Como organizar a sua viagem pela Europa – dicas do consultor Rogério Milani

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Europa

Vai viajar para a Europa e não sabe como começar a organizar sua viagem? Essas dicas vão te ajudar com tudo o que você precisa saber para planejar e aproveitar!

viagem pela Europa

Sem dúvida, leva-se um bom tempo até organizar a sua viagem pela Europa com tudo esquematizado, desde partida do Brasil até hotéis, voos internos, trens, aluguel de carro, passeios, etc. Sempre planejo com pelo menos 6 meses de antecedência as minhas viagens. Numa delas, por exemplo, comprei passagens em janeiro para viajar em outubro e durante este tempo todo fui rabiscando e organizando os roteiros. Uma diversão!

O ideal, para quem quer uma viagem boa, bonita e barata, é sempre sair com a coisa mais ou menos organizada, mas sempre deixando um espacinho para as descobertas. Porque descobrir é sempre muito mais gostoso que apenas seguir as dicas de amigos, revistas e blogs, né?!

Por isso, reuni nesse artigo tudo o que você precisa saber para organizar sua viagem! Esse conteúdo foi produzido com base em 30 anos viajando para a Europa e mais de 1500 roteiros personalizados feitos para clientes da consultoria

Se mesmo lendo este artigo você ainda não sentir firmeza ou acha que não vai ter tempo para organizar a própria viagem, e não quer viajar em excursões ou pacotes prontos que não consideram suas verdadeiras necessidades, entre em contato comigo! Montamos o roteiro perfeito baseado nas suas vontades, orçamento, tempo e possibilidades

Viagem pela Europa: quantos dias e a melhor época

Muitos só podem viajar com datas fixas, que coincidam com as suas férias. Outros têm mais flexibilidade, podendo optar pela época e também pelo tempo da viagem. Assim, se você puder escolher, as melhores épocas para viajar para a Europa são de março a junho e setembro a novembro. São as temporadas com menores preços e você acaba escapando do tórrido verão, de julho e agosto, e do congelante inverno, de dezembro a fevereiro.

Se a viagem coincidir com o verão europeu, tente focar em locais com praias, ou então mais ao norte, onde o calor é menor. Agora, se for no inverno, o melhor é focar nas grandes cidades ou então mais ao sul, onde o frio pega menos. Outra opção para o inverno é definir por locais com neve, com estrutura para passeios e prática de esportes, como Áustria, França e Suiça. Ou até a Serra da Estrela, em Portugal, que conta com uma estância de esqui de baixo-custo!

O ideal é fazer uma viagem de 15 a 20 dias, que é um bom tempo de viagem e acaba sendo o melhor custo x benefício quando se olha para o preço da passagem aérea Brasil/Europa/Brasil.

viagem pela Europa

As cidades e o tempo em cada uma

Definida a época da viagem e também a quantidade de dias, agora é a hora de definir as cidades. Isto não quer dizer que você não pode fazer do contrário, primeiro definir as cidades de interesse e depois decidir a época e o tempo. Claro que pode! Não precisa seguir à risca a ordem aqui, este artigo é para servir apenas como base, ok!?

Minha sugestão aqui é: fique o máximo que puder em cada cidade! Não apenas para passar pelos pontos turísticos, tirar fotos e mostrar para os amigos. Fique para conhecer mais da cidade, descobrir coisas novas. Então, quando o destino for uma capital de um país ou uma cidade grande e com muitas atrações turísticas, como Barcelona, fique pelo menos 3 noites. Quando for cidade menor, pelo menos 2 noites.

Lembre-se que o dia de viagem é praticamente um dia morto para passeios. Por isso, tente organizar de forma a ter poucos deslocamentos na sua viagem e, quando houverem, que seja uma viagem rápida de trem. Desta forma a economia será grande e você ganhará mais tempo para curtir as cidades e suas atrações.

Definição da passagem aérea Brasil/Europa/Brasil

Evite comprar uma passagem aérea por impulso ou quando vir uma promoção. A não ser que o destino te interesse ou que já tenha uma ideia da tua próxima viagem. O melhor é, antes de mais nada, definir o tempo e as cidades que pretende conhecer, conforme já vimos nos tópicos acima.

