seu alto astral. Para circular por lá, use e abuse do metrô e ônibus. Eles te levam para qualquer lugar da cidade e os passes são baratos e podem ser usados por mais de uma pessoa. Compre-os diretamente nas máquinas localizadas nas estações de metrô. Mas não esqueça de caminhar muito, olhar muito. Barcelona é uma cidade muito organizada, inclusive no seu traçado de esquinas chanfradas. É uma cidade que surpreende a cada instante.

Quer circular de bicicleta? Fique à vontade, desde que saiba que não chegará em todos os lugares da cidade com a magrela, assim como em Berlim ou Amsterdã, mas isto é apenas questão de tempo, já que a prefeitura de Barcelona está gradativamente aumentando as ciclovias.

Barcelona imperdível

O que eu acho indispensável de conhecer:

Bairro Gótico
Passeig de Grácia
Catedral
Las Ramblas
Palau Guell
La Boqueria
Gran Teatre del Liceu
Igreja de Santa Maria del Mar
Museu Picasso
Vila Olímpica
Casa Milá (ou La Pedrera)
Parque Guell
Sagrada Família
Montjuic
Fundação Joan Miró
Bairro Barceloneta
Museu de Arte Contemporânea
Camp Nou – Estádio do Barcelona

Dicas
Para quem deseja fazer piqueniques, há uma infinidade de supermercados de baixo custo, como o Plus e Lidl. Os locais comem em qualquer lugar que for, levando de casa sua tupperware e comendo em qualquer banco de praça.

Off Guia
Perca-se no Mercado da Sagrada Família, um espaço restaurado com biblioteca e mercado público. Quer comprar o bacalhau para aquela janta? O lugar é este!

Onde comer em Barcelona

Champañeria

Super barato, com cara de bodega, uma grande bancada e quase nenhuma mesa ou cadeira. Chegue lá e dispute a tapas um bom lugar na ¨barra¨ para apreciar os bocadillos, tortillas, queijos e beber aquela cava. Com 8€ você e mais uma ou duas pessoas saem de là hiper satisfeitos! Vegetarianos, passem reto… A Champañeria fica na calle Reina Cristina, 13, em Barceloneta e é o lugar ideal para ir em turma. Não abre aos domingos e no verão é bom chegar cedo porquê está sempre lotado.

Barcelona_champaneria_Viajando Bem pela Europa

La Paradeta

Para quem curte, e muito, frutos do mar. Você mesmo monta seu cardápio e a forma como quer comer. Vale conferir mais sobre este restaurante no blog da Camila, Gastronomia e Cinema.

Barcelona_La Paradeta_Viajando Bem pela Europa

Passeios em Barcelona

Torre Agbar, projeto de Norman Foster (Edifício corporativa da empresa de Aguas de Barcelona, Plaza de las Glories).

Barcelona_Torre_Agbar_Viajando

Vista do porto

Barcelona_Vista do porto_Viajando Bem pela Europa

Imperdível: curtir o calçadão e o Mediterrâneo.

Barcelona_Calçadão_Viajando Bem pela Europa

Arc del Triunfo – Único arco que não homenageia vitória em guerra.

Barcelona_Arc del Triunfo_Viajando Bem pela Europa

Parc de la Ciutadella

Barcelona_Parc de la Ciutadella_Viajando Bem pela Europa

Vila Olímpica

Barcelona_Vila Olímpica_Viajando Bem pela Europa

Museu de Arte Contemporânea de Barcelona

Barcelona_Museu de Arte Contemporânea de Barcelona_Viajando Bem pela Europa

Parc Guell

Barcelona_Parc Guell_Viajando Bem pela Europa

Casa Battló

Barcelona_Casa Batló_Viajando Bem pela Europa

Na torre da Sagrada Família

Barcelona_Torre da Sagrada Familia_Viajando Bem pela Europa

La Pedrera

Barcelona_La Pedrera_Viajando Bem pela Europa

Colaboração mais que especial: Camila – Blog Gastronomia e Cinema
Atualizado em 15/07/2013 e 25/10/2015

_____________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
● Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
● Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
● Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial AssistanceouWorld Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas: Wise

______________________________________________________

banners05animado01

15 Comentários

  1. Anonymous

    Oi Rogério,

    Vou sozinha pra Madri e Barcelona no Carnaval de 2013. Estou procurando me hospedar em Hostel tipo boutique… Já não tenho mais pique pra dividir quarto, rsrsrs Ano que vem faço 40! Em Barcelona encontrei algumas opções legais mas fiquei na dúvida de qual seria mais legal. Em Madri não achei nada!! O que vc acha, é uma ideia bacana pra conhecer pessoas novas? Tem alguma dica de Hostel bacana, mesmo que seja mais carinho? Obrigada e super Parabéns pelo Blog! bjs Flavia

    Responder
  2. Ana

    Prezado,

    bom dia!

    pretendo ir a Europa com a família, saindo de Sampa no dia 16/12 e retornando nodia 05/01. Num primeiro momento tinha pensado algo como Barcelona/Paris, mas vi um comentário que prefere o destino Londres/Paris. Porém, nessa época o frio é muito grande, né?! O que me sugeriria… não gostaria de abrir mão de passar o Reveillon em Paris, mas posso mudar outros locais. O que você e o que pode me ajudar? Obrigada!

