Dicas de Viagem: Atenas (Grécia)

Atualizado por em 06/02/2017

Rogerio Milani

A partir de hoje o Viajando publicará uma série de posts sobre a Grécia. Serão textos atualizados e revisados sobre pontos turísticos, hotéis, restaurantes e diversas outras dicas de viagem de Atenas, Mikonos, Milos, Paros e outras fantásticas ilhas gregas.

Atenas_Partenon_Viajando bem e barato pela Europa

Dicas de Viagem: Atenas (Grécia)

Estes posts foram escritos por Rita Marcondes, consultora de turismo especializadíssima do Férias na Grécia, e atenderão à diversos pedidos de leitores interessados em conhecer e planejar viagem pela Grécia. No final do post você poderá acompanhar um pouco da história da Rita e os serviços oferecidos por ela para quem tem interesse em visitar a Grécia.

Καλό Ταξίδι!
(lê-se “kalô taksídi” e significa boa viagem em grego)

Atenas – Visão Geral

Impossível falar em Grécia e não pensar em Atenas, que foi a “cidade-modelo” na Grécia Antiga, como o principal centro cultural e intelectual do Ocidente, e que é a capital do país desde 1834. Mas aqui não falaremos da história, e sim do turismo em Atenas, onde fica localizado um dos mais importantes sítios arqueológicos da antiguidade: a Acrópole de Atenas, entre outros sítios e museus tão interessantes quanto.

Atenas_Acropole_Viajando bem e barato pela Europa

Quem visita Atenas já sabe que vai conhecer um dos lugares mais importantes e impressionantes da Grécia: a Acrópole de Atenas, composta pelos Propileos (imponentes colunas, que formavam a estrutura da entrada do local) e os templos Parthenon, Eréction e Atenas Niki. O que algumas pessoas não sabem, entretando, é que com esse mesmo ticket de entrada (que deve ser validado pela primeira vez na Acrópole) elas terão o direito de visitar, pelos próximos 2 dias ainda, outros sítios arqueológicos da região central da cidade: o Teatro de Dionisios (localizado aos pés da Acrópole), o Templo de Zeus, a Ágora Antiga e o cemitério antigo de Keramikôs.

Muitas vezes me perguntam quantos dias são necessários para conhecer os principais pontos turísticos de Atenas, mas isso depende do interesse de cada um na história da Grécia Antiga. Para quem não tem muito tempo ou não tem muito interesse no lado histórico, dois dias são suficientes.

No primeiro eu sugiro um city tour guiado, na parte da manhã, que vai subir em Acrópole e seguir por um passeio panorâmico passando pelo Estádio Panathinaiko, Templo de Zeus, Arco de Adriano, Parlamento Grego, Biblioteca Nacional, Academia de Atenas e pela primeira Universidade.

Encerrado o tour, é hora de explorar as regiões de Syntagma e Acrópole, visitando o Museu de Acrópole, e seguindo pela avenida Amalias, passar pelo Jardim Nacional e chegar até o Parlamento Grego, onde acontece a troca da guarda a cada hora exata e dura cerca de 10 minutos. Continuando, vale a pena descer um pouco pela Rua Ermou e conhecer a principal rua de comércio da cidade (o paraíso das mulheres…hehe).

Atenas_Museu_Viajando bem e barato pela Europa

No segundo dia, podem ser visitados os bairros de Monastiráki e Plaka. Em Monastiráki fica a Agorá Antiga, outro sítio arqueológico muito interessante e onde encontra-se o Templo de Ifestos (ou Thissio), o templo mais preservado do período Clássico.

Em Monastiráki e Plaka se concentram as lojinhas de souvenirs e objetos turísticos, assim como inúmeros restaurantes e churrascarias, onde é vendido o legítimo churrasco grego, que consiste em carne de porco, frango ou kebab, envolto no pão grego chamado “pita”, com tomate, cebola e tsatzíki, um molho à base de iorgurte, pepino e alho… Uma delicia!!!

Para aqueles que possuem um maior interesse na parte histórica da viagem, minha sugestão é que fique na cidade no mínimo 4 dias, fazendo a programação citada para os primeiros 2 dias, e depois visitando também o Museu Arquelógico Nacional, o cemitério de Keramikôs e o Templo de Poseidon, no Cabo Sounio, que está em uma região muito bonita e oferece um espetáculo de pôr-do-sol!

Atenas_Hephaistos_Viajando bem e barato pela Europa

O Cabo Sounio fica localizado no extremo sul da Ática, a aproximadamente 70km do centro de Atenas. A visita pode ser feita através de passeio guiado ou por conta própria, com um ônibus local, que vai especificamente para o Cabo Sounio, e sai da Rua Filellinon, próximo à Praça de Syntagma. Dica para quem optar pelo ônibus local: na ida, pergunte ao motorista o horário do último ônibus para a volta e se programe para estar no ponto no horário, pois esta linha funciona até o horário em que fecha o sítio arqueológico, que acontece logo após o pôr-do-sol.

As melhores regiões para se hospedar em Atenas são Plaka (e imediações), e próximo à Praça de Syntagma. Monastiráki também é uma boa opção, principalmente para quem procura algo mais econômico.

