A viagem de Guilherme pela Bélgica, Holanda e Portugal

por | Atualizado em 22/02/23 | Amsterdã, Antuérpia, Bruges, Bruxelas, Dicas de Viagem, Dicas do Leitor, Gent, Portugal

Olá Rogério!
Obrigado pela espaço na sua página. É um grande prazer compartilhar minhas experiências de viagens no seu blog, pois foi aqui que tive muitas dicas para viajar e por isso quero retribuir.
Vamos lá! Foram 20 dias pela Europa onde eu e minha esposa passeamos pela Bélgica, Holanda e Portugal. Na Bélgica fomos a Bruges, Gent, Bruxelas e Antuérpia. Por incrível que pareça, Bruges e Gent foram as cidades que mais gostei. São cidades que se pode conhecer em apenas 1 dia inteiro em cada uma delas. Mas vale muito a pena. A melhor maneira de se conhecer um lugar é andar, andar, andar e andar pela cidade. Foi o que nós fizemos.
Gent (2 dias e meio)

É uma cidade linda, para minha surpresa. Sempre ouvia pessoas comentando sobre Bruges, Antuérpia e Bruxelas. Nunca ouvi sobre Gent. Na verdade, fui a Gent motivado pelo fato da minha bisavó ter nascido lá. Queria saber alguma coisa sobre ela e acabei descobrindo uma cidade linda!
Também é uma cidade para se andar a pé ou de bicicleta. Aliás, só um lugar que vi que tem mais bicicletas que Amsterdã. Foi em Gent. É impressionante a quantidade de bicicletas por lá. Encontra-se desde adolescentes até senhores andando de bicicleta. Muito legal. Também tem muita gente nova por causa da Universidade de Gent. A cidade em si não tem um coisa específica para visitar. É a cidade  como um todo que vale a pena.
Amsterdã (1 dia) 
É uma cidade sensacional! Fizemos uma passeio de barco pelos canais. Compramos um “passe” de um dia e isso nos possibilitou a andar pelos canais e descer nas estações onde queríamos. Vale a pena, pois dá uma noção da cidade. Pena que só pudemos ficar um dia. Andamos pela Red Light District, fomos ao “I AMsterdam”, visitamos o museu (casa) de Anne Frank. De resto foi andar pela cidade. Mas quero voltar lá novamente para conhecer melhor a cidade e, logicamente, passar mais tempo.
Bruges (2 dias e meio) 
Uma cidade encantadora! Uma cidade medieval onde os canais e a arquitetura são seus maiores atrativos. Não é preciso alugar carro. O bondinho (tram) nos leva de ponta a ponta pela cidade. Os bilhetes dos trams são comprados no ponto do tram numa máquina. Dentro do bondinho você tem que validar o bilhete (como em muitos lugares da Europa). Para falar a verdade, nunca entendi como funcionava aquilo. Pois achava que tínhamos que indicar a quantidade de paradas que queríamos. Como não sabia, indicava o máximo. Mas continua não entendendo. ahahahha!
Vale muito a pena andar de “canoa” (é um tipo de um barco onde cabem umas 20 pessoas) pelos canais. Esse passeios saem de vários pontos da cidade. A cidade em si não tem um coisa específica para visitar. É a cidade como um todo é que vale a pena visitar.
Antuérpia (1 dia) 
Uma cidade grande como outra qualquer. Nada de especial. Só visitamos o museu do diamante, que fica ao lado da saída da estação de trem e andamos pela cidade. Mais nada. Por incrível que pareça, o que mais me chamou atenção na Antuérpia foi a estação de trem, que é belíssima! De resto…
Bruxelas (1 dia e meio) 
Foi suficiente para conhecer o Atomium, Manneken-pis, a praça central e a região da União Europeia. Visitamos, ainda, a cervejaria Cantillon, que aliás fica do outro lado da cidade. De tão longe que era, chegamos a pensar, por alguns momentos, em desistir de ir até lá, mas a vontade de beber foi maior. 🙂 É uma cidade que se pode andar a pé também, mas não vi nada de especial nela, para ser bem sincero. Uma cidade grande como outra qualquer, como a que eu vivo, Rio de Janeiro.
Mas o que me decepcionou mesmo foi o Manneken-pis. Uma estátua de um menino de aproximadamente 15 centímetros que as pessoas se aglomeravam ao redor para baterem foto. Quando olhei o tamanho, achei que fosse apenas uma “prévia” do que iríamos ver. Mas me enganei. Era aquilo lá e pronto.
Resumindo, a Bélgica é um lugar muito bonito. Valeu a pena conhecer!
Portugal (9 dias) 
É a nossa segunda casa, pois temos família lá e sempre que vamos à Europa, passamos por lá. Contarei sobre Portugal numa próxima oportunidade. Mas o que quero escrever é sobre a nossa ida de Bruxelas para o Porto. Pela primeira vez resolvemos pegar um voo de baixo custo (low cost) pela Ryanair. Esse tipo de voo cobra até o metro cúbico de oxigênio que você respira. Dentro do avião parece uma feira, pois durante o trajeto todo é vendido de tudo! Mas o que me incomodou foi o tamanho dos assentos. Esses aviões parecem uma lata de sardinha! Não consegui ficar sentado, pois QUASE não cabia no assento (e olha que sou magro). Das 2 horas de voo, 1:30 passei em pé. Foi a primeira e última vez que voei numa lata de sardinha da Ryanair!
Grande abraço Rogério!
Guilherme

