Sete cidades da Europa: o roteiro personalizado de Marcelo e Shirley

por | Atualizado em 22/05/23 | Automóvel, Aviação, Barcelona, Dinheiro, Hospedagem, Lisboa, Madri, Paris, Roma, Roteiros by Rogerio

Marcelo e Shirley são amigos e se reencontraram para curtir a Europa com um roteiro personalizado do Viajando. Na época da viagem, Shirley morava na Espanha, e Marcelo entrou em contato conosco para um roteiro personalizado que tornasse sua primeira ida à Europa inesquecível. As suas condições? Ele queria curtir o Rock in Rio em Lisboa e ver o papa em Roma. Vem com a gente conferir a aventura destes dois amigos!

Roteiro Personalizado_Torre Eiffel_Viajando Bem pela Europa

Como era minha primeira viagem internacional, eu precisava de orientação de um profissional para organizá-la, mas não queria contratar pacotes com empresas de turismo, que além de muito caros, iam deixar a viagem ‘engessada’. Não conhecia o blog, foi indicação de um amigo que tinha um conhecido que já havia contratado os serviços de roteiro personalizado do blogueiro.

O profissionalismo do blogueiro na criação do roteiro foi o que mais me surpreendeu e me deixou seguro para contratar o serviço. O questionário que respondemos antes de iniciar a consultoria é muito bom, e com ele pude perceber que estava tratando com um profissional que entendia do assunto. Além disso, a possibilidade de contratar apenas os serviços necessários é otima.

Roteiro personalizado

Foram dois os grandes diferenciais da consultoria: o primeiro foi a sugestão de itinerário. Tínhamos algumas datas fixas (íamos ver o papa numa quarta e o Rock in Rio no dia seguinte), e fizemos várias simulações de itinerários antes de contratar o blogueiro, mas em nenhuma delas pensamos em concluir a viagem em Madrid. Na verdade, íamos fazer o contrário, que era começar por Madrid. A indicação do itinerário nos fez economizar nas passagens, além de permitir que ficássemos mais tempo nas cidades com mais pontos turísticos.

O segundo diferencial foi a indicação dos hotéis, todos muito bem localizados (ficavam apenas algumas quadras do metrô ou ônibus). Além da boa localização e qualidade dos hotéis, todos se enquadraram perfeitamente em nosso orçamento.

Nossos hotéis

Os hostels que ficamos foram ótimos. Em Paris e Roma tínhamos que compartilhar o banheiro, mas foi muito tranquilo. Os dois estabelecimentos tinham os banheiros muito limpos, especialmente o de Roma.

Em Paris, ficamos  três dias no Albergue Internacional des Jeunes. Lá, descobri que preciso melhorar meu vocabulário de inglês – os recepcionistas falavam inglês ou francês. Conseguia entender tranquilamente o que eles falavam, mas na hora de responder sofria bastante. Nada que um pouco de paciência do recepcionista e a ajuda do Google tradutor não resolvessem. 😉

Em Roma, ficamos dois dias no Hostel Carlito. Gostamos muito da limpeza do local – especialmente do banheiro, que era compartilhado com outros hóspedes. O hotel fica a 10 minutos a pé da Estação de Trem de Roma Termini – super bem localizado.

Em Barcelona, onde permanecemos por dois dias, ficamos no B&C Barcelona. Localizado a dois minutos a pé da icônica Basílica da Sagrada Família de Gaudí, também ficava pertinho de uma estação de metrô.

Nos dois dias que passamos em Lisboa, ficamos no Downtown Guest House. A localização do hostel era excelente, perto do metrô, e o preço ficou dentro do nosso orçamento. Diria que foi um ótimo custo/benefício.

Em Valência, nos hospedamos no Valencia Lounge Hostel, que ficava no coração do Centro Histórico – passamos apenas um dia na cidade. Já nos nossos dois dias de Madrid, nos hospedamos no Hostal Tijcal I, bem no centro da cidade também. Na cidade de Valladolid, onde a Shirley morava na época da viagem, fiquei hospedado no apartamento dela e permanecemos somente um dia por lá também.

Roteiro Personalizado_Rock in Rio_Viajando Bem pela Europa

Os voos

Quando saí do Brasil estava bem assustado com a ideia de viajar nas companhias “low cost”. A ideia de ter um tamanho especifico de mala me deixou um pouco preocupado, ainda mais porque a Shirley havia feito uma viagem em dezembro do ano anterior usando essas companhias e não teve uma boa experiência, devido ao tamanho das malas que ela levava.

Me surpreendi positivamente com a Ryanair (todos os voos de low cost foram feitos com essa cia). Os voos que pegamos saíram sempre no horário, e não tivemos qualquer problema. Na hora do embarque, parece que tudo está muito confuso e que não vai dar tempo de todos embarcarem no horário, mas sempre dava tudo certo. Adaptamos um ditado para definir a companhia aérea: “a Ryanair é bagunçada mas tem gerência.” 🙂
A indicação do blogueiro sobre a compra de bagagem adicional salvou nossa viagem. Como a Shirley estava na Espanha, comprou duas malas com as medidas aceitas pela companhia e eu fui do Brasil com uma mochila, que depois se tornou a mala a ser despachada.

Falando agora, parece óbvia a compra de bagagem adicional, mas se não fosse o blog, teríamos que fazer como muitos outros passageiros e comprar a franquia de bagagem pouco antes do voo, pagando o triplo do valor.  O único problema da Ryanair são os aeroportos que ela utiliza, especialmente o de Paris, que  é muito longe da cidade. Mas tem um transfer que nos deixou perto do metrô, recomendo comprar antes. Compramos antes e mesmo assim tivemos que pegar fila pra embargar no ônibus.

Passeios imperdíveis do roteiro personalizado

Em Paris, gostei muito do Museu de História Natural, ele fica num parque lindo e a grande galeria de evolução é grande mesmo; para quem gosta de zoologia é um ótimo passeio.

Em Roma, o Museu Capitolini, onde está a escultura da loba de Rômulo e Remo, além da Galeria Borguese são passeios imperdíveis.

Em Valência, na Cidade das Artes, está o maior aquário da Europa, também imperdível. Dentro da Cidade das Artes, tem um restaurante self service, do tipo coma à vontade, muito bom e que não é tão caro. Boa opção para roteiros econômicos!

Em Madrid, o Museu do Prado tem entrada gratuita todos os dias à partir das 18h, fomos desse horário e conseguimos economizar 28 euros. O Museu do Jamon também adoramos – ele não é um museu e sim um bar, tem ótimos preços e comida boa, a parte mais legal são os regalos que eles nos servem entre uma cerveja e outra.

Os trens

Usamos trem em dois trajetos: Valencia-Barcelona e Lisboa-Valladolid. O segundo trecho fizemos num trem noturno, muito legal. Não compramos camas pois teríamos que viajar separados ou pagar mais caro para ter um “quarto” só nosso. As poltronas são espaçosas e é possível dormir tranquilamente. Quem viaja de ônibus pelo Brasil, tira de letra. O trem também tem outras vantagens, as estações quase sempre ficam no centro da cidade, e não é necessário passar pela chatice do check-in.

Roteiro Personalizado_Shirley_Viajando Bem pela Europa

Seguro de viagem obrigatório

Não precisei usar o seguro viagem, eu sabia que ele era obrigatório para viagens a Europa. Alguns viajantes não sabem esta obrigatoriedade, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem e dicas.

Os procedimentos de imigração

A imigração foi feita em Madrid, e até agora estou surpreso com a maneira como ela aconteceu! Saí do Brasil bastante preocupado com isso, e levei uma pasta com todos os vouchers (voos, hotéis, passeios turísticos)… Mas tudo que o agente da imigração fez foi pegar meu passaporte, bater o carimbo e me falar “Passa, passa”. O trâmite não demorou nem dois minutos – mas claro que aconselho aos outros viajantes que levem todos os documentos, pois vi algumas pessoas tendo que comprovar o motivo da viagem.

O clima durante a viagem

Pegamos clima bom em Paris, Roma e Valência! O que nos surpreendeu negativamente foi o clima em Barcelona. Esperávamos pegar dias quentes e de sol, mas não foi o que aconteceu. Apesar do sol, havia um vento muito frio e pegamos chuva em nosso último dia, mas nada que atrapalhasse os passeios. Compramos capas e guarda-chuva e fomos conhecer o Camp Nou. Em compensação, nos outros locais do roteiro personalizado, pegamos dias de sol maravilhosos!

Roteiro Personalizado_Coliseu_Viajando Bem pela Europa

Nosso financeiro para a viagem

Difícil não gastar mais que o planejado na viagem, confesso… Ainda não fiz um cálculo de quanto gastamos; e acho que nem vou fazer, hehe. 🙂 Fomos com todos os voos comprados e os hotéis pagos, os passeios de Paris e Roma também estavam todos comprados, então acredito que acabamos gastando mais que o planejado com alimentação. Especialmente em Paris, onde fizemos uma escolha não muito inteligente de comer nos pontos turísticos. Apesar dos gastos nesse item terem extrapolado o orçado, a verdade é que ficamos pouco fora de nosso orçamento inicial, que era de mais ou menos R$ 10.000,00. Acredito que gastamos algo em torno de de R$ 11.500,00 em todo o roteiro.

Levei pouco dinheiro em espécie, apenas 500 euros, apesar das orientações do Rogério em levar mais. Deveria ter levado pelo menos o dobro, pois precisei fazer dois saques que geraram tarifas adicionais, além dos 6,38% de IOF.

Internet e Telefonia

Em Paris e Roma, utilizei apenas a internet em estabelecimentos comerciais – nunca imaginei que o Mc Donald’s seria tão útil! 🙂 Quando chegamos em Valência, comprei um chip e passei o resto da viagem com ele.

Avaliação da consultoria

O roteiro funcionou com perfeição. A escolha do itinerário foi muito positiva. A única mudança que faríamos seria ter ficado pelo menos mais um dia em Valência. A cidade é linda e a Cidade das Artes e da Ciência é fantástica, passeio para pelo menos dois dias.

O tempo em todas as cidades foi suficiente, com exceção de Valência (mas quando aceitamos o itinerário sabíamos que teríamos apenas um dia na cidade). As informações sobre os transportes públicos foram as que mais me surpreenderam positivamente, além das dicas sobre os passes turísticos de cada cidade, que também foram muito importantes. Muitas vezes parece que esses passes são atrativos, mas isso nem sempre é verdade. Por indicação do blogueiro, o único passe turístico que compramos foi o Roma Pass. Gastamos as duas entradas grátis nas atrações indicadas e ainda conseguimos economizar um pouco na entrada do Museu Capitolini.

Só tenho elogios a fazer ao serviço prestado pelo blogueiro, todas as informações que solicitei foram respondidas de maneira perfeita. Contrataria o serviço novamente sem pensar duas vezes.

Roteiro Personalizado_Arco do Triunfo_Viajando Bem pela Europa

Marcelo e Shirley
São Paulo – SP
Maio/2014

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

13 Comentários

  1. Aparecida Drumond

    Bom dia Rogério !
    Estou planejando fazer uma viagem em janeiro com minha filha pela Europa. Pretendo ficar uns 20 dias e conhecer Portugal, Espanha, Itália e França. Você pode me ajudar com o roteiro e dicas ?
    Abraço

    Responder
  2. Pedro Augusto

    Bom dia, Rogério.
    Estou me planejando para viajar à Europa em Julho de 2017.
    Pretendo ficar entre 10 e 15 dias a partir do dia 02/07.
    Países que com certeza gostaria de visitar:
    França, Itália, Inglaterra e Espanha ou Portugal.
    🙂

    Responder
  3. ROSANA CORREA

    Bom dia, gostaria de fazer uma viagem para a Europa em janeiro de de 2017.
    Disponho de 15 a 18 dias a partir do dia 16/01- Países que com certeza gostaria de visitar. França – Itália – Espanha e Portugal ou Inglaterra.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Rosana, tudo bem?!

      Enviei proposta diretamente para teu email, confere lá! 🙂

      Abração!

      Responder
  4. Laureano Di Domenico

    Olá Rogério!

    Gostaria de receber informações, estou pensando em realizar uma viajem a Europa, referente a consultoria e tal.
    Fico no Aguardo.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Laureano, tudo bem?!

      Proposta enviada para teu email! 🙂

      Abraçoooo!

      Responder
    • Valeska Tavares

      Bom dia!
      A viagem dos meus sonhos é um roteiro que incluia Espanha, Portugal, Itália e França. Teria como me ajudar com o melhor roteiro, hospedagem e locomoção?

      Qualquer ajuda será bem-vinda!

      Responder
  5. Silvia

    Olá Rogério! Vou pra Europa em Setembro. Meu foco é Lisboa. Mais quero conhecer Paris e Madri. Pode me ajudar?? Principalmente sobre roteiros e como economizar.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Silvia, tudo bem?!

      Enviei direto para teu email minha proposta de consultoria e o briefing, ok?!

      Abraço!

      Responder
  6. Carolina

    Oi Rogério! Pretendo fazer uma viagem para a Europa em Setembro, porém tenho dúvida sobre roteiros, como pode me auxiliar?
    Obrigada.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carolina, tudo bem?!

      Enviei para o teu email minha proposta de consultoria de viagem personalizada e também o briefing.

      Abraço!

      Responder
  7. Jullius Cesar

    Bom dia Rogério! Parabéns pelo excelente conteúdo.
    Estava planejando minha viajem, mas esbarrei em algumas dificuldades econômicas e resolvi deixar de lado … contudo após ler alguns conteúdos aqui vi que é extremamente possível, tenho muitas dúvidas a respeito de como funciona a consultoria (valores e serviços), desde já fico grato!

    abraços.

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Jullius Cesar!

      Enviei diretamente para seu email minha proposta e também o briefing.

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Portugal - […] dos amigos Marcelo e Shirley, que viajaram com nossos roteiros em […]
  2. Dicas de hospedagem em Roma - […] dos amigos Marcelo e Shirley, que viajaram com nossos roteiros em […]
  3. Dicas de hospedagem em Roma e Florença - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] dos amigos Marcelo e Shirley, que viajaram com nossos roteiros em […]
  4. Dicas de hospedagem em Barcelona – testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] dos amigos Marcelo e Shirley, que viajaram com nossos roteiros em […]
  5. Dicas de hospedagem em Paris - testadas e aprovadas pelos clientes da consultoria - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] clientes da consultoria Marcelo e Shirley ficaram hospedados lá, durante sua viagem em maio de […]
  6. Dicas de hospedagem na Espanha - […] dos amigos Marcelo e Shirley, que viajaram com nossos roteiros em […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!