Um roteiro perfeito pela Noruega – Parte II – Bergen

por | Atualizado em 22/05/23 | Automóvel, Aviação, Bergen, Hospedagem, Ônibus

Em maio deste ano, viajei para a Noruega com um casal de amigos e com minha esposa, Letícia. Passamos dez dias no país e, na primeira parte do roteiro, estivemos em  Oslo e Flåm e contei tudo na primeira parte deste post. Depois disso, rumamos para Bergen e tivemos dias maravilhosos nessa cidade portuária. Acompanhe a segunda parte de nossa aventura aqui!

Bergen_Bryggen_Viajando Bem pela Europa

Bergen

Bergen é a segunda maior cidade norueguesa e também é uma cidade universitária, cheia de atrações e sempre de braços abertos para receber  turistas do mundo todo.

Onde ficar em Bergen

Decidimos ficar num hotel que ficasse próximo do local onde devolveríamos o carro que alugamos. O Scandic Ørnen é muito bem localizado e tem uma excelente estrutura, com um café da manhã que vale por um almoço e jantar! O Cais de Bryggen, Patrimônio Mundial da UNESCO, fica a 13 minutos a pé do hotel. Já o Funicular Fløibanen fica a 15 minutos de distância. Dali, também ficávamos perto do local onde pegaríamos o bus para o aeroporto e nosso voo de retorno.

Outra dica de hotel bacana em Bergen foi dada pela nossa colaboradora Roberta Weber Calabró, quando esteve na cidade e fez um super post contando tudo. Ela decidiu se hospedar no Det Hanseatiske Hotel, que fica na frente no centro histórico e também do porto histórico de Bergen. Segundo a Roberta, o local é muito acolhedor, os quatros são confortáveis e o café da manhã é dos deuses. 🙂

Bergen_Geio e Let_Viajando Bem pela Europa

O que fazer em Bergen

De Flåm a Bergen, percorremos 167 km em duas horas e meia de viagem, mais ou menos. Em Bergen, conseguimos fazer todos os programas a pé – a primeira coisa que fizemos ao chegar lá foi devolver o carro que havíamos alugado. A cidade é portuária e, como já havíamos feito passeio pelos Fiordes, optamos por curtir bastante as atrações que ela tinha a nos oferecer. A localização do hotel ajudou muito nesta decisão de fazer bastante passeios a pé nos dias em que ficamos lá, de sexta a domingo.

O clima estava ótimo, e resolvemos fazer o trajeto até o Monte Fløyen caminhando – se você quiser, pode optar pelo funicular Fløibanen, cuja entrada fica perto do histórico porto de Bergen. Caso você tenha comprado o Bergen card, sua entrada é gratuita. Nós não cansamos da caminhada – ficamos admirados com a quantidade de casas de madeira diferentes e muito bonitas que encontramos pelo caminho. Você sobe até o alto da montanha e tem uma vista privilegiada de toda a cidade.

Bergen_subida_Viajando Bem pela Europa

A parte antiga do porto é muito linda, toda restaurada e é passeio obrigatório, afinal, o local é Patrimônio Histórico da Humanidade. Bryggen nada mais é do que um quarteirão que fica bem ao lado do porto da cidade, com suas casinhas que datam do século XIV. Muita coisa foi destruída nm grande incêndio que aconteceu em 1702, mas 25% das propriedades ainda seguem preservadas até hoje.

Atualmente estas casinhas abrigam restaurantes, lojas de souvenirs… Tudo o que configura um lugar perfeito para passar o dia! Como pegamos um dia ensolarado – raridade em Bergen – aproveitamos bastante Bryggen. Pode-se dizer que é espécie de museu vivo e ao ar livre, exibindo parte da história cultural da região com a arquitetura, o artesanato, os ofícios tradicionais e as artes ligadas à pesca.

Bergen_Porto_Viajando Bem pela Europa

Onde comer em Bergen

O passeio pelos arredores do porto também é uma boa pedida para quem quer experimentar comidas típicas. Há o famoso Mercado de Peixes e, ali, provei carne de baleia, salames de rena e alce, além de geleias diferentes – é uma excelente oportunidade de provar coisas bem exóticas. Tudo delicioso! O mercado era tão limpo e hermeticamente organizado que nem parecia comercializar peixes… Coisas da Noruega!

Bergen_Mercado de Peixes_Viajando Bem pela Europa

Nossa colaboradora Roberta indica o restaurante Salsa, bastante famoso pelas carnes e sobremesas incríveis que serve. Mas fique atento aos horários de fechamento dos restaurantes, já que, em todo o país, o costume é jantar mais cedo! Ela também esteve no Egon Kjøttbasaren, quando degustou o famoso salmão fresco.

Na nossa última noite em Bergen, jantamos no restaurante que fica na cobertura do hotel, com uma vista maravilhosa para a cidade, o Roast. Rubens e eu provamos e aprovamos a carne de baleia, e as meninas foram de salmão, que estava incrível! É um local bem agradável para jantar, mas não uma opção econômica. Os pratos até tem valor normal comparados com outros locais em Bergen, mas a carta de vinhos é uma paulada de caro…

Para almoçar, e também jantar, uma boa pedida é o Una. Apesar de ficar na área mais turística de Bergen, percebemos que grande parte dos que lá frequentam são locais. E a comida é muito boa, além de uma bela carta de cervejas. E aproveite para conhecer alguns dos jogos de mesa oferecidos por eles, para passar o tempo!