20 Comentários

  1. Mayara

    Olá, gostaria de uma ajudinha…
    Pretendo sair de Londres para Amsterdã, passando por Bruxelas, Bruges e Antuérpia. Será que é viável passar pelas 3 cidades da Bélgica? eu gostaria muito…
    Gostaria de ficar 5 dias, como seria melhor dividir a viagem? qual a melhor ordem, tendo em vista que pretendo voltar para o Brasil de Amsterdã (ainda nao comprei as passagens,mas creio ser a melhor para voltar…me corrija se eu estiver errada, por favor)

    Ah e quanto você acha que eu gastaria nesses 5 dias?

    Muito obrigada

    Responder
  2. GiCELIA NUNES

    Gostaria de receber dicas de viagem para europa. O mes que oferece melhor preço para hospedagem , passagem aerea e outros. Planejo ir para Londres, paris, Roma , barcelona e Berlim
    Agradeço as informações que puder enviar, Gicelia

    Responder
  3. Fabricio Roosevelt

    Olá, bom dia,

    Estou lendo seu blog há algum tempo e vi de que tem ótimas dicas, parabéns.

    Estou com umas dúvidas numa viagem que farei com minha esposa para a Europa, vamos em agosto, iremos passar cerca de 16 dias (já descontando 2 dias dentro do avião). Iremos a principio para a Alemanha, onde temos amigos que moram por lá, próximo a Dresden. Estou tentando fazer um roteiro para não ficar muito cansativo e pensei no seguinte:
    Quero conhecer: Praga, Budapeste, Bruxelas, Amsterdã e Londres (acho essa ultima difícil, devido ao tempo e a distancia das demais). Minha esposa que conhecer também: Roma e Veneza.

    O roteiro:
    Dresden – Praga – Budapeste – Munique (ou Frankfurt, o que for melhor para ser o meio termo para seguir para o restante).
    Daí, opção 1:
    Frankfurt ou Munique – Veneza – Roma – retorno para a Dresden
    Ou opção 2:
    Frankfurt ou Munique – Amsterdã – Bruxelas – londres ou luxemburgo – retorno para Dresden

    Em seguida se sobrar mais algum dia, conhecer mais alguma cidade da Alemanha.

    Queremos passar uns 2 dias em cada cidade.

    Responder
  4. Paulo Roberto

    To pensando em ir de Portugal a Gent de trem, tem como me dar algumas dicas para fugir do avião ” lata de sardinha” (rsrsrsrssr)? Grato

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Paulo Roberto!