    Responder
  3. Ana

    Prezado,

    bom dia!

    pretendo ir a Europa com a família, saindo de Sampa no dia 16/12 e retornando nodia 05/01. Num primeiro momento tinha pensado algo como Barcelona/Paris, mas vi um comentário que prefere o destino Londres/Paris. Porém, nessa época o frio é muito grande, né?! O que me sugeriria… não gostaria de abrir mão de passar o Reveillon em Paris, mas posso mudar outros locais. O que você e o que pode me ajudar? Obrigada!

    Responder
  4. Rogerio

    Valeu pelas dicas Maica, serão sempre bem-vindas!

    Abraços!

    Responder
  5. Anonymous

    Tenho duas dicas pra Barcelona:

    1 – Ficar hospedada no centro, vai facilitar muito a sua vida

    2- Outra foi fazer os tours da Barcelona da gema, te explicam todas as histórias da cidade, em portugues!! vale super a pena! Mais info aqui : http://www.barcelonadagema.com/

    Maica

    Responder
  6. Rogerio

    Oi Mariana!

    Dá uma conferida neste post –> https://viajandobemebarato.blogspot.com/p/hoteis-recomendados.html. Ali tem dicas de hostels e hotéis para ficar em Roma e Barcelona.

    Em Roma o ideal é ficar próximo ao centro histórico, estação Termini, Coliseu, Piazza Spagna, Navona, ou proximidades do Vaticano, Trastevere. Em Barcelona, tentem localizar um hostel próximo às Ramblas. Aí não tem erro.

    Para consultar albergues e hoteis, eu indico o Booking.com, sem dúvida!

    Se precisar de mais infos, manda ver!

    Abraços!

    Responder
  7. Mariana

    Olá, Rogério!

    Vou fazer um tour pela Europa com uma amiga agora em julho/agosto.

    Queria tirar algumas dúvidas com você com relação aos melhores lugares para ficar em Barcelona e em Roma. Estamos procurando Hostals mas não sabemos qual área é mais interessante!
    Somos ambas jovens então estamos pensando no melhor custo benefício.

    Muito obrigada,
    Mariana.

    Responder
  8. Rogerio

    Oi Rogéria!

    Bah, esta seria uma dupla perfeita, realmente: Paris e Londres! Um Eurostar (www.eurostar.com) te leva de Paris a Londres em duas horas. E a passagem é hiper barata: em torno de 50€ na segunda classe. Quanto mais cedo comprarem, mais barata é a passagen!

    Londres é, em teoria, uma cidade mais cara que Barcelona, ainda mais que a Libra vale um pouco mais que o Euro. Mas eu acho que a diferença não será tão grande assim ou o gasto será praticamente o mesmo, até pq vocês terão bastante opções para economizar por lá, em alimentação, hospedagem, transporte, etc. Além disso, praticamente todos museus e diversas atrações turísticas em Londres são gratuitas, ao contrario de Barcelona…

    Eu, se fosse vocês, iria de Paris e Londres, com toda certeza! Deixem Barcelona para uma próxima viagem, junto com Madri, Provença, etc. Ou melhor, iria de Londres e Paris, se possível nesta ordem.

    E como será primavera, levem roupas mais leves e uma ou duas peças para frio, para garantir. A média de temperatura em Paris, nesta época é de 12 a 26 graus. Em Londres, de 10 a 22. Para garantir, um ou dois dias antes da viagem, consultem um site de previsão do tempo para terem uma noção melhor da temperatura que encontrarão por lá, oK?!

    Abração!

    Responder
  9. Rogeria

    Rogério, tudo bem??

    Muito obrigada pelos esclarecimentos.
    Final de semana estava conversando com meu noivo e estamos querendo alterar o roteiro da viagem. Em vez de fazer BArcelona e Paris, faríamos Paris e Londres.
    Isso por causa da distância de Barcelona a Paris.
    Na sua opinião, qual desses dois roteiros sairá mais barato??
    Não queremos abrir mão de Paris, mas tanto faz Barcelona ou Londres. Assim, queremos aquele que tiver o menor custo.
    Quantos dias seria ideal para Londres? De Paris a Londre devemos ir de que?
    Como vamos em abril, está muito frio por lá? Que tipo de roupa devo levar?
    Se puder me ajudar, já agradeço.

    Abraço
    Rogéria.

