Viagem no inverno pela Europa: 20 dias por Londres, Paris, Berlim, Veneza, Roma e Barcelona

por | Atualizado em 22/05/23 | Aviação, Barcelona, Berlim, Dicas de Viagem, Dicas do Leitor, Dinheiro, Hospedagem, Londres, Paris, Roma, Roteiros by Rogerio, Trem, Veneza

A Lau, que fez uma viagem no Inverno pela Europa com o namorado e mais dois primos, contou tudo sobre a experiência deles e deu mais dicas para programar e organizar as suas viagens pela Europa! Afinal, cada viagem é um novo aprendizado!

Inverno na Europa 01

A viagem pelo ponto de vista da Lau!

O Rogério me passou muita confiança do seu trabalho. Li algumas de suas postagens no blog e não tive dúvidas de que a consultoria se encaixava totalmente no meu perfil. Eu não conhecia o blog, cheguei através de pesquisa pelo Google.

Nos primeiros momentos já dá para notar que o consultor tem muita dedicação em seu trabalho, estando sempre disponível a ajudar, além da qualidade que apresenta em sua consultoria. Logo, não me restou dúvidas de que era quem deveria fazer toda a nossa programação de viagem.

O aspecto mais positivo da consultoria se deu no fato de que o Rogério conhece os lugares, já passou por lá, sabe o que deve ou não indicar. Dessa forma, nos ajudou muito a escolher as melhores opções de acomodação, horários dos voos, localização e passeios.

Em um pacote de viagem, na grande maioria deles, a pessoa fica “obrigada” a seguir determinado roteiro e se esquecem de que imprevistos acontecem e muitas vezes não conseguem seguir aquilo que foi estipulado, perdendo o dia ou algo que já havia sido pago. Pela consultoria, além de ter um tratamento totalmente diferenciado e especial para determinado viajante, a pessoa fica livre para fazer a programação que julgar melhor.

O roteiro funcionou perfeitamente, se encaixou no perfil de todos do grupo. Além disso, o que também foi muito positivo, na minha opinião, foram as acomodações. Eu me surpreendi com cada lugar e em como a escolha do blogueiro não poderia ter sido melhor.

Inverno na Europa 03

As cidades do roteiro

Nós passamos por Londres, Paris, Berlim, Veneza, Roma, e por fim, Barcelona. Em todas as cidades nós tivemos dois dias inteiros, exceto Veneza, que ficamos apenas um dia.

Todas as cidades são muito grandes, assim, não deu para conhecer tudo, apenas os principais lugares. Eu gostei de tudo, mas a minha predileta foi Londres, sem dúvida. Os londrinos são extremamente educados (diferente dos parisienses), além da cidade ser maravilhosa! Mesmo tendo um preço salgado e a comida não ser das melhores.

Ainda assim, pudemos compensar o estômago em Veneza e Roma: a comida é sensacional!!! Apesar da “agressividade” dos italianos, são cidades incríveis, diferente de tudo que estamos acostumados.

Berlim tem toda a história que ronda a cidade, com monumentos, o campo de concentração. E apesar do frio (-15 °C), com certeza valeu muito a pena.

Paris é uma cidade linda, mas saí de lá com a sensação de que deixou a desejar… Eu tinha uma expectativa muito grande e, ao chegar lá, percebi que era apenas expectativa.

Além disso, como eu disse antes, o que mais me surpreendeu, e foi indicação do Rogério, foram as acomodações. Os apartamentos em Barcelona, Paris e Veneza eram excelentes, além do Hostel em Berlim, que mais parecia um hotel. Aliás, melhor que muitos em que eu já fiquei, além de ser muito barato.

Inverno na Europa 05

Os transportes: trens e voos

Sem dúvida viajar de trem é muito melhor, então é sempre melhor planejar viagens mais curtas e locais próximos. Fiquei impressionada de como tem turbulência nos voos por lá. Pra quem tem medo de avião, como eu, a viagem de trem é bem melhor.

As companhias aéreas eram muito boas, o único problema é que eles levam a sério o tamanho e peso da mala, então tem que tomar muito cuidado com isso. Eles medem mala de mão, além de não deixar passar um quilo sequer dos 15 a 23kg que as companhias de low cost oferecem.

Eu aprendi com o Rogério de que optar pelo trem, quando a viagem for de curta duração, sempre vale mais a pena. Primeiro que não precisa chegar tão cedo que nem nos aeroportos e, depois, não precisa se preocupar com o peso da mala.

Inverno na Europa 06

As hospedagens

As hospedagens eram excelentes! Deu tudo muito certo, todos os lugares eram confortáveis, organizados e receptivos.

No Casa Mirian, em Londres, a dona da casa, Miriam, é super atenciosa, e ficava perto dos principais pontos turísticos. Em Paris ficamos em um apartamento ao lado da Catedral de Notre Dame. Localização excelente, fizemos tudo praticamente a pé, e o apartamento era muito bom.

Em Berlim ficamos no Generator Berlin Alexanderplatz, e como eu mencionei, muito melhor que qualquer hotel por aqui. Já em Veneza ficamos no apartamento Cà Sant’Angelo, ao lado da Piazza San Marco, ou seja, melhor impossível, além de ser super novo e contar com ótimo preço. E em Roma ficamos na casa da Adriana, um jeito diferente de se fazer turismo. Valeu a experiência e era ao lado do Coliseu, fizemos tudo a pé também.

Por último, Barcelona, onde ficamos no apartamento da Carla e, sem dúvida, foi o melhor lugar! Sem palavras pela qualidade do lugar e o preço era melhor ainda! Ficamos ao lado da Sagrada Família, com fácil acesso ao transporte público e o bairro era ótimo!

Seguro viagem

Não foi necessário utilizar o seguro, mas todos contavam com ele. Caso acontecesse algo estaríamos tranquilos. E sim, sabíamos que o seguro era obrigatório e foi uma das primeiras providências.

A imigração

Em relação à imigração aconteceu algo inusitado, que vale a pena mencionar.

Nós todos entramos por Londres, e apesar de todos os rumores sobre a imigração de lá, foi super tranquilo. É só ter todos os documentos em mãos, de estadia e passagem de saída do país. Assim, como saímos de Londres por trem para Paris, não passamos pela imigração, e continuamos a nossa viagem sem passar por nenhuma outra imigração, já que os voos entre os países são considerados “domésticos”.

Em Barcelona, como era nosso último destino, passamos pelo Tax Refund, e lá nos foi informado de que não tínhamos “entrado” na União Europeia, uma vez que Londres não fazia parte do acordo de imigração, e que estávamos “ilegais”. Quase que não nos deram o retorno dos impostos em razão desse impasse. Serve de lição para que na próxima vez se deve passar pela imigração.

O clima durante a viagem

Incrivelmente não estava muito frio, os próprios europeus estavam impressionados com este inverno, dizendo que estava muito mais quente do que o usual. Apenas em Berlim que quase congelamos, muita neve e frio, mas isso já era esperado.

A temperatura sempre ficou entre os 5 °C e 10 °C, e em Barcelona pegamos 15 °C, o que foi ótimo! O único problema é que chove muito nessa época do ano. O Rogério tirou todas as nossas dúvidas, e deu dicas certeiras sobre o que colocar na mala, tanto é que em nenhum momento tivemos problema com o frio ou peso da bagagem.

Custos da viagem

O financeiro ficou dentro do planejado e gastamos de acordo com o esperado. Nós gastamos mais com as hospedagens, e também achei o preço do transporte público um pouco caro, ainda mais se a pessoa converte. Por isso tem o ditado “quem converte não se diverte”! Mas em certas situações é praticamente impossível não pensar em real.

Em todas as minhas viagens sempre usei o Travel Money, mas nessa última, com toda sinceridade, não está mais valendo a pena, em razão de estarem cobrando o IOF de 6,38% pelas transações. Às vezes é até melhor usar o cartão de crédito, que pega o valor da moeda muito mais baixo. Por exemplo, eu paguei R$ 4,30 pela libra na casa de câmbio + o IOF de 6,38%. Mas ao chegar a minha fatura do cartão, a libra veio R$ 3,98 + o IOF, ou seja, eu economizaria se usasse só o cartão de crédito.

Assim, sem dúvida, nas minhas próximas viagens, só vou levar o dinheiro e o cartão, já que não vale mais a pena o Travel Money.

Inverno na Europa 10

Tax free

Apesar da fila enorme, com certeza vale a pena a espera para o Tax Refund, já que pode usar o dinheiro no Duty Free (rs). Eles pedem para ver a mercadoria, precisa ter todos os envelopes certinhos, e cada país tem um valor mínimo de compras. Por exemplo, em Barcelona é de 90 euros, já na Itália é de 150 euros, mais a passagem de volta para o Brasil, só podendo pegar o dinheiro no último lugar. É uma burocracia chatinha, mas vale a pena guardar tudo e ficar na fila.

Se você não sabe o que é ou como funciona o sistema de Tax Free, este artigo te conta tudo que você precisa saber!

Inverno na Europa 11

Internet e telefone

Eu não comprei chip, fiquei com o meu daqui do Brasil, já que o tempo em cada cidade era limitado, mas pelo o que eu vi, é um ótimo negócio comprar um chip local. Não passa de 10 euros, tem internet ilimitada e minutos de ligação local. Eu desativei o 3G para não ter nenhuma surpresa e, em caso de urgência, usar SMS, o que não foi nada barato… E utilizava o wifi quando tinha disponível.

Sobre a consultoria

Eu recomendaria, sem dúvida, para qualquer tipo de viajante, pois o Rogério entra no espírito da viagem e está sempre disposto a ajudar ao máximo. Com certeza contratarei o Rogério novamente! Daqui para frente ele organizará todas as minhas viagens, o custo/beneficio é ótimo, além das dicas e compromisso com seus clientes.

Como já cansei de dizer, nenhuma crítica, apenas elogios! A viagem foi ótima e o Rogério contribuiu muito para que fosse perfeita.

Inverno na Europa 04

Lau
São Paulo/SP
Data da viagem: janeiro/fevereiro 2014

44 Comentários

  1. Irene Madureira

    0lá Rogério!

    Tenho passagem comprada para Lisboa para janeiro de 2017′.
    Como já conhecemos Portugal, ficaremos 5 dias para rever amigos e
    fazer alguns passeios. Mas no tempo restante’queremos ir para outros países.
    Somos 4. Meu marido, eu e nossos 2 filhos. Eles tem 12 e 15 anos.
    Gostaria de uma sugestao de roteiro.
    Pensei em Londres. Adoraria conhecer Praga, mas acho que morreremos de frio e talvez nao compense.
    Minha filha tem vontade de conhecer a Itália.
    Por favor, aguardo seu contato.
    Obrigada,

    Irene

    Responder
  2. Leonardo Silva

    Olá Rogério,

    Viajarei com minha noiva no final de maio/17, algo em torno de 15/18 dias (contando ida e volta ao Brasil). Gostaria de solicitar um orçamento, contando que a intenção é passar por Madrid-Barcelona, Berlim, Itália (Roma-Florença-Veneza) e Paris.

    Responder
  3. Eliz

    Olá Rogério, tudo bem?
    Estou programando minha viagem de férias pra janeiro de 2017 com meu esposo e meu filho de 2 anos. Gostaria de fazer um orçamento com você. Ficaremos 20 dias. E temos como prioridade conhecer mais da Itália.Gostariamos de um roteiro com mais três países.
    Parabéns peli trabalho.
    No aguardo!
    Eliz Vieira

    Responder
  4. Priscilla

    Olá Rogério gostaria de dicas e valores, pretendo ir a Europa em 2018 com meu esposo e filho, vou por Portugal pois tenho uma Tia que mora lá e o restante não sei como planejar, gosto de coisas mais estilo mochileira. Para nortear meu esposo disse que quer conhecer Milão e eu logicamente Paris. Aguardo contato. A princípio pretendemos ter uns 20 mil

    Responder
  5. Claudia

    Bom dia Rogério.