Com a época, o tempo de viagem e as cidades definidas, parta para a pesquisa da passagem aérea. O ideal é chegar por um destino e voltar por outro, para não ter que ficar perdendo tempo ou dinheiro tendo que retornar para uma cidade para voltar ao Brasil. O preço não muda tanto assim e muitas vezes é o mesmo de uma passagem round trip (ida e volta para um mesmo destino). Não esqueça que haverá o custo da passagem de avião ou trem da penúltima cidade do teu roteiro até a cidade de onde voltará para o Brasil…

Além disto, há uma grande vantagem em comprar a passagem chegando em um destino e voltando por outro: se houver algum problema de atraso em algum voo desta reserva, a companhia aérea ficará responsável por colocar você em outro voo, sem custos para você.

Caso tenha dificuldade ou queira ajuda profissional na definição e compra da sua passagem aérea, entre em contato comigo pelo email [email protected] que posso verificar o melhor e mais em conta voo para você, além de solicitar cotação para uma agência parceira, com segurança e total confiança, e taxas de serviços e valores de emissão menores do que cobram sites como Submarino Viagem, Viajanet, Decolar e outros similares.

austria

Foto de Joss Woodhead

Viagens dentro da Europa

Aqui vale outra dica, que vale também para o tópico acima: sempre compare os valores da compra da passagem aérea Brasil/Europa/Brasil junto com os trechos internos a serem voados com os valores finais se estes trechos internos forem comprados à parte, separados da passagem intercontinental. Por exemplo: a sua viagem será SP – Paris – Berlim – Roma – SP. Cote todos estes trechos juntos numa mesma reserva, seja via site ou agência. E então compare se fosse fazer duas compras, uma os trechos SP/Paris e Roma/SP e outra a compra  dos trechos Paris/Berlim e Berlim/Roma via companhias aéreas low cost.

A grande vantagem de sair do Brasil com todos os voos em uma mesma reserva, além de evitar dores de cabeça com atrasos, como visto no tópico acima, é a manutenção da franquia da bagagem, que normalmente é de uma mala de até 23kg na classe econômica, que então valerão para os voos internos também.

Mas se o distância entre as cidades for pequena, até 4 ou 5 horas de viagem, vale a pena pegar o trem, já que assim você parte e chega sempre nos centros de cada cidade e não perde tempo com checkins e checkouts nos aeroportos, que normalmente ficam bem afastados do centro.

Carro só vale a pena quando você for explorar o interior dos países, lugares onde é mais difícil chegar com transporte público ou regiões que combinem com passeios de carro, como a Toscana ou a Provence. Se a ideia for viajar pelas capitais e grandes cidades, vá de trem ou avião, será muito mais rápido e confortável. Se estiver pensando em alugar carro na sua viagem pela Europa, vale a pena conferir um artigo com diversas dicas para você.

Reservando hotel, hostel, B&B, apartamento…

A hospedagem vai depender muito do perfil do viajante ou dos viajantes, a grana que estão dispostos a gastar e também o tempo em cada cidade. Se a ideia é ficar pelo menos 3 noites em uma determinada cidade, ou se você estiver viajando em 4 ou mais pessoas, vale a pena partir para o aluguel de um apartamento. O valor compensa bastante e você ainda poderá utilizar a cozinha, preparando seu café da manhã, lanches e refeições.

O ideal, claro, é ficar sempre nas zonas centrais de cada cidade, de onde será mais fácil utilizar o transporte público ou sair a pé para conhecer a cidade e seus pontos turísticos. Então não espere milagre tentando conseguir um super hotel bem no centro da cidade e que seja baratíssimo… Tudo tem seu preço e se ele for muito barato, desconfie…

As grandes cidades da Europa, sejam capitais ou não, são muito bem servidas de transporte público. Para se dar bem nelas e não gastar muito ficando bem no centro quando não encontrar algo para o tamanho do seu bolso, tente ficar perto de uma estação de trem, metrô, tram (bonde) ou ônibus. Já nas cidades menores, o ideal é ficar o mais próximo possível do centro ou zona turística, podendo fazer praticamente tudo a pé.

Para conferir hospedagens perfeitas, bem localizadas e de ótimo preço, bem recomendadas e testadas pelo blogueiro e clientes da consultoria, em Roma, Porto, Barcelona, Milão, Santorini e outras cidades, vale acessar o link e acertar em cheio na tua escolha nestas cidades!

viagem pela Europa

Roteiro de atrações turísticas

Se você leu até aqui, é porque realmente está interessado e quer fazer da sua viagem a melhor possível! Então já temos países, cidades, transportes e hospedagens definidos. Agora é a vez de começar a esboçar os atrativos turísticos, restaurantes, bares ou qualquer lugar que interesse a você em cada cidade.

Você pode já sair do Brasil com este roteiro bem definido e organizado ou então definir apenas o que você realmente quer fazer e decidir quando e como ao chegar na cidade, sem a preocupação de fazer disto uma obrigação.

E se você não tem tempo ou paciência para pesquisar, organizar e definir as atrações e lugares que fazem sentido dentro das suas vontades, eu posso fazer isso por você! Aliás, esse é o grande diferencial dos roteiros que criamos na consultoria e o mais pedido por nossos clientes: viagens que fujam do óbvio e sigam seus gostos, além do que é comum e esperado em cada destino.

Qualquer que seja sua escolha, tente não criar grandes expectativas sobre lugares, monumentos, passeios, sabores, etc. Lembre-se que uma foto ou relato não se comparam à experiência de estar ali e viver as emoções que pedem. Tente estar aberto ao que lhe aparecer, no lugar de buscar o que você quer que apareça. Afinal, a viagem é um momento de descoberta! Por isso, se você já for com todos os conceitos definidos, pode perder os detalhes que fazem valer a pena.

Documentos e imigração

Um dos pontos mais importantes que ninguém deve esquecer ao viajar para a Europa é a obrigatoriedade do seguro viagem nos países da Comunidade Européia. E mesmo se não fosse obrigatório, vale a pena viajar com este seguro em mãos, pois o tamanho da conta por acionar um médico, um dentista ou precisar de um remédio por lá já valerá o investimento. Então, escolha um bom seguro e viaje mais tranquilo.

E não esqueça de estar com todos estes documentos e confirmações em mãos na hora de fazer a imigração: passaporte, seguro viagem, passagem de volta, comprovantes de reserva em hotéis, hostels, aptos, trens, voos internos e o que mais você tiver reservado para sua viagem, os cartões de crédito e débito. Mais detalhes você poderá conferir neste post, onde expliquei sobre cada documento necessário e como se comportar na imigração.

A melhor forma de levar dinheiro para a Europa

A minha recomendação é sempre diversificar no formato de levar dinheiro para a Europa. Assim, acredito que seja interessante estar com um cartão de crédito habilitado para algum imprevisto; dinheiro em espécie, porque ainda existem lugares que só aceitam dinheiro (assim como lugares que não aceitam); e cartão Wise, por inúmeras vantagens, que me aprofundo mais no artigo “A melhor forma de usar dinheiro no exterior“.

Tenha em mente que levar apenas um meio de pagamento pode ser arriscado e te deixar vulnerável aos imprevistos. Algumas cidades como Londres, por exemplo, já não aceitam papel moeda na maioria dos lugares.

Neste outro artigo falo mais sobre cada uma das opções, os impostos para fazer o câmbio e outras recomendações.

Internet e comunicação

Para internet e comunicação, vale um aviso para quem quer levar seu celular para usar o próprio número no exterior: solicitar o desbloqueio na operadora. E já aproveite para cotar planos da sua operadora para uso do celular no exterior. 

Em 99% das vezes o mais barato é comprar um chip pré-pago de uma operadora local para usar internet e fazer ligações, inclusive internacional, que acabam saindo muito mais baratas que nos planos oferecidos pelas operadoras brasileiras. Também existe a opção de comprar um chip global ainda no Brasil, mas acaba sendo bem mais caro.

Neste artigo explico melhor sobre as vantagens e desvantagens de cada opção, como elas funcionam e minha recomendação para usar celular e internet durante sua viagem para a Europa.

Malas

Esse é um assunto importante! Minha recomendação é que, mesmo que sua passagem aérea permita levar até 2 malas de 23kg cada uma, viaje com apenas uma mala de até 20kg, para facilitar seus deslocamentos na viagem.

Já pensou você em Paris pegando metrô com duas malas pesadíssimas e ainda tendo que carregá-las por escadas sem fim? E se for voar com uma low cost, este é o limite para não ter que pagar tarifas extras por excesso de malas. Também leve uma mochila para o dia a dia e que também sirva para levar algumas roupas no voo do Brasil para a Europa, que te salvarão caso a companhia aérea extravie suas malas… Veja neste post mais detalhes sobre quanto você poderá levar de bagagem para a sua viagem pela Europa.

viagem pela Europa

Buenas, acredito que há muitas dicas aqui, mas sempre temos informações a acrescentar. Se você tiver alguma dica ou informação para compartilhar comigo e com os leitores, faça um comentário, ok?

Outras postagens relaciondas com o tema organização de roteiros de viagem pela Europa

32 Comentários

  1. Joana

    Olá

    Gostaria de fazer um planejamento de viagem
    Queria saber se é possível viajar para a Alemanha, Holanda e Bélgica na mesma viagem, vou ficar por 1 ou 2 meses na Europa nas minhas ferias do próximo ano 🙂
    Os países que gostaria de conhecer são: Alemanha, Holanda, Bélgica, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Noruega, Islândia, Finlândia, Áustria, Suíça, França, Itália, Republica Checa, mas sei que não é possível visitar todos de uma vez e ficaria muito caro então vou viajar varias vezes, começando pela Alemanha 🙂

    Gostaria de ajuda para saber quanto tempo seria melhor passar em cada viajem, no caso da Alemanha, Holanda e os países Escandinavos quero visitar mais de uma cidade

    Agradeço

    Responder
  2. August

    Olá rogério! Achei as dicas muito valiosas e bem interessantes. Gostaria de sua ajuda para montar um roteiro com as devidas dicas para a primeira viagem dos sonhos à Europa com minha esposa, ambos com 60 anos. Estamos tentando planejaruma viagemno ano que vem, (viagem de 20 a 30 dias) ainda sem uma definição de datas. Gostaria de fazer essa viagem no melhor estilo custo-benfício (o mais barato possível), aproveitando o máximo possível o transporte público, NÃO temos atração por gastronomia requintada, hospedagens cara, etc (a única ressalva é acomodação exclusiva para casal).
    No roteiro, gostariamos (se possível) incluir um cruzeiro de 4 ou 5 dias (talvez partindo de Barcelona??), bem como inclusão obrigatória de 2 dias pela cidade de Grosslobming na Austria. (cidade de nascimento de meu falecido pai, que gostariamos de conhecer).
    PS. Não falamos inglês, mas eu falo razoavelmente o alemão.
    Mais uma vez, parabéns pelo blog e obrigado pela ajuda!

    Responder
  3. Amanda

    Boa tarde Rogerio ,

    Preciso da sua consultoria, quero fazer uma viagem com meu esposo pra Europa passando por pelo menos por 3 países uma viagem de 15 dias.
    Ps: nunca viajamos para o exterior.

    Responder
  4. Matheus Guerra

    Olá, Rogério! Gostaria da sua ajuda na confecção de um roteiro de 15 dias que incluísse Barcelona, Paris, Amsterdã e Praga, com uma média de previsão orçamentária. A viagem seria low-cost, para 7 jovens.
    P.S.: não precisa calcular com a passagem de ida do Brasil.

    Responder
  5. Alysson

    No aguardo…

    Responder
  6. Alysson

    Bom Dia,

    Eu e uns amigos estamos planejando uma viagem para Madrid em 2018… Pode nos dá alguma dicas?! Nosso intuito principal é conhecer o Santiago Bernabéu..

    Responder
  7. Fabiana Corrêa

    Olá Rogério,

    Quero viajar em março/2017 com esposo e filho de 1 ano e meio. Temos 12 dias e gostaríamos de passar por uns 3 países. Só não sabemos o que é melhor para uma criança desta idade.

    Pode me enviar sua proposta de consultoria ?

    Obrigada!!!