      Melhor ir voando mesmo, faz Lisboa/Bruxelas e lá pega o trem até Gent. Se fizer tudo de trem, será uma loooonga e cara viagem, passando por Madri, Barcelona, Paris e Bruxelas… ;(

      Abraço!

      Responder
  5. Débora ALbiero

    Olá Guilherme!
    Gostei muito do seu post. Eu e meu marido estaremos na Europa entre abril e maio e pretendemos fazer uma viagem de carro, saindo de Epinal (França), indo para Luxemburgo (onde teremos um casamento) e depois queremos ir para Bruxelas, Gent, Bruges e Amsterdã. A primeira ideia era ir de trem, mas fizemos uma cotação no site da sncf e vimos que o aluguel de um carro (na europcar) ficará menos da metade do preço do que ir de trem (em duas pessoas). Por outro lado, um amigo que esteve aí em 2012 falou que o valor das passagens de trem, comprando pelo site, é muito mais caro do que comprar na hora, na estação. Você tem alguma informação sobre isso? E teria alguma recomendação/sugestão/dica para a viagem de carro?
    E pensamos em reservar hospedagem em Paris e Amsterdã, porque será feriado, mas nas outras cidades, estamos querendo chegar e procurar lugar para ficar. Você acha viável? Ou muito complicado?
    Bem, vamos conversando. Obrigada desde já.
    Débora

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Débora, tudo bem?!

      Será uma boa fazer a viagem de carro sim, no máximo dará elas por elas com relação ao trem. Porém informo que a informação do seu amigo não procede. Comprando pela internet e com antecedência o valor é sempre menor do que na hora, na estação. O que pode acontecer é haver bilhetes mais baratos do que na internet, porém trens mais lentos e demorados, ok?!

      Sobre dicas, procurem não rodar mais que 300km num único dia, para não cansar. Então é bom programar paradas se a viagem for longa. E lembrem de verificar se hospedagem possui estacionamento ou então planejem-se para um valor alto pela diária de um estacionamento, algo como 15 a 20 euros por dia na média.

      Sobre as hospedagens, é bom programar os hotéis nas cidades maiores, nas menores poderão chegar na hora e localizar algo, mas já seria bom ter algum planejamento básico, tipo 3 ou 4 hotéis nas cidades, para ficar mais tranquilo. Só atentem que, desta forma, pagarão tarifa balcão, o que sairá um pouco mais caro que reservando antecipadamente, ok?!

      Ótima viagem! Abraço!

      Responder
  6. Priscila

    Olá Rogério, como vai?
    Gostei muito do seu blog. Vc é direto e passa suas impressões de uma forma honesta e clara.
    Estamos indo para a Europa em Set. e gostaria que vc desse um pitaco em nosso roteiro de 21 dias. O que vc acha?

    1- Canada – Londres (2 dias)
    2- Londres – Amsterdam (1 dia)
    3- Amsterdam – Paris (3 dias)
    4- Paris – Lisboa (2 dias)
    5- Lisboa – Madrid (3 dias)
    6- Madrid – Zurich (3 dias)
    7- Zurich – Roma (4 dias)
    8- Roma – Atenas/ 2 Ilhas Gregas (4 dias)

    Obrigada!

    Responder
    • Rogério Milani

      Oi Priscila, só achei 1 dia em Amsterdã um crime!!! O ideal seria ficar mais um dia em Londres ou em Paris e deixar Amsterdã para uma próxima viagem, ok?! Procure sempre planejar suas viagens ficando pelo menos 3 dias em cada cidade, é a dica certeira!

      Abraço!

      Responder
  7. Guilherme Faro

    Pois é, “Aluguer de carros Portugal”. Os lugares mais bonitos que já visitamos foram exatamente aqueles que não tínhamos planos de visitar. Só visitamos porque alugamos uma carro e “desbravamos” o país. Sempre indico o aluguel de carro.

    Responder
  8. Aluguer de carros Portugal

    Pelas fotos, as cidades que visitaram parece ser muito bonitas. Ás vezes vamos visitar uma cidade por ser uma das mais visitadas mas por vezes o melhor está naquelas cidades que quase ninguém fala.

    Responder
  9. Phil

    Estamos (eu e minha namorada)indo em Congresso em Portugal, as passagens estão marcadas para o dia 14/06/12 – Brasil – Barcelona, chegada em Barcelona no dia 15/06/12 após almoço. Volta de Lisboa – Brasil no dia 05/07/12, saindo de Lisboa logo após o horário do almoço.

    Pensamos no seguinte roteiro:

    Brasil – Barcelona: 14-15 jun

    Barcelona: 15-16-17-18-19 jun

    Barcelona – Madri: 19 jun (Avião, pois vimos que ir de trem está bem mais caro)

    Madri: 19-20-21-22 jun

    Madri – Valencia: 22 jun (Avião,Carro ou trem, o que tiver melhor custo benefício)

    Valencia: 22-23-24 jun

    Aluguel de Carro

    Granada: 24-25-26 jun

    Sevilha: 26-27-28 jun

    Sevilha – Sul de Portugal: Como o aluguel de carro fica muito caro para devolver em outro país, por favor indique como fazemos , e como cruzamos a fronteira. Onibus, trem, navio…

    Alvor ou sua sugestão no Sul de Portugal: 28-29-30 jun

    Lisboa: 30-01-02-03-04-05 jul

    Em Portugal, 02 ou 03 de julho.

    por favor nos ajude.

    Queremos indicaçoes de hospedagem, gastronomia, e locais para turismo, conhecer, outras sugestoes,

    Obrigado

    Felippe

    Responder
    • Rogerio

      Oi Felippe, seu roteiro está muito bom!

      Eu devolveria o carro em Sevilha e de lá seguiria de trem para o sul de Portugal. Alvor é um belo destino. Lá poderão alugar outro carro e então explorar o Algarve, devolvendo o carro em Lisboa.

      Sobre gastronomia, prefiro nem opinar, já que cada um tem um estilo e bolso. Mas vai na boa que acharão ótimas opções por lá. Uma dica é sempre perguntar aos locais onde costumam ir e evitar locais próximos aos pontos turísticos. Os atrativos também prefiro nem opinar, só lembrando que também é legal descobrir e não apenas conferir o que é turístico.

      A hospedagem indico que procurem no Booking.com, onde poderão procurar por valores e conferir as notas de clientes que já estiveram por lá, ok?!

      Espero ter ajudado! Um grande abraço!

      Responder
  10. Custódio

    Olá Rogério!
    Parabéns pelo blog, é realmente muito bom, esta me auxiliando muito, porém quanto mais me aprofundo, mais duvidas vão surgindo, sendo assim peço sua ajuda para montar a nossa minha viagem….

    Estou indo com minha namorada para a Europa, é nossa primeira viagem internacional, estamos nos preparando para passar 20 dias, estamos com com roteiro pré definido; barcelona (Entraremos pela espanha pela facilidade/custo, certo?), paris, amsterdan, londres e estocolmo. Temos amigos em amsterdan, paris e estocolmo, neste lugares não iremos necessitar de hotel/albergue.

    Minhas principais duvidas;
    Me informaram que setembro/outubro é ótimo e com bons preços, porém estou cotando e percebo que junho tem o melhor custo, é uma bom período?
    Devo contratar um pacote com guia em alguma das cidades?
    Como é melhor se deslocar? Entre Barcelona/ Paris/ Amsterdam/ Londres/ Estocolmo/Barcelona? Trem ou avião? Compro antecipado ou compro lá de última hora?
    Pensamos em 4 dias barcelona, 2 dias Amsterdam, 4 dias Paris, 4 dias Londres, 4 ou 5 dias Estocolmo?O que acha, ok o tempo?
    Preciso de dicas de hotel em Barcelona e Londres, não estamos para ficar nos melhores hotéis, apenas queremos um bom local, com o quarto limpo….enfim básico mais bom.
    Qual o custo médio/diário para um casal?

