Dicas para alugar carro em 2024

por | Atualizado em 9/02/24 | Brasil, Dicas de Viagem

Pensando em alugar carro na sua próxima viagem? Preparamos um post com dicas e boas práticas para alugar carro e viajar muito em 2024!

Alugando carro no Brasil_estrada_Viajando Bem

Dicas para alugar carro

As famosas roadtrips têm se tornado cada vez mais comuns, principalmente após a pandemia da Covid-19. Com a impossibilidade de cruzar fronteiras, muitas pessoas começaram a optar por viajar dentro do próprio país com o automóvel ou buscar destinos mais próximos. Além disso, as locadoras agora contam com mais opções de aluguel, exatamente para atender às novas demandas dos viajantes.

Por esse e outros motivos (eu sou um grande apreciador das viagens de carro), separei algumas dicas para que você possa alugar o seu carro sem grandes dificuldades e viajar muito em 2024!

1. Procure alugar seu carro com antecedência

Não deixe para alugar seu carro de última hora ou quando chegar no destino. Antecipar-se te garante um gasto a menos e tranquilidade na hora da viagem. Ao chegar na locadora, você assina o contrato e já é encaminhado para o seu carro, num processo que não demora mais que 20 minutos. Se isso for feito na hora da chegada, você certamente enfrentará filas e poderá ficar horas no atendimento.

Além disso, alugar carro em lojas de aeroportos custa geralmente mais caro do que fazer isso em lojas no centro ou bairros. Uma boa pedida é fazer cotação na Rentcars, parcelando em 12 vezes e sem IOF.

Alugando com antecedência você também garante que vai conseguir a categoria de carro desejado por valores mais acessíveis.

2. Tenha limite de crédito no seu cartão

As locadoras pedem uma garantia para possíveis danos ao veículo e podem reservar uma quantia no seu cartão de crédito para isso. É importante também estar atendo ao fato de que estão havendo muitos problemas com o cartão virtual, então recomendo sempre levar e utilizar o cartão físico.

3. Alugue o veículo por mais tempo

Para gastar menos e encontrar tarifas mais “amigáveis”, prefira aluguéis com uma duração maior e que ainda atenda suas necessidades. Normalmente, as empresas oferecem taxas melhores para locações de sete ou mais dias.

4. Procure alugar (e viajar) na baixa temporada

Fique esperto para conseguir descontos maiores na baixa temporada dos locais que pretende visitar. Claro que, em época de feriados prolongados como o Carnaval e naquela semana entre o Natal e o Ano Novo, as tarifas costumam subir pela alta demanda de viajantes. Além disso, a temporada varia de acordo com o destino, então lembre-se de pesquisar sobre o lugar e quando é mais procurado pelos turistas.

E pense bem se existe a necessidade de alugar um carro durante a sua viagem. Para alguns destinos, o carro pode ser usado no deslocamento, mas locais mais turísticos (a parte histórica de Minas Gerais, por exemplo), o ideal é desbravar a cidade a pé.

5. Dê preferência para as maiores e mais conhecidas locadoras

Para comparar todas as tarifas, use o site da RentCars. Nesse caso, é a melhor opção para pagamento sem IOF e parcelado no cartão de crédito.

6. Não fuja das “letrinhas miúdas”

Leia com bastante cuidado o contrato de locação e converse com a pessoa que está lhe atendendo para saber o que mais será cobrado no valor da locação. Além disso, peça que a empresa envie por e-mail o contrato com a descrição completa de todos itens que constam no serviço. Normalmente, há o seguro pessoal que as operadoras fazem diretamente na retirada do carro e é opcional. Se você não mencionar isto, este seguro será cobrado na devolução do veículo.

7. Avalie seu trajeto

A ideia de dirigir sem planejamento pode parecer interessante para os fãs do clássico “On The Road” (livro de Jack Kerouac), mas é preciso saber que um carro nem sempre oferece a melhor experiência em qualquer destino. Em lugares mais violentos, pode colocar sua segurança em risco – sair do aeroporto do Galeão, do Rio, é algo não recomendado, por exemplo. O ideal é pegar um táxi dali até a locadora ou até o Aeroporto Santos Dumont, para daí retirar seu carro.