    Responder
  8. Isabelle

    boa tarde! obrigada pelas dicas. tenho interesse em viajar em agosto para a europa, ficar em torno de 30 dias. você poderia me dar dicas de roteiros?
    desde já agradecida

    Responder
  9. Nadja Laurelli

    Ola, boa noite!
    Temos um sonho em familia que pretendemos colocar em prática em janeiro/17. Sao 18 dias disponíveis, 09 pessoas desde avô a neto (idades e interesses variados) e o grande impasse em que queremos conhecer 4 países da Europa: Espanha, Portugal, Italia e França. É impossível? Consegue me dar uma direçao? Parabens pelo site e vcs são otimos!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Nadja!

      Impossível não é, mas difícil sim. Mas só posso avaliar melhor com mais infos. Enviei para o teu email minha proposta de consultoria e também o briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  10. Eduardo Aphonso

    Bom dia Rogério… Já tem algum tempo que eu ensaio uma viagem para a Europa… De uns 15 dias em terra… mas nunca dá certo… Vi que a melhor época é em Maio e Outubro… Em maio já não dá mais tempo porque está muito em cima.. se possível me envie uma proposta por email, por favor… quero uma viagem estilo mochilao com minha esposa… sem muito luxo mas muitos lugares no trajeto… Obrigado

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Eduardo!

      Proposta e briefing no teu email. 😉

      Abraço!

      Responder
  11. andreia andrade

    ola Rogério, gostei muito de suas dicas, estou programando uma viagem com um grupos de cinco pessoas, já conheço lisboa e algumas cidades da Itália, porem foram viagens através de pacotes e não conheci muitas coisas, gostaria de passar o réveillon em paris e fazer lisboa novamente com Londres ou Amsterdã, mais não sei por onde começar. preciso muito de sua ajuda. obrigada.

    Responder
  12. maria bernadete malerbo

    Olá Rogério, gostei mto de suas dicas, são preciosas. Bom vão minhas dúvidas: em setembro 2015 vou para Bosnia, croacia,eslovenia e itália, 30 dias (merecidas férias). pergunto: no final da viagem sobrará 6 dias, compensa ir de veneza a lisboa, porto nesses dias comprando passagens aereas de Veneza a Lisboa ou dá pra ir em trem? Noturno é claro.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria Bernadete!

      Faz o trajeto voando, será mais rápido e também mais barato e confortável.

      Abraço!

      Responder
  13. Aline Freitas

    Olá Rogério!
    Gostei muito das suas dicas. Pretendo viajar à Roma em breve, e penso embarcar num vôo com conexão em Lisboa. Tenho dúvida de onde faço a imigração? No aeroporto de chegada (Lisboa) ou apenas no destino final (Roma)? Abraços!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Aline!

      A imigração será em Lisboa e você só pega as malas em Roma, ok?!

      Abraço!

      Responder
  14. Vanessa Beira

    Olá Rogério,
    Estou tentando definir um roteiro de 12 dias pela Europa em julho de 2015. Minhas prioridades são Paris, Berlim, Amsterdã e o que mais for possível, rs. Vou com meu noivo, já realizamos algumas cotações, mas está difícil bater o martelo…
    Aguardo seu contato. Obrigada.

    Responder
  15. Patricia

    Olá, gostei bastante das dicas. Mas tenho uma dúvida, vou fazer uma viagem de 24 dias pela Europa e Fevereiro/Março 2015, vale a pena comprar as passagens de trem com antecedencia antes de sair do Brasil ou é melhor comprer conforme a necessidade de me movimentar de um país para outro?

    Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Patrícia!

      Tudo vai depender do teu modo de viagem. Se pretende fazer uma viagem já bem organizada e com itinerário definido, vale a pena já sair do Brasil com tudo organizado, hotéis, voos e os trens. Este o formato que utilizo nas minhas consultorias, garantido uma viagem econômica e sempre nos trens mais rápidos.

      Se quiser uma viagem sem muito planejamento e ir conforme “der na telha”, daí vale a pena comprar os tickets de trem um ou dois dias antes, diretamente na estação, para ainda conseguir uma boa tarifa nos trens mais rápidos ou então até comprar na hora, mas neste caso optando pelos trens indiretos e mais demorados, mas com preços bem menores.

      Abraço!

      Responder
  16. Priscila Kumasaka

    Oi Rogerio,

    estou pensando em viajar na ultima semana de setembro’15 e ficar ate o inicio de outubro (total de 15 dias) gostaria de conhecer amsterdan/paris e londres.