Atenas_Monastiraki_Viajando bem e barato pela Europa

Cuidado ao cotar os hotéis por sites de reservas online, pois eles não alertam para a atual situação da região de Omônia e Praça Karaiskáki, a qual eu não recomendo, pois é uma região que nas últimas décadas foi ocupada pelos imigrantes ilegais, que entram “em massa” na Grécia, diariamente, e acabou criando um ambiente meio “pesado” e feio. Infelizmente os hotéis da região desvalorizaram muito e hoje é possível encontrar um 4* muito mais barato do que um 3* em Plaka, mas na minha opinião aqui não vale a pena a economia, e penso que se alguém vai passar 2 ou 3 dias em cidade, tem que ver o que ela tem de belo a oferecer, e Atenas tem muito disso!

O melhor a fazer é gastar um pouco mais com hospedagem em Atenas e economizar nas ilhas, onde não existe “má localização”, e ainda que as opções mais econômicas não fiquem dentro dos vilarejos ou à beira-mar, estarão próximas à um deles e sempre em ambientes agradáveis e bonitos.

Conhecendo um pouquinho a Rita

“Sou mais uma brasileira apaixonada pela Grécia! Morei 7 anos em Atenas,  de 2007 até 2014 e atualmente vivo em São Paulo, onde continuo a trabalhar com a organização de viagens e com parcerias que operam na Grécia. Em 2009, comecei a trabalhar com turistas brasileiros que visitam a Grécia, oferecendo serviços de consultoria para elaboração de roteiros, escolha e reserva de hotéis, passagens marítimas, passeios, entre outros serviços ligados ao roteiro.

Temos sempre alguns roteiros prontos, tipo pacote turístico, mas nosso forte são os roteiros personalizados, elaborados através da consultoria, e sempre de acordo com os interesses e expectativas de cada pessoa em relação à viagem.

atenas_rita_viajando-bem-e-barato

A ideia desse trabalho surgiu pelas conversas que tínhamos com amigos do Brasil que visitavam a Grécia e relatavam suas experiências. Percebemos que havia uma certa insegurança em explorar os lugares não muito visitados pelos brasileiros, por receio da dificuldade de comunicação com os gregos das ilhas e também pela falta de informação sobre esses lugares. E também que muitas pessoas viajavam em excursões em grupo, apenas para se sentirem mais seguras e tranquilas durante a viagem.

Por isso resolvemos criar um serviço para dar sugestões de lugares conforme o perfil de cada viajante, e também auxiliar na reserva e compra de tickets, hotéis, etc. Dessa maneira a viagem fica viável mesmo por quem não é fluente no inglês, pois todos os serviços serão reservados por nós, e também o viajante vai ter a nossa assistência na Grécia, durante o período da viagem, para qualquer dúvida ou eventualidade que venha a ter.

Viajei bastante pela Grécia e explorei desde os locais mais badalados como os mais tranquilos, o que me permite oferecer aos meus clientes as dicas e sugestões baseadas na minha própria experiência, para cada lugar visitado no roteiro.

É assim que o Férias na Grécia tem um jeitinho brasileiro de atender na Grécia e faz com que a viagem dos seus sonhos caiba também no seu bolso!”

_______________________________________________________

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads

_______________________________________________________

banners05animado01

Tags

503 Comentários

  1. Olaa! Estou indo com um amiga passar este Natal na Grecia, vms ficar 3 noites. Gostariamos de conhecer alguma ilha, sera q eh possivel pelo tempo curto?

    Comente
  2. Ola estou me organizando para ir a atenas e santorini em ju ho de 2018 gostaria de saber como funciona seu trabalho e dicas para viagem obrigado

    Comente
  3. Boa tarde.
    Meu filho tem 21 anos e gostaria de conhecer a Grécia. O que você recomenda?
    Ele pretende ir no final de Julho e ficar 5 dias.
    Muito Obrigada

    Comente
    • Olá Cristina

      A sugestão de um lugar específico vai depender dos interesses do seu filho.

      Caso ele curta balada, pode passar dois dias em Atenas e três dias em alguma ilha badalada, tipo Mykonos ou Ios. Se ele tem maior interesse em história, vale a pena fazer um passeio pelo continente e combinar com Atenas. Para quem gosta de praias mais naturais sem estrutura ou restaurantes, Koufonisia é uma boa opção. Geralmente os jovens gostam muito de Ios, e os mais baladeiros vão à Mykonos 😉

      Espero que essas informações ajudem, e havendo dúvidas estarei à disposição

      Att

      Rita

      Comente
  4. Bom dia,

    Preciso da sua ajuda….encontrei um ferry da Hellenics Seaways (ARTEMIS) :
    Milos (20/06 17:30) á Paros (20:45) pelo valor de EUR 13,00 por pessoa.
    Achei um pouco estranho o valor por ser bem mais baixo comparado por outros ferries.
    Não sei tb se é direto ou para em algum lugar, pois não achei nada falando de viagens de Milos á Paros.
    Tb não tem nenhuma informação de se há algum bar/lanchonete dentro.

    Aguardo um retorno assim que possível
    Obrigada,

    Comente
  5. Ola, Rita, você faz o serviço de guia brasileiro em Atenas?

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *