Bate-e-volta de Madri: opções para conhecer mais a Espanha!

por | Atualizado em 22/05/23 | Alcalá de Henares, Aranjuez, Madri, Salamanca, Toledo

Madri é uma das cidades mais cosmopolitas da Espanha e é cheia de encantos para os turistas! Se você pretende visitar a belíssima cidade e ainda tiver um tempinho extra, selecionamos opções de viagens bate-e-volta de Madri. Aproveite e programe sua próxima viagem!

Bate-e-volta de Madri_Las ventas_Viajando Bem

Se alguém precisa de motivos para conhecer Madri, posso dar mais um: há várias opções de viagens no melhor estilo bate e volta para se visitar. Cidades que estão ao lado, onde basta pegar o trem “Cercanías” como Aranjuez ou Alcalá de Henares, ou o trem de alta velocidade, o AVE, como Toledo, Segóvia e agora, Salamanca. Por isso, como se não bastasse o Museu do Prado, o Parque do Retiro e o estádio do Real Madrid, a capital espanhola está cheia de viagens interessantes que complementam sua estadia por aqui.

Bate-e-volta de Madri

Aranjuez

A cidade foi o local de férias da família Real durante muitos séculos. Para se hospedarem, construíram um palácio que é uma réplica em miniatura do Palácio Real de Madri, rodeado de um fabuloso jardim.

Vale a pena também pegar um trenzinho para visitar as Faluas Reais, um museu onde estão as embarcações utilizadas pelos nobres para navegar no rio. Nos primeiros dias de setembro, a população recria o Motín de Aranjuez – revolta popular que culminou com a abdicação do rei Carlos IV – transformando a cidade num grande teatro ao ar livre.

Como chegar? Basta utilizar o trem comum (Cercanías) que sai da estação Atocha-Cercanías.Valor: 4,85 euros.
Tempo de viagem: 40 minutos

Bate-e-volta de Madri_palacio de aranjuez_Viajando Bem

Alcalá de Henares

O berço natal de Miguel de Cervantes é também a sede da segunda universidade espanhola, a Universidade de Alcalá, fundada em 1499.

A cidade preserva a Casa-Museu de Cervantes, a Casa da Entrevista e abriga o Museu Arqueológico Regional. Fique de olho no calendário, pois em Alcalá de Henares acontece no mês de outubro a Feira Medieval, e no mês de novembro, o Alcine, um dos maiores festivais de curtas-metragens da Europa.

Como chegar? De novo, a melhor opção é ir de Cercanías. Estação de Atocha. Valor: 3,20 euros.
Tempo de viagem: 35 minutos.

Bate-e-volta de Madri_Alcalá de Henares_Viajando Bem

Toledo

A cidade medieval mais importante das redondezas seduz os visitantes a primeira vista. Com suas ruazinhas estreitas que ainda guardam todo charme de outrora, é difícil escolher apenas um lugar para se visitar!

Conhecer a fabulosa catedral, seus tesouros artísticos, que vão do gótico ao Barroco, é uma obrigação imprescindível. Como complemento, ainda temos o museu do Exército, o museu de Arte Visigótica (não tanto pelo acervo, mas pelo prédio) e o museu de Santa Cruz que guarda várias pinturas de El Greco. É preciso ter disposição para entrar nas milhares de lojas que vendem espadas, acessórios femininos e objetos de decoração feitos por artesãos locais que fazem a alegria de qualquer admirador.

Como chegar? Trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: 10,30 euros. Dica: compre sua passagem com antecedência.
Tempo de viagem: 33 minutos

Bate-e-volta de Madri_catedral de toledo_Viajando Bem

Segóvia

O grande chamariz de Segóvia é ficar contemplando (boquiaberto), o Aqueduto construído pelos romanos. Depois que o visitante sai do transe, é hora de passear pela cidade e conhecer a catedral, o antigo Alcázar e se possível, a pequena, mas charmosa casa-museu do escritor Antônio Machado. Tudo isso pode ser feito a pé e é melhor assim, pois é preciso fome para encarar a especialidade local, o “cochinillo de Segóvia”. Se você gosta de carne de porco, não deixe de prová-lo.

Como chegar? Trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: 10,30 euros.
Tempo de viagem: 27 minutos.

Bate-e-volta de Madri_segovia_Viajando Bem

Salamanca

A bela cidade de Salamanca, famosa por sua universidade, está mais perto de Madri desde dezembro de 2015, quando a cidade passou a contar com o trem de alta velocidade. Por isso, não tem mais desculpa de deixar Salamanca para a “próxima vez” que vier a Espanha. 🙂

Além da belíssima universidade, a cidade possui duas catedrais góticas, a plaza Mayor, o convento de santo Estevão, do século 16, e um belo museu dedicado ao Art-Nouveau e ao Art-Déco. Cidade universitária por excelência, cada vez mais o Ano-novo Universitário, celebrado nas duas primeiras semanas de dezembro, atrai gente de toda Espanha em busca de diversão e gente jovem.

Como chegar? Com o trem de alta velocidade que sai da estação de Atocha. Valor: a partir de 25 euros.
Tempo de viagem: 1h 30min.

Bate-e-volta de Madri_catedral de salamanca_Viajando Bem

Se você gostou deste post, pode se interessar por desvendar o transporte em Madri e também nesta seleção de parques incríveis da cidade para conhecer. E, claro, temos o guia completo para quem deseja conhecer a cidade: o post escrito em parceria com Roberta Weber Calabró, “Tudo sobre Madri: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas!

Post escrito por Juliana Bezerra, Rumo a Madri e Um ano na Espanha e Rogério Milani em 14/01/2016.

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

1 Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Madri - testadas e aprovadas - […] clique aqui. Também temos uma série de dicas para quem pensa em viajar para a Espanha: bate-e-voltas que você pode…
  2. Março na Europa: 10 destinos tops para curtir a Europa em Março! - […] Bate-e-volta de Madri: opções para conhecer mais a Espanha! […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!