8. Não economize no seguro

Em algumas coisas não vale a pena economizar e o seguro de seu carro alugado é uma delas. Ao alugar um veículo, faça sempre o seguro completo do seu carro. Sua viagem certamente será muito mais tranquila e você não terá que desembolsar nenhuma quantia surpresa caso um imprevisto aconteça, somente a franquia mínima. Você pode também negociar com a locadora a contratação da isenção da franquia.

Além disso, quanto menor for a categoria do seu carro e menor a isenção de danos causados ao veículo locado, menor será o valor de sua locação. Mas esta não é a combinação ideal. Economize na categoria e evite muita dor de cabeça investindo no seguro total e sem franquia de seu veículo.

9. Analise a opção de quilometragem livre

Quando seu passeio durar mais que dois dias, a quilometragem livre é uma ótima opção. Isso porque ela te dá muito mais liberdade e você ainda economiza. Mas é importante analisar seu planejamento e quanto você vai usar o carro, o melhor varia em cada caso.

10. Preste atenção ao escolher o esquema de devolução do tanque

Se você alugar o veículo no esquema Full to Full, é imprescindível que você devolva-o com o tanque cheio – não corra o risco de entregar o tanque parcialmente cheio, já que as locadoras te cobrarão um preço do combustível que chega a ser 50% mais caro que nos postos de gasolina.

Caso optar pelo esquema Full/Empty, você já pagará pelo tanque cheio na retirada e não precisará abastecer para devolver. Então aproveite bastante seu investimento e devolva o veículo com o tanque o mais vazio possível, já que a locadora não pagará pelo combustível devolvido – excetuam-se casos de locações por curto período de tempo, até dois ou três dias, mas sempre verifique esta regra com cada empresa.

11. Leia as instruções!

Não deixe nunca de ler as instruções básicas de funcionamento do seu veículo e também o tipo de combustível com o qual deve ser abastecido. Tem países que a locadora cobra a mais em veículos à Diesel, mas você deve conferir se esse foi o seu pedido e recusar quaisquer cobranças além do acordado no momento da reserva.

alugar-carro-rentcars

12. Calcule o quanto vai gastar de combustível

Se alugar um veículo 1.0, por exemplo, saiba que ele gastará mais combustível se for preciso fazer ultrapassagens nas estradas. Então lembre-se de analisar sua rota e ter um valor minimamente aproximado do quanto vai gastar, para escolher o carro que te atenda e não sofrer prejuízos.

Um site que pode ajudar nisto é o Via Michelin, que informa o valor médio de combustível do país. Outro bom serviço é o Mapeia, para calcular sua rota, pedágios e combustível – ele permite inclusive que você coloque o preço da gasolina e ele calcula uma média de consumo por quilômetro rodado. Antes de viajar, também dá pra acessar o site Pedágios para calcular o quanto gastará com isso – as tarifas estão atualizadas e o serviço cobre as rodovias de todo o Brasil.

E nunca esqueça de que, ao locar um veículo, você escolherá um grupo de automóveis e não o veículo específico. A empresa lhe alugará o veículo que estiver disponível. Caso você reserve com antecedência e não haja nenhum veículo da sua categoria ao chegar na locadora, ela é obrigada a lhe oferecer um veículo da classe superior à sua.

Além disso, se você vai ficar um dia inteiro em uma cidade, circulando bastante, compare o que gastaria de táxi ou com o aluguel de um veículo. Ás vezes, é melhor você sair de carro alugado do aeroporto e circular pela cidade do que andar de táxi – mas cada caso é um caso. Claro que, se você utilizar o transporte público, como ônibus, trem ou metrô, seguramente será muito mais barato e ecologicamente correto.

13. Atente-se para a vistoria

Antes de sair para sua viagem, faça uma vistoria geral no veículo que alugou: dê uma olhada nos pneus, na lataria e fique de olho em possíveis avarias que possam haver no carro. Caso haja algo, tire fotos e, se o problema parecer mais grave, fale com a locadora para trocar de veículo. Verifique também a documentação do veículo, o estepe e ferramentas de troca de pneu. Além, é claro, dos itens obrigatórios segundo a lei do país.

14. Pense nas bagagens e quantidade de pessoas

Viagem de carro não combina com aperto, por isso, pense sempre em quantos passageiros levará e quanta bagagem cada um deles terá. Para usar veículo alugado dentro da cidade e com poucas malas, use um veículo compacto. Para pegar a estrada (especialmente em trajetos mais longos), um sedan ou perua são as melhores opções. Caso viaje com quatro pessoas ou mais, invista na categoria perua para cima. Nada pior que viajar com uma mala no meio dos passageiros que viajam atrás.

