Conhecendo Roma e Florença: o roteiro personalizado de Ana e Diogo

por | Atualizado em 22/05/23 | Automóvel, Aviação, Dicas de Viagem, Florença, Hospedagem, Roma, Roteiros by Rogerio

Ma che bella Itália! O sonho do casal Ana e Diogo era passar suas férias em Roma e Florença e conhecer o melhor da Itália em sua primeira viagem internacional. Assim, procuraram o blog e pediram ajuda para montar este super roteiro de quinze dias pela Europa. Leia tudo aqui e inspire-se!

Roma e Florença_Ana e Diogo_Viajando Bem pela Europa

Tudo na nossa viagem foi nota dez! Ela foi muito boa, superou expectativas, deu tudo super certo e não tivemos contratempos maiores. Cheguei à consultoria por acaso, pesquisando na internet encontrei o blog e, nele, encontrei a possibilidade da consultoria. A experiência demonstrada pelo consultor e a acessibilidade no sentido de estar sempre disposto a responder zilhões de dúvidas me encantaram!

Pacote ou excursão nunca fizeram – nem acredito que farão – parte das nossas viagens, é muito despersonalizado e não cremos que seja vantajoso porque o bacana é fazer uma viagem que tenha nossa cara! Por isso, a consultoria do Rogério foi perfeita pra nós.

Nosso roteiro para Roma e Florença 

O roteiro funcionou sim, acredito que deixaria menos dias pra cada cidade e incluiria outro destino para usar todo o tempo da viagem. Mesmo tendo deixado pra trás alguns pontos que queria visitar, achei que acabou sendo muitos dias em uma mesma cidade. Mas valeu como experiência para as próximas viagens.

Ficamos 8 dias em Roma e 7 dias em Florença. Teria ficado cerca de 5 dias em Roma e 4 em Florença o que, para as principais atrações, teria sido um tempo suficiente. No entanto, optamos por não visitar cidades próximas, pois estávamos bastante cansados e queríamos aproveitar também o tempo para descanso, já que viajamos no primeiro dia de nossas férias e voltamos no último dia delas.

Roma e Florença – Os voos

A companhia aérea Air Europa é fiel ao que promete: um trajeto sem grandes luxos por `uma passagem em conta. Achamos a viagem de ida um pouco tumultuada, mas acho que essa percepção possa ter acontecido por ser nossa primeira vez passando tantas horas em um só lugar. Confesso que estava quase indo pedir pra descer… Serviço de bordo meio fraco, lanche na entrada e na saída e cerca de nove horas sem nenhuma comida! Os comissários também eram bem pouco comunicativos.

No entanto, a volta (que fizemos pela mesma companhia aérea!) deu de dez a zero na ida! Nesse trecho, tivemos maior frequência de lanches (quatro vezes na mesma quantidade de horas de voo), comissários mil vezes mais atenciosos e simpáticos e toda a comunicação fluindo bem. 🙂

Roma e Florença_rua_Viajando Bem pela Europa

As viagens de trem

A viagem de trem foi tranquila também. Os ‘marinheiros de primeira viagem’ acabaram comprando errado os assentos – queríamos ir de frente e acabamos comprando de costas, tanto na ida quanto na volta! Mas, como havia lugares vagos, trocamos sem problemas – o blogueiro já havia informado da possibilidade. Aprendemos que, na próxima, compraremos cadeiras uma de frente pra outra e não uma ao lado da outra, aí sempre uma poltrona será no mesmo sentido do trem! 😉

Roma e Florença – Nossos hotéis

A hospedagem em Roma no La Casa Minha Al Colosseo foi indicação do blogueiro. E foi ótimo! Além de a localização ser excelente, fácil e perto de tudo, inclusive de estações de metro e ônibus também foi muito importante em nossa primeira pisada fora do Brasil sermos recepcionados por alguém falando português! Isso fez muita diferença, pois sentimos uma certa resistência dos romanos por turistas… e a Adriana foi muito acolhedora, fazendo da sua casa a nossa casa! Usávamos a cozinha diariamente para o café da manhã numa boa e tínhamos a chave da casa. Muita confiança da parte dela – isso nos fez sentirmos seguros.

O hotel de Florença chama-se Mia Cara e foi uma excelente escolha de custo, benefício e localização. O local tinha um ótimo café da manhã, quarto e banheiros grandes. Além disso, era bastante silencioso – só o colchão de molas que nos deixou com dor no corpo, hehehe e o wi-fi que no começo estava bom, mas depois piorou.

Roma e Florença_casal_Viajando Bem pela Europa

Seguro viagem obrigatório na Europa

Não usei o seguro viagem! O Rogério nos avisou que era obrigatório, senão, nem saberíamos…. Assim como nós, muitas pessoas não sabem disso, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Os procedimentos de imigração

Foi a coisa mais simples do mundo! Estávamos bastante preparados com todas as dicas do blogueiro, mas simplesmente eles carimbaram o passaporte e fim! Sem perguntas e sem documentos extras. Dá pra dizer que quase nem nos olharam… Ainda bem!