    Qual roteiro vc me indica?(pensando em custo/beneficio) rs.

    Quando é melhor época de comprar a passagem ?

    Obrigada
    Priscila

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Priscila!

      Em termos lógicos e práticos o ideal é fazer Londres – Paris – Amsterdã ou o inverso. Mas recomendo cotar todas possibilidades, inclusive começando a viagem em Paris e terminando em Amsterdã, ou vice-versa, onde o valor do voo pode sair mais em conta, já que as taxas dos aeroportos de Londres costumam ser bem caras.

      Os melhores preços para esta época você encontrará de 6 a 4 meses antes da viagem.

      Abraço!

      Responder
  17. patricia

    Boa noite. Estou viajando para Madri no início de dezembro. ..vou passar 30dias. Gostaria de dicas p conhecer outros Países tais como Holanda…Bruxelas e Londres. Grata

    Responder
  18. Maria Alice pimentel

    Boa noite , quero ir em abril a Europa com meu marido , entrando por Portugal e saindo por Amesterdan ou Berlim , no meio tem Paris , e se o orçamento conportar Londres , Será que você poderia nos ajudar ? Avião ou trem … Aguardo sua proposta , obrigada

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria Alice, tudo bem?!

      Claro que posso ajudar! Já enviei a proposta para o teu email, ok?!

      Abração!

      Responder
  19. José Ignacio

    Hola gostaria ajuda para confeccionar um roteiro de 21 dias por Europa em Dezembro que Países me recomenda?sei que é pleno inverno,mas não tenho outra data ,viajo com minha esposa e filho de 11meses de idade?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi José Ignácio!

      Proposta enviada para teu email.

      Abraço!

      Responder
  20. Maria Izabel Ramalho de Oliveira

    Olá, Rogério, estou aproveitando muito suas dicas, estou com as passagens compradas para julho de 2015, vamos eu, marido e dois filhos jovens, faremos Londres, Paris, Veneza e Roma, total de 15 dias, estamos organizando e fazendo tudo via net, estadias e transporte interno, gostaria de tirar duas dúvidas com você, se as empresas Low Coast, que determinam o mínimo de 10 a 20 quilos de bagagem ( mala ) se posso levar também uma bolsa de documentos e pertences pessoais ou tem que ser transportado tudo dentro da mala? vamos fazer o trajeto Londres-Paris de trem, Veneza-Roma também, já o trajeto de Paris-Veneza estamos em dúvida se avião ou trem por causa do limite de bagagem das Low Coast, e o que você me diz sobre o trem Thello, é uma boa ou tem restrições? Muitíssimo Obrigada, aguardo suas dicas. Maria Izabel.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Maria Izabel, tudo bem?!

      Façam o trajeto Paris/Veneza voando, será muito mais barato e também muuuito mais rápido. E comprando com bastante antecedência, certamente encontrarão ótimas tarifas com companhias aéreas tradicionais, como Air France ou Alitalia. Senão, voem com uma low cost e comprem a bagagem a despachar já na hora de comprar a passagem. Lembrando que, além da bagagem a despachar, as cias também permitem uma mala/bolsa/mochila de mão, conforme peso e medidas anunciados durante a cotação/compra. Ficando dentro deste limites, a viagem ficará bem tranquila!

      Abraço!

      Responder
      • Maria Izabel Ramalho de Oliveira

        Muitíssimo obrigada pelas dicas.

        Responder
  21. Renata Torres

    Olá! Adorei as dicas deste site! Você poderia me ajudar? Quero conhecer Portugal (Lisboa, Porto, Fátima,…) e algumas cidades da Itália (Toscana, Veneza, Milão …). Qual a melhor época do ano pra ir em baixa temporada? Abraços!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Renata!

      Eu iria para estes países ou em abril/maio ou então setembro/outubro. Se for em setembro (meados) e outubro, pegará a época da colheita de uvas nas regiões vinícolas de Portugal e Itália (Toscana).

      Abração!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Destaques da Semana 57: Terra do Fogo, Cunha, Europa, Auschwitz e Rio de Janeiro | RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem - […] bem e barato pela Europa, por Rogério Milani: Como organizar o roteiro da sua viagem pela Europa. Dicas e…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!