15. Sempre tenha um GPS – alugado ou não

Alugar um carro com GPS tem um valor mais alto, mas esse é um equipamento que lhe fará economizar muito tempo e combustível. Para economizar, invista num aplicativo de GPS para seu smartphone, como o Google Maps ou o Tom Tom (que eu super indico, disponível para Android e iPhone!).

Além disso, o Waze também é um ótimo GPS gratuito, porém, para usá-lo você precisa ter internet e estar conectado. Já o Tom Tom não precisa de internet, funciona offline, mas é melhor para quem pretende viajar pela Europa.

Você também pode economizar utilizando o equipamento ao selecionar a ida por estradas não pedagiadas. Assim, você passa por dentro das cidades e curte mais o passeio. Mas na viagem de volta, para não perder o prazo de devolução do carro, configure-o para te guiar pela rota mais rápida – normalmente, isso quer dizer que será pelas autoestradas com pedágios.

É importante também ter um mapa em papel para consultar ou, então, para estudar bem antes de cair na estrada. Nunca confie cegamente no GPS – especialmente viajando dentro do Brasil.

16. Defina quem vai dirigir o carro

A maioria das locadoras exigem idade mínima de 21 anos do condutor, além de, no mínimo, carteira de motorista com dois anos de validade. Todos os motoristas devem ser cadastrados no momento do aluguel e o valor pode variar de acordo com o número de pessoas – confira com a sua locadora. Por isso, pense bem sobre quem vai dirigir o carro e opte por pessoas que já tenham experiência no volante.

17. Economize no ar-condicionado

Nos dias de hoje o ar-condicionado virou um item quase obrigatório nos carros. Apesar disso, você pode escolher um carro apenas com ar quente e economizar muito no aluguel. Mas é claro, esse caso só é válido se for alugar carro para viagens no inverno ou em regiões mais frias.

18. Devolva o carro antes do prazo final de entrega e no mesmo local que alugou

Essa é uma boa dica para quem não quer arriscar ter que desembolsar um valor extra. Chegar na locadora com antecedência para a devolução pode evitar que você seja cobrado com uma diária a mais. Isso porque a cobrança normal é por diária de 24 horas, com valor extra por hora adicional até a sexta hora, quando então é cobrada mais uma diária.

Além disso, você pode até locar seu automóvel em uma cidade de devolver em outra, mas certifique-se de quanto será a tarifa pelo retorno do veículo – confie em mim, vai haver diferença. Para os que querem economizar, a dica é locar e devolver no mesmo local. Inclusive, o mais indicado é você devolver o veículo na mesma loja em que locou, mas antes de fazer reserva, pergunte se precisará pagar taxa extra por devolver em outra loja na mesma cidade. Pode ser que essa condição varie de uma locadora para outra.

Ainda sobre a devolução, confira sempre se não houve alguma mudança de endereço – na locação também e principalmente. Numa viagem, aluguei um carro e, ao chegar no local onde deveria devolvê-lo, o escritório havia se mudado e não informava o novo endereço. Até descobrir o novo endereço e seguir até lá para retirar o veículo, perdemos um bom tempo e gastamos com táxi e transporte público.

19. Limite seu deslocamento

Algumas regiões e passeios combinam muito com carro, como a Rota Romântica no Rio Grande do Sul, a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina, o roteiro histórico por Minas Gerais, e também diversos trechos do litoral brasileiro, onde alugar carro é uma boa para explorar mais praias. Uma dica preciosa: limite seu deslocamento diário em 300Km. E viaje com calma, para aproveitar bastante as paisagens.

20. Alugue no cartão e tenha benefícios

Se a locação do seu veículo for paga com cartão Platinum ou superior, você terá direito à cobertura de isenção de responsabilidade em casos de danos ao veículo. Para ter direito a esta cobertura, você deve recusar a opção de Isenção de Responsabilidade em Caso de Danos por Colisão (CDW/LDW) ou cobertura similar oferecida pela locadora no contrato de aluguel do automóvel. Para mais informações, confira com o atendente do seu cartão.