Bergen_Una_Viajando Bem pela Europa

Outro lugar bacana em que estivemos foi o Dromedar, um café que serve grãos de café importados do… Brasil! Ele tem diversas cafeterias pela Noruega, e duas só em Bergen! Uma dica de café barato e maravilhoso, pra quem quiser matar as saudades do Brasil!

Para ir até o aeroporto de Bergen

Como nosso hotel era muito bem localizado, bastava atravessar a rua para ir à estação central de ônibus da cidade. O aerporto fica a cerca de 30 minutos da cidade, para quem vai de ônibus. Como na maioria das cidades da Europa, o táxi é caríssimo e não vale a pena. Também nem cogitamos ficar com o carro que havíamos alugado em Flåm pois, além de podermos fazer tudo a pé na cidade, o estacionamento costuma ser muito caro em Bergen, então a melhor pedida foi chegar na cidade, devolver o carro, curtir tudo a pé e seguir para o aeroporto de ônibus.

Bergen_ônibus_Viajando Bem pela Europa

Roteiros para quem estender a viagem

As cidades de Loen e Ålesund são boas ideias para quem quer conhecer melhor a Noruega. Loen é uma região com lindos lagos – você pode fazer um passeio pelo lago que dá nome à cidade com a empresa Kjenndalstova. Não esqueça de levar a câmera fotográfica: as águas do lago são tão cristalinas que você não pode perder de clicar lindíssimas imagens!

Outro lugar bacana de conhecer é  Ålesund. Você pode subir no Monte Aksla para ter uma vista panorâmica da cidade que é simplesmente de tirar o fôlego.  Um passeio muito bacana é visitar o aquário Atlanterhavsparken – o lugar tem tanques enormes e todo tipo de peixes! Aliás, Ålesund é o lugar onde mais pescam bacalhau no mundo e dizem ser uma das cidades mais bonitas da Noruega, cheia de ilhotas e pontes ligando uma à outra.

Gudvangen também é uma ótima, que muitos usam como parada nos passeios pelos fiordes, passando uma noite no vilarejo.

Bergen_vista fjordes_Viajando Bem pela Europa

Norway in a nutshell

Norway in a nutshell é o “pacote turístico” mais popular de toda a Noruega, até entre os próprios noruegueses que desejam conhecer melhor seu país. É um roteiro para quem quer passar menos tempo na Noruega e conhecer alguns locais incríveis do seu interior, sugerido pelo próprio site oficial de turismo do país. O pacote consiste em bilhetes individuais de barco, trem e ônibus vendidos em conjunto, assim como hospedagem e ingressos para passeios, facilitando bastante a vida dos visitantes que, num único site, adquirem todos os tickets necessários para curtir sua viagem e ainda “ganham” um belo roteiro para organizar seus passeios.

Valeu ir à Noruega?

Sim, e muito! O país é único e estar lá é uma experiência sócio-pedagógica! Pra nós, brasileiros é um mundo irreal. Tem problemas, também, mas eles estão sempre à frente da gente.

Hoje, é um país que ganha muito dinheiro com o petróleo – mas ela não depende dele pra nada. A energia de lá é quase totalmente eólica, eles não precisam se preocupar muito com asfalto, já que o transporte público é de muita qualidade, a alimentação é orgânica… É algo incrível.

Bergen_Flam_Viajando Bem pela Europa

Eu adorei ter conhecido Oslo e Bergen, mas, quando eu voltar à Noruega, meu roteiro vai ser, basicamente, pelo interior do país. Tem muita coisa que não vi dessa vez: a pesca do bacalhau, que acontece em ilhotas de Ålesund, a aurora boreal (que só pode ser vista no inverno e depende totalmente da sorte do viajante), as estações de esqui (que funcionam inclusive no verão).

Eu aconselharia as pessoas a ficarem mais tempo no interior e menos na cidade. Também indico alugar um carro, o que permite bastante flexibilidade nos passeios. Não se assuste com o custo da gasolina lá (R$ 7 ao litro), porque os carros são muito econômicos. Gastamos nisso praticamente a mesma quantia que gastamos aqui no Brasil. E há os pedágios eletrônicos, mas valores bem em conta também.

Bergen_Passeio_Viajando Bem pela Europa

Mais da Noruega: dicas de sites e blogs recomendados

Sobre a vida na Noruega:
1. http://vimpararnanoruega.blogspot.com.br/
2. http://larissafloresnews.blogspot.com.br/2009/05/um-pouco-sobre-vida-aqui.html
3. http://polyannarocha.com/tag/vida-na-noruega-2/
4. http://quequeanoruegatem.blogspot.com.br/ (gostei muito deste blog, pena que ela não escreveu mais… :(..)

Sobre turistar na Noruega:
1. http://www.visitnorway.com

Espero que tenham gostado do nosso roteiro de dez dias pela Noruega. Aqui você lê a primeira parte deste post. E aí? Ficou com vontade de conhecer este lugar? Ou já conhece e tem outras dicas? Conta pra gente aqui nos comentários!

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_______________________________________________________

banners05animado01

3 Comentários

  1. Tânia Mara Ferreira Ribeiro

    Adorei seu post.Inclusive já anotei ele aqui pra ler mais vezes.Estou montando um roteiro pra Noruega tbém pra fazermos de carro e gostaria de saber como funciona a parte de pedágios por lá.

    Responder
    • RICARDO

      Irei no começo do próximo ano, e alugarei um carro em copenhage com direção a noruega. Como faço com os pedagios eletronicos na noruega, alugando um carro na dinamarca?

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sol da Meia Noite - […] Um roteiro perfeito pela Noruega – Parte II – Bergen […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!