    Favor responder em: [email protected]

    Mais uma vez Parabéns pelo Blog e desde já muito obrigado!!!
    Abraço,
    Custódio.

    Responder
    • Rogerio

      Olá Custódio, tudo bem?!

      Espero ainda estar em tempo de te ajudar, vamos lá!

      Buenas, a partir de 20 de setembro começa a média temporada na Europa e os preços tendem a cair. Mas se encontrares valores melhores em outras épocas, toca ficha! Lembrando que junho é verão na Europa, um calor do cão!

      Eu prefiro fazer tudo por conta, montar roteiro e definir os passeios por cada lugar, o que é bem tranquilo. Mas se preferires contratar guia, faça sem receios.

      Os trajetos Barcelona/Paris, Londres/Estocolmo e Estocolmo/Barcelona, faça de avião, cotando e reservando em Skyscanner. Os outros trajetos faça de trem, já garantindo o ticket no site da Rail Europe. Compre tudo antecipado, para economizar e já garantir os trechos, oK?!

      O tempo em cada cidade está ok, só tentaria aumentar para 3 em Amsterdã e daí tiraria um de Estocolmo.

      Para procurar e reservar hotéis baratos ou então albergue, indico o Booking.com.

      Calcule um custo médio de 60/75 euros por dia para viagem bem econômica. Um pouco mais de conforto va’de 100 euros. Bem confortável, 150 euros.

      Valeu pelos elogios Custódio e espero ter ajudado!

      Abraços!

      Responder
  11. Thiara Carvalho

    Olá, Rogério.

    Esse teu blog tá super me ajudando a planejar minha viagem – apesar de MUITAS vezes me deixar ainda mais em dúvida sobre as cidades que quero conhecer. hahaha
    To querendo passar minha lua de mel na Europa e gostaria de conhecer Londres, Amsterdam, Berlin, Praga, Veneza e Paris. PORÉM, só tenho 15-18 dias para isso e sei que não dará tempo!
    Qual roteiro vc sugere e quantos dias em cada cidade? 😉

    Responder
    • Rogerio

      Olá Thiara, tudo bem?!

      Se tiver 15 dias, sugiro: Londres 4 dias, Amsterdã 3 dias, Paris 5 dias e Praga ou Berlim ou Veneza 3 dias. Se tiver 18 dias: Londres 4, Amsterdã 3, Paris 5 e escolheria duas entre Berlim, Praga e Veneza para 3 dias em cada.

      Espero ter ajudado!

      Beijos e ótima lua de mel!!!

      Responder
  12. Gabriela

    Eu me confundi, disse Rogério, mas as perguntas são para o Guilherme.

    Responder
    • Gabriela

      Olá, Guilherme. Coincidentemente, quero fazer um roteiro semelhante, visitando três ou quatro das cidades que você mencionou. Estou e Portugal. Gostaria de saber onde posso conferir horários e preços das passagens para o deslocamento entre as cidades. E como você foi da Bélgica para Amsterdam. Obrigada.

      Responder
    • Guilherme Faro

      Oi Gabriela, tudo bem?
      Nós fomos de Gent para Amsterdam e não demora nem 2 horas. Nesse caso, nós compramos o bilhete do trem na própria estação de trem no dia anterior à viagem. Na estação de trem você pode ter todas as informações. Mas você também pode ver os horários, preço e etc pela página deles (http://www.raileurope.co.uk/). Mas sugiro que você compre na própria estação, de preferência no dia anterior, pois se você comprar pela página, vai demorar uns dias para chegar e como você já está viajando, não seria uma boa.
      Você quer saber sobre os trens em Portugal? Infelizmente não vou poder te ajudar, pois sempre alugamos um carro em Portugal. Nunca andamos de trem lá. Mas acredito que você também possa ver nessa página acima. Certamente tem trens partindo do Porto, Lisboa e do Algarve.
      Em que lugar de Portugal você está? Tem lugares belíssimos ai para visitar.
      Guilherme

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!