21. Confira as regras dos países que você for visitar

Se a sua viagem incluir um país da América do Sul (Uruguai ou Argentina por exemplo), mesmo que em cidades de fronteira, o motorista precisa fazer o Seguro Carta Verde (o seguro obrigatório que todo veículo automotor terrestre precisa ter para sair do Brasil) e também consultar a locadora sobre outras necessidades, como duplo triângulo, já que as regras de veículos nos outros países é diferente da nossa.

Você tem alguma dica preciosa para quem quer alugar carro durante suas viagens no Brasil? Deixe aqui nos comentários para ajudar outros viajantes! 🙂

8 Comentários

  1. Rayla Cristina Gomes de Souza barbosa

    Oi boa noite morro no parana e estou pensando em viajar pra outro estado e queria alugar um carro vcs me indicam alguma empresa confiável.

    Responder
  2. Alcides Nascimento

    Estou com dificuldade para locar uma carro em Porto Alegre para fazer uma viagem de 7 dias pelo Uruguai. A maioria das locadoras não oferecem esta opção.
    Podem me indicar alguma alternativa?

    Responder
  3. Renata

    Oi, vou para Portugal e estava olhando o site Rentcars.com. Surgiram algumas dúvidas:
    1. Eles falam que no local da locação podem ser cobrados outros valores. Mas não especificam.

    2. Eles falam que preciso ter um cartão com bom limite que eh exigido pela operadora. Como cálculo esse valor, pois meu cartão tem um limite ok e não sei se eh bom o suficiente.

    3. Aqui no Brasil, qdo vamos alugar um carro, ele oferecem por “50” mas na hora de fechar o contrato real, esse valor quase duplica. Lá fora eh assim tb?

    4. Pq o mesmo carro por um fornecedor é x e em outra operadora é quase o dobro pro mesmo carro? O que impacts esse valor?

    Vc consegue me ajudar?
    Obrigada desde já!

    Responder
    • Rentcars.com

      Olá Renata, bom dia!

      Represento o Rentcars.com e gostaria de esclarecer as suas dúvidas. Seguem as respostas:

      1. Eles falam que no local da locação podem ser cobrados outros valores. Mas não especificam. Reposta: Caso haja alteração do itinerário, contratação de opcionais ou proteções diretamente no balcão, pegádios e outros itens, ocasionará em custos a serem pagos a parte, diretamente no balcão da locadora, no momento da devolução do carro.

      2. Eles falam que preciso ter um cartão com bom limite que eh exigido pela operadora. Como cálculo esse valor, pois meu cartão tem um limite ok e não sei se eh bom o suficiente. Resposta: O valor do bloqueio caução no cartão de crédito do titular da reserva pode variar conforme o número de diárias e categoria reservada. Geralmente será o valor da locação + 50%, mas só podemos confirmar em locações domésticas. Nas locações internacionais esse valor é confirmado apenas no momento da retirada.

      3. Aqui no Brasil, qdo vamos alugar um carro, ele oferecem por “50” mas na hora de fechar o contrato real, esse valor quase duplica. Lá fora eh assim tb? Resposta: O valor que disponibilizamos no site é o valor final da reserva, sem nenhum acréscimo. Só haverá cobrança adicional caso o locatário inclua no balcão da locadora, no momento da retirada do carro, serviços opcionais (GPS, cadeirinhas, pedágio, proteções, entre outros. Vale ressaltar que nenhum serviço adicional, oferecido pela locadora no ato da retirada do carro, é obrigatório para retirar o veículo .

      4. Pq o mesmo carro por um fornecedor é x e em outra operadora é quase o dobro pro mesmo carro? O que impacts esse valor? Reposta: As locadoras possuem tarifas diversas, o que impacta nos valores é a quantidade de veículos em frota, número de funcionários, dependências da loja, atendimento em aeroporto, o tipo de parceria conosco, onde chegamos até 60% de desconto em relação a tarifa balcão, entre outras questões comerciais. Por isso utilizar o nosso site para fazer a reserva desejada é sempre vantajoso, nele, o cliente pode escolher sempre a melhor opção comparando os preços em mais de 140 locadoras do Brasil ou exterior.

      Caso continue com qualquer dúvida, estamos a inteira disposição.

      Equipe, Rentcars.com

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tudo o que você precisa saber para ir de carro ao Uruguai - Viajando Bem | Dicas e roteiros de viagem - […] Há quem prefira reunir os amigos em uma viagem de carro, revezando-se na direção… Se você quiser, outra boa opção…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!