O clima em Roma e Florença

O clima variou bastante. Em Roma, estava bem agradável. Em Florença, um pouco mais frio. Com todas as dicas que tivemos do Rogério, deu tudo certo: quantidade de roupas pra levar, como usar, truques de caber tudo na mala… Foi perfeito!

O Rogério deu super dicas que só um viajante experiente sabe dizer, desde o tipo de jaqueta ideal, passando por calçados e até tamanho de malas… Eu teria levado 9.849.849 coisas a mais q nem usaria, mas com as dicas e o check-list do blogueiro, economizamos tempo, espaço e paciência!

Roma e Florença_Coliseu_Viajando Bem pela Europa

Nosso financeiro para a viagem

Levamos apenas dinheiro e cartão de crédito. Os gastos ficaram até abaixo do previsto e ainda trouxemos dinheiro de volta, isso foi o máximo! Não passamos aperto – mas também não esbanjamos. Ficou tudo muito dentro do planejado. Em comparação com valores do Brasil, gastamos mais em comida na viagem. Mas, claro, faríamos tudo de novo!

Internet e telefonia

Não utilizamos telefone nem SMS, apenas internet. Em Roma, a internet da Piazzetta tinha um sinal ótimo – inclusive fiz minha matrícula online da faculdade enquanto estava lá e deu super certo! Também usamos o Skype para falar com a família no Brasil. Em Florença, tínhamos wi-fi no hotel, com sinal que era de médio para ruim, mas dava para checar alguns e-mails e ver algumas notícias enquanto descansávamos do dia de passeios.

Recomendariam a consultoria?

Com certeza recomendaria o serviço pra pessoas de todos os tipos, pois é muito vantajoso ter uma viagem personalizada e alguém pra responder todas as suas dúvidas. Esse tipo de serviço deve ser valorizado. O ponto mais positivo foi a grande capacidade do Rogério em tirar nossas (muitas!) dúvidas – como marinheiros de primeira viagem, tínhamos muitas perguntas e a paciência do consultor em respondê-las foi um diferencial.

Da próxima vez, vamos decidir apenas local e data, deixando todo o resto por conta da consultoria. 🙂

Só tenho a ressaltar a grande vantagem de ter sua viagem personalizada, do jeitinho que se quer. Isso realmente faz toda diferença do que comprar um pacote pré-pronto. E ainda o fato da disponibilidade de responder todas as dúvidas possíveis e imagináveis!
Obrigada! E com certeza utilizaremos novamente os serviços da consultoria!

Roma e Florença_ponte_Viajando Bem pela Europa

Ana e Diogo
Curitiba – PR
Janeiro/2014

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

4 Comentários

  1. Dilma

    Olá.Bia noite.Gistaria de mais informações sobre consultoria de viagem. Valores e como funciona.
    No aguardo.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Olá Dilma, tudo bem?!

      Obrigado pelo contato e pelo interesse na consultoria para tua viagem! 🙂

      Com 27 anos de viagens e uma média de 3 por ano, o que não falta no Viajando é experiência e conhecimento!

      Eu presto consultoria para tua viagem organizando o roteiro, hospedagens, formas de transporte e tudo o que precisares para ter uma viagem inesquecível sem ficar “preso” a pacotes ou excursões, fazendo tudo com total liberdade e autonomia!

      Para conhecer melhor os itens que trabalho na consultoria e também valores, dê uma conferida na proposta atualizada:

      Proposta de Consultoria – https://bit.ly/3121QUq

      Também aproveito para informar abaixo o link do briefing, caso queira preencher e já enviar para uma pré-análise gratuita, ok?!

      Briefing de Viagem – https://bit.ly/2IEefrA

      Recomendo preencher e enviar o briefing, mesmo se ainda não tem ideia da viagem ou se está inseguro com relação às informações, que responderei com uma análise bem criteriosa e bacana sobre a tua viagem.

      Já são 4439 viajantes e 1236 roteiros nestes 6 anos em que a consultoria é oferecida no blog!

      Junte-se a eles e curta uma viagem incrível e totalmente personalizada! (https://bit.ly/2MkCo7i)

      E garanta uma economia média de 30% em relação aos pacotes de viagem (nos pacotes cujas hospedagens são super centrais como as sugeridas por nós e os transportes entre cidades nos melhores horários), além de 100% de satisfação!

      Se tiver alguma dúvida é só chamar!

      Abração!

      Responder
  2. Meiry Lucy de Paiva Melo

    Bom dia.

    Gostaria de saber informação sobre a assessoria para viagem. Peço por aqui?

    Abraço

    Meiry

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hospedagem boa e barata em Roma: Casa Minha Al Colosseo - […] do casal Ana e Diogo, que visitaram Roma e Florença com a ajuda dos nossos roteiros […]
  2. Dicas de hospedagem em Roma - […] indicada pelo casal Ana e Diogo, que viajou para a Itália em […]
  3. Dicas de hospedagem em Florença - […] indicada pelo casal Ana e Diogo, que viajou para a Itália em […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!