    Responder
    • Anonymous

      Barcelona é mais barata do que Londres: transporte, hotéis,…
      Na Europa temos voos baratos Barcelona – Paris.

      Responder
  10. Rogerio

    Oi Rogeria, tudo bem?!

    Buenas, vamos às tuas dúvidas… Eu deixaria estes 10 dias apenas para Barcelona e Paris, para curtir numa boa, e iniciaria a viagem pot Barcelona. 3 a 4 dias, e depois Paris, 6 a 7 dias, para curtir numa boa! Agora, se incluissem na viagem mais 2 dias, daí daria para fazer Roma sim: Roma 4 dias, Barcelona 3 e Paris 5, seria perfeito!

    Se o teu inglês é básico, ainda assim dá para se virar bem em Paris e Roma. Barcelona é tranquilo de se entender e de se comunicar usando o famoso “portunhol”. Eu pegaria apenas o transporte e o hotel no pacote, deixando os passeios livres, ok?!

    E de Barcelona para Paris eu iria de avião, muito mais rápido e também mais barato. Veja cotações em http://www.skyscanner.com.br. Veja, também, se não fica mais em conta e mais tranquilo já cotar na CVC ou outra agència o trajeto Barcelona-Paris.

    Os passeios serão bem tranquilos. Cheguem na cidade e já peguem um mapa. Táxi é sempre caro… Paris é ótimo para caminhar bastante e usar o baratíssimo metrô. Barcelona também dá para caminhar bastante, e lá eu prefiro andar de ônibus. Sugiro que comprem as revistas ou guias da Viagem e Turismo, viajando barato pela França e Espanha, que deve ainda ter no site http://www.lojaabri.com.br. Ali tem dicas certeiras para quem está indo pela primeira vez para a Europa.

    Sobre as tomadas, seria legal comprar aquelas que vem com diversas combinações e tem à venda nas ferragens e lojas de materiais elètricos.

    Espero ter ajudado Rogeria. Vai tranquila que não haverá problemas nenhum. Vocès vão se virar muito bem por lá!

    Abraços!

    Responder
  11. Rogeria

    Olá chara, tudo bem?
    vi seu blog e adorei suas dicas, te achei muito sincero e atencioso, compartilhando suas informações.

    Bem, pretendo passar lua de mel em abril na europa, pelo período de no máximo 10 dias.

    Assim, gostaria muito de ir a BArcelono e Paris. Vc acha que durante este período dá para incluir Roma ou vamos
    acabar não conhecendo nada direito?

    queria sua sugestão: devetmos começar por Barcelono ou Paris? Qual o tempo de estadia em cada cidade?

    Se começar por Barcelona, vou de trem ou avião a Paris? Qual o tempo de trem, vc sabe?

    Estamos olhando pela CVC a passagem, hotel , deslocamento aeroporto-hotel e três passeios. Mas temos medo de não dar conta
    nos outros dias livres, de fazer passeios sozinhos, entende? Fiz curso de inglês, mas tenho pouca pratica na conversação.

    Nestes passeios que iremos fazer sozinhos, vc acha que se levarmos um mapa deslocamos bem, sem problemas?
    é melhor ônibus ou táxi? Estamos muito perdido e até com medo de fazer a viagem.

    Sobre as tomadas, temos que levar qual tipo de adaptador?
    Se puder ajudar, agradeço antecipadamente.
    Grande abraço
    Rogéria

    Responder
  12. Éder

    Excelente post! Vou seguir a risca em março 2011 quando estiver lá! Parabéns pela iniciativa

    Responder
  13. Rogerio

    Oi Marcelo, tudo bem?!

    Este roteiro está perfeito!

    Começando em Lisboa, depois pegue um voo até Sevilha. De Sevilha faça todos os outros trechos de trem, bem tranquilo.

    Para comprar o ticket aéreo entre Lisboa-Sevilha, vá de Vueling – http://www.vueling.com ou faça pesquisa de preço em http://www.edreams.pt. Para pesquisar os trechos de trem e até comprar os tickets, se já preferir, o site é http://www.renfe.com. Para o trecho Madrid-Barcelona há a opção de usar o AVE, trem de alta velocidade. Vale também comparar o preço e duração deste trecho com um voo da Vueling, ok?! Também faça uma cotação em https://click.linksynergy.com/fs-bin/click?id=J*5NXRyl9r8&offerid=744066.4&type=3&subid=0/. Talvez o passe ilimitado para 15 dias em um único país saia mais em conta do que comprar cada trecho.

    Espero ter ajudado! Ótima viagem!

    Responder
  14. Marcelo Jacinto

    Ola, vou viajar com minha esposa em setembro. temos 18 dias e gostariamos de ir a Lisboa, Sevilha, Granada, Madrid, Toledo, Barcelona.
    Gostei muito do site e gostaría de dicas sobre voo ou trens , o que vale mais a pena.
    Obrigdo, abs,

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!