    Preciso de informações sobre orçamento.

    Quero ir para Paris em.janeiro de 2017.

    Responder
  6. Andre silva

    Ola rogerio
    Gostaria de suas dicas e valores
    Somos seis pessoas viajando pra europa em 20 dias
    Entraremos por lisboa
    De 21 de janeiro a 12 de fevereiro
    Gostariamos de incluir
    Espanha, londres, amisterda, alemanha, suiça, roma e paris. Como organizar tudo isso entre trem e lowcost se possivel e precos acessiveis. Tipo mochileiros
    Aguardo orcamento e valores

    Responder
  7. Douglas

    Olá Rogério, poderia me passar um orçamento? Eu e minha esposa estamos planejando uma viagem para Itália ( Roma – Florença -Veneza, não necessariamente nessa ordem) em janeiro /fevereiro 2017.
    Parabéns pelo ótimo blog.
    Abraço

    Responder
  8. danilo

    Rogerio encontrei seu blog através de pesquisas e pretendo ir passar 20 dias na europa em novembro de 2016. Talvez possa me ajudar com essa missão, ou melhor, nesse sonho.
    Aguardo retorno para tratarmos de forma mais detalhada.
    Abraços

    Responder
  9. Isis

    Oi Rogério! Tudo bem? Estava pesquisando umas coisas sobre viagens e acabei encontrando o seu blog! Eu me formo em aproximadamente 1 ano e meio (com essas greves nunca se sabe hahaha) e minha turma não vai fazer formatura, então eu vou participar da colação, vou fazer um jantar pra família e amigos meus e depois viajar. Eu já estive na Europa em dezembro 2014 e janeiro desse ano, aquele friozão de inverno… Passei por Dublin, Bruxelas, Dusseldorf, Berlim, Paris, Londres e Madri. Pra esse roteiro comemorativo de formatura eu gostaria de sugestões de lugares bonitos e animados, mas dessa vez pretendo ir em uma primavera ou verão (escurece mais tarde então acredito que dê pra aproveitar mais que no inverno), por mais ou menos umas 5 semanas. E essas cidades que eu já estive eu tenho muita vontade de voltar, então não tem problema estar no roteiro haha e meus dois amigos que vão comigo, vão pela primeira vez. Eu gosto de tudo quanto é estilo de viagem, por isso está dificil pensar em roteiros…Eu gosto de neve, gosto de praia, gosto de natureza, aventuras, cidades históricas, grandes centros urbanos, enfim… Ah, parabéns pelo seu blog!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Isis!

      Acredito que poderei ajudar vocês com a minha consultoria de viagem personalizada. Enviei para seu email minha proposta e briefing. Baseado nas tuas informações e perfil, será bem tranquilo organizar um roteiro bem bacana e diversificado nestas 5 semanas de viagem pela Europa! 🙂

      Abraço!

      Responder
  10. Murilo Marcos

    Rogério, boa noite. Não recebi o seu e-mail, você poderia enviar novamente?
    Obrigada
    Murilo

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Murilo!

      Reenviei para seu email. Qualquer coisa confere se não está caindo no spam ou então informa outro email, ok?!

      Abraço!

      Responder
  11. Nivea Bastos

    Gostaria de um orçamento de consultoria para fevereiro/16
    10 dias (03 pessoas)

    Londres/paris/Amsterdã/Frankfurt

    Responder
  12. Lenice

    Oi Rogerio! Gostaria de ter informacoes sobre a sua consultoria.Pretendo ir a Europa em outubro. Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Lenice!

      Enviei email com proposta e briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  13. angela moreira

    Ola Rogerio,

    eu e meu esposo estamos programando uma viagem para a Europa, gostaria de receber uma proposta para consultoria, podemos viajar no período de fevereiro a abril 2016, ficaríamos no máximo 20 dias.

    att

    angela

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Angela!

      Proposta e briefing no teu email! 🙂

      Abraçoooo!

      Responder
  14. Violeta

    Olá Rogério,
    parabéns pelo site e pelo trabalho, muito legal.

    Meu marido e eu estamos planejando uma viagem para a Europa no mês de janeiro/2016. Sabemos que não é a melhor época, mas como sou professora, minhas férias são sempre no verão ou no inverno, nunca na meia estação…

    O fato é que estamos um pouco apreensivos quanto ao frio… ou melhor em ser uma fria… por isso, apesar de termos muita vontade de conhecer a Alemanha, Holanda, Paris e República Tcheca, pensamos em adaptar nosso roteiro, para uma viagem menos gelada….
    Pensamos em Madrid, Barcelona, Itália (gostaríamos de fazer varias cidades italianas), e mais um terceiro país. Não sabemos qual seria o ideal.

    Você poderia nos ajudar na nossa dúvida? bem como nos enviar um orçamento para um roteiro completo?

    Grata

    Violeta

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Violeta!

      Que tal Portugal? Combina bem com a Espanha e tem clima mais ameno também. Mas acho tranquilo ir para Paris ou Londres, por exemplo, mesclando com lugares mais amenos. Enviei por email minha proposta de consultoria e briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  15. Luciana Lopes

    Olá Rogério,
    Gostaria de um orçamento para consultoria.
    Meu marido e eu queremos ir à Europa em abril/2016, 20 dias (aprox.)
    Cidades à visistar: Londres, Paris, Roma e Berlim.
    Atenciosamente.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Luciana, tudo bem?!

      Proposta e briefing no teu email. 🙂

      Abraço!

      Responder
  16. Maria

    Olá Rogério, tudo jóia?! Gostaria de um orçamento para consultoria! Estou indo com meu marido para Europa agora em fevereiro. Vamos dia 8 e voltamos dia 20. Chegamos e voltamos por Amsterdã. Gostaríamos de conhecer Berlin, Paris e Bruxelas. ( claro Amsterdã ) aguardo seu contato. Obrigada!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria, tudo bem?!

      Briefing e proposta da consultoria no teu email ,ok?!

      Abraçooo!

      Responder
  17. Lau Lemos

    Olá Marcella,

    O Rogério me pediu para responder a sua dúvida.. Então, a gnt passou MUITO frio em Berlim, tanto que nossos passeios acabavam sendo curtos por não suportamos ficar tanto tempo do lado de fora. Eu usava uma termica, mais uma de manga comprida, casaquinho de lã por cima e aqueles casacos pesados por cima.. Eu tenho um da The North Face de pena de ganso, e foi excelente, não passei frio. O nosso unico problema (meu namorado quase perdeu o dedinho do pé haha) é deixar o pé o mais quentinho que vc conseguir, afinal, o pé é a temperatura do corpo! Compra uma meia térmica e o sapato impermeavel.. Pq a neve é muito alta, quando vc pisa, o seu pé afunda, entao se nao estiver com o sapato correto, isso pode te fazer muito frio! Mas vá preparada, pq eu já fui para os EUA no inverno pesado do Colorado, e não se compara o frio, achei muito pior em Berlim. Aproveite! Pois apesar do frio, a cidade é linda!

    Responder
  18. Marcella

    ola

    vou pra berlim ficar 2 dias em janeiro, gostaria de saber como vcs se vestiram.
    eu to pensando em usar 2 sobrepeles, uma manga comprida quente por cima, e por cima um sobretudo impermeavel, que nao é tão quente. gostaria de saber se é recomendado aqueles casacos ”feios” porem mais quentes, ou com o que estou pensando, da pra suportar o frio

    Responder
  19. Amanda

    Oi tudo bem ??? Eu e minha amiga pretendemos viajar 30 dias para europa, e gostaríamos de dicas em lugares ir, quais lugares mais frequentados para jovens e pretendemos fazer uma viagem econômica. Precisamos de ajuda rs kk
    Obg

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Amanda, tudo bem?!

      Enviei proposta de consultoria diretamente para teu email, ok?!

      Abraço

      Responder
  20. Luciene

    Oi Rogerio,
    Adorei os relatos da viagem do Lau e turma. Estou indo em 12 de dezembro para Portugal, Londres, Berlim e Paris retornando 07 de janeiro para o Brasil. Vou com a familia (meu marido e filho de 7 anos). Depois de ler o depoimento do Lau fiquei mais preocupada com o frio de Berlim. Gostaria muito de uma consultoria Boa e Barata também. Quanto custa? Obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Luciene, tudo bem?!

      Enviei para teu email proposta de consultoria e briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  21. Beatriz T

    Olá!

    Tenho um amigo morando em Budapeste e pretendo visita-lo entre 06/12 e 18/12. Somos em 2 pessoas mais ele. Pretendo ficar 4 dias em budapeste, 4 em viena e 2 em praga e só posso levar 4 mil reais (2mil pra mim, 2 mil para meu namorado) ou seja uma media de 54 euros por dia, mais o cartão de crédito (somente se necessario). É suficiente? é nossa primeira viagem internacional e não sei. Não queremos nem um pouco de luxo, só a experiencia já vale qualquer coisa.

    Obrigada 😀
    Blog fantastico!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Beatriz, tudo bem?!

      Budapeste e Praga será mais tranquilo, pois as coisas não são caras por lá. Já Viena é carésima, mas tudo é possível com esta média de 54 euros por dia, ficando em hostels e comendo lanches e comidinhas de rua, ok?! Se tiverem lugar para ficar em Budapeste, poderão economizar mais ainda para poderem esbanjar um pouco mais na alimentação e nos ingressos para atrações pagas, ok?!

      Abraço!

      Responder
  22. Marcelo Amaral

    Olá Rogério,

    Gostei muito dos seus comentários.
    Bom, vou a Londres/Paris em fevereiro/2015…11dias de viagem, ficarei 2 dias em Paris e o restante em Londres, tenho duvidas:
    1° Moeda, qual devo considerar, levo tudo em Libras e troco por Euro, ou levo euros e utilizo euros em Londres tbm?
    2° como é o clima nessas duas cidades, chega ter abertura de sol, ou é completamente cinza?

    É isso!! Agradeço sua resposta desde já.

    Abraços!

    Att.,
    Marcelo Amaral

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Marcelo!

      Para Londres leve ou saque Libras. Para Paris leve ou saque euros. Não tente fazer câmbio por lá, perderá tempo e dinheiro, ok?!

      Nesta época o normal é estar frio e chuvoso, principalmente em Londres. Já Paris o sol aparece um pouco mais. Vamos torcer para que tenham sorte e o sol dê as caras! 🙂

      Abraço!

      Responder
  23. Amanda Kaizer

    Olá Rogério! Seu blog está me ajudando bastante a organizar minha viagem, mas ainda estou com algumas dúvidas.
    Estarei indo em 12 de junho e meu roteiro e o seguinte:
    Londres: 4 noites
    Paris: 4 noites
    Florença: 3 noites
    Roma: 4 noites.

    Ja me adiantei e reservei os hotéis em todas as cidades, mas ainda nao comprei passagem. Qual o melhor periodo para efetuar esta compra? O roteiro da viagem esta bom? Quanto mais ou menos devo levar para me manter esses dias por la?

    Obrigada.
    Amanda

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Amanda!

      O roteiro está ótimo, show de bola! 🙂

      O negócio é ficar de olho e comprar assim que sair uma promo para este péríodo. Normalmente de 6 a 4 meses antes da viagem os valores são muito bons, e depois disto só se pintar alguma promo, que quase sempre se aproxima dos valores que pagaria antecipado. Então, se conseguir algo por 800, 900 dólares para uma passagem multi-city, no teu caso ida para Londres e volta por Roma, manda ver!

      Um bom valor médio e diário seria uns 80 euros por pessoa, para alimentação, ingressos e transporte local.

      Abraço!

      Responder
  24. Tatiana

    Olá,Rogério, estou adorando seu blog,mas quanto mais eu leio mais confusa eu fico. Rsrsrs Vou te explicar: Depois de muito tempo vou realizar meu sonho de conhecer Paris, pretendo fazer uma viagem de no máximo de 15 dias, quero ficar mais ou menos 4 dias em Paris e queria aproveitar e conhecer,pelo menos, mais 2 cidades, eis aí o problema!!! Pensei em escolher entre: Zurique,Interlaken(pegar o trem e ir até o Top of Europe,mas o problema é que eu vou em Novembro e tenho receio do frio lá no topo.), Veneza,Milão,Roma…
    Bom,gostaria de saber se é melhor ir de avião ou de trem entre as cidades gastando o mínimo possível.
    Por favor me dá algumas dicas tops para eu me programar, estou querendo ir precisamente daqui a 2 meses.
    Obrigada

    Responder
  25. Rodolfo Shinydder

    Ola Pessoal!
    Sensacional a viagem de voces, me senti estar junto a todo tempo…
    Rogerio o site é TOP 10!

    Eu so fiquei sem entender direito a questão citada sobre o problema com imigração quando os meninos chegaram em Barcelona e a questão desse retorno de impostos.
    Queria saber mais sobre isso…

    Abraços,

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rodolfo!

      Como eles estavam em Londres, ao entrarem em Paris é necessário fazer a imigração pois estavam entrando em um país da Comunidade Européia. A partir daí teriam o visto para circularem por qualquer país da União Européia. O contrário também se aplica, ou seja, quando se vai de Paris a Londres.

      Com relação ao tax free, se fizer compras poderá solicitar o Tax Free no aeroporto, antes de embarcar para o Brasil. Consulte o site http://www.globalblue.com/ para ver o percentual de desconto a receber em cada país e também o mínimo necessário por compra. Ao fazer uma compra, solicite sempre o formulário e o envelope de Tax Free na própria loja.

      Preencha todos os campos e, depois de fazer o checkin no último aeroporto antes de embarcar para o Brasil, você deve ir com todas as bagagens ao local de conferência de Tax Free. Lá as suas malas serão despachadas. Você pode solicitar o pagamento na hora, em euros, ou então em crédito no cartão de crédito. Caso opte pelo primeiro, terá que ir a outro local para então receber em euros. No segundo caso, basta entregar a um funcionário o envelope ou então depositar nas caixas de coleta. É necessário ter o carimbo para receber o Tax Free.

      Abraço!

      Responder
  26. Fatima Muller

    Olá Rogério tudo bem. Sensacional seu blog.
    Meu marido, eu e meus dois filhos (5 e 3 anos) desejamos viajar pela Europa daqui a um ano e meio, gostaria de algumas dicas pois será nossa primeira viagem. Tenho duvidas de qual o valor ideal para passar 22 dias, incluindo passagens, hospedagem, tickets de trem , alimentação, etc. Tenho vontade de conhecer Paris, Londres, Suiça, Amsterdã, mas aceito sugestões afinal viajarei com as crianças.
    Conto com sua ajuda,
    abraços
    Fátima Muller

    Responder
  27. roberto

    Òtimo relato, gostaria de saber mais sobre o hospedagem em Paris pois estou de viagem marcada agora em Novembro com minha esposa. Alguma dica especial? Abraço!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Roberto, tudo bem?!

      Atualizei o texto com o link do apto em que a Lau e turma ficaram em Paris.

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Onde ficar em Berlim - nossas dicas de hospedagem - […] da Lau, que viajou com o namorado e dois primos pra curtir o inverno europeu com nossos […]
  2. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Inverno na Europa: a viagem de 20 dias de Lau e turma por Londres, Paris, Berlim, Veneza, Roma e…
  3. Dicas de Viagem: Berlim - […] Outra boa dica de hospedagem é o ONE80° Hostels Berlin, que foi a escolha dos meus clientes dos roteiros personalizados…
  4. Onde ficar na Alemanha - […] da Lau, que viajou com o namorado e dois primos pra curtir o inverno europeu com nossos […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!