Bordeaux Fête Le Vin: Festivais pelo mundo

por | Atualizado em 22/05/23 | Bordeaux, Dicas de Viagem, Hospedagem

A cada dois anos, a Bordeaux Fête Le Vin brinda os melhores rótulos da região viticultora da França. No super festival, é possível degustar o vinho de 80 produtores nos pavilhões da festa, que ficam às margens do rio Garrone. Saiba mais sobre esta celebração neste post que preparamos para quem ama um bom vinho!

Bordeaux Fête Le Vin

Crédito da imagem: Bordeaux Fête Le Vin

Bordeaux Fête Le Vin: um guia

No final de junho, a cidade de Bordeaux se transforma em um enorme festival de vinho nas margens do rio Garonne, de onde durante séculos os vinhos de Bordeaux foram expedidos de navio e exportados para todo o mundo. A Bordeaux Fête Le Vin é a festa mais importante da cidade, e só acontece nos anos pares –  em 2016, a  Bordeaux Fête Le Vin acontecerá entre os dias 23 e 26 de junho. A entrada custa 20 euros – e, confia em mim, vale cada um dos seus suados eurinhos. 🙂

A festa também é uma oportunidade fantástica para se conhecer a cidade, que é linda e encanta turistas do mundo todo. A festa do vinho acontece em torno da orla – tão linda que já foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco. Ali, centenas de pessoas se reúnem nos dias do festival para curtir o melhor da gastronomia, enocultura e também da cultura local. A cada dois anos, mais de meio milhão de pessoas visitam o Bordeaux Fête Le Vin!

A programação da festa ainda inclui queima de fogos de artifício, espetáculos artísticos e musicais, visitas às vinícolas e excursões pela cidade toda. Mas, claro, a grande estrela do evento é o vinho produzido em Bordeaux. Na chamada Place des Quinconques, são erguidas oito enormes tendas, classificadas de acordo com o tipo de vinho que se encontra ali: Bordeaux, Bordeaux Supérieur Rouge, Rosés de Bordeaux, Bordeaux Blanc, Entre-Deux-Mers, Crémant de Bordeaux, Côtes de Bordeaux, Sweet Bordeaux, Médoc & Graves, Saint-Emilion – Pomerol – Fronsac. Ali, os turistas do mundo todo encontram os melhores vinhos da região de Bordeaux e Aquitania – ao todo, são 57 tipos diferentes de vinho da cidade de Bordeaux e  23 da região de Aquitania disponíveis para degustação nessa grande festa do vinho!

Bordeaux Fête Le Vin_tendas_Viajando Bem

Durante o festival, dez cidades de todo o mundo serão convidadas de honra para montar seus estandes de degustação – sete pertencem à rede Great Wine Capitals (GWC): Bilbao, Cape Town, Mainz, Mendoza, Porto, San Francisco e Valparaiso; e as três demais são expositoras contumazes do festival desde seu início: Hong Kong, Quebec e Bruxelas.

Passe de degustação

Uma das ofertas mais bacanas da festa é o chamado passe de degustação – por um preço módico de 15 euros em pré-venda e 18 euros durante a feira, você tem direito a 13 tickets de degustação e uma bolsa para tua taça, que também te dará acesso a alguns benefícios VIP. Este ingresso ainda te dará direito à degustação de culintária local, como magrets e foie gras de Périgord, queijos Ossau-Iraty, ostras de Arcachón, cèpes du Périgord (champignons maravilhosos), pastel vasco, presunto de Bayona, queijos de Guyana e de Gascoña… Tudo delicioso e bem local!

O clima da festa é bem alegre e a cidade fica tomada por jovens – durante o evento, também acontecem shows de artistas internacionais (um a cada noite) na  La Explanade de Quisconces e também um enorme espetáculo de imagem e som, em que são projetadas imagens impressionantes na Place de la Borse.

Bordeaux Fête Le Vin_degustação_Viajando Bem

Dicas de passeios em Bordeaux

Se ainda te faltam motivos para visitar esta cidade incrível, listei dez passeios imperdíveis por lá, vem ver:

1. Aproveite a boemia de Saint Pierre District – O distrito histórico (e belíssimo) da cidade é repleto de bons restaurantes e wine bars para você viver uma noite bem bacana neste bairro. Uma boa dica é o La Ligne Rouge, onde você pode beber vinhos de todo o mundo e comer pratos da gastronomia local.

2. Passeio pelas docas  – Alugue uma bicicleta através do VCub para desvendar a margem direita do rio (conhecida como Rive Droite), indo de Chaban-Delmas para Pont de Pierre. Depois deste belo passeio de bicicleta, descanse às margens do rio, como um bom cidadão local.

3. Relaxe no Jardin Public – Localizado no distrito de Chartrons, este enorme parque de mais de onze hectares tem atrações para todos os gostos, como um belíssimo jardim botânico e as belas pontes que circundam toda a propriedade. Você também pode ir ao restaurante L’orangerie e pedir um dos deliciosos pratos de frutos do mar para curtir um almoço bem tranquilo.

Bordeaux Fête Le Vin_parque_Viajando Bem

4. Visitar a bela Cathédrale Saint-André – Listada como Patrimônio Universal da Unesco desde 1998, vale uma visita mais demorada. A torre do sino desta catedral tem uma vista incrível de toda a cidade e o interior da construção é de tirar o fôlego para quem gosta de arte sacra e história.

5. Caminhe pela Rue Sainte Catherine – Essa dica é para quem gosta de compras, já que a Sainte Catherine é conhecida como a mais longa rua de compras de toda a Europa. Ela ainda liga os dois locais mais conhecidos da cidade, a Place de la Comedie e a Place de la Victoire, as principais praças de lá. Além disso, a rua Sainte Catherine é repleta de bons restaurantes e bares.

6. Atravesse a Ponte de Pierre à noite – Depois de observar a ponte lá da beira do rio, durante seu passeio de bicicleta, aventure-se a atravessá-la durante a noite para ter uma vista panorâmica das docas de Bordeaux, além de outros locais icônicos da cidade como a Place de la Bourse, Place des Quinconces, Porte Cailhau e as fachadas dos prédios históricos que circundam Garonne.

Bordeaux Fête Le Vin_pont-de-pierre_Viajando Bem

7. Aproveite o domingo na Marché des Quais – Qualquer cidadão de Bordeaux sabe que, em domingos ensolarados, o programa ideal é curtir bastante a feira que acontece em Marché des Quais, com uma grande oferta de produtos frescos locais e barraquinhas de comida. Mas fique atento: a feira fecha às 13h. 🙂

8. Um passeio de bicileta pelos vinhedos – Saint Emilion, Saint Estephe, Margaux, Pomerol… Se você gosta de vinho francês, já deve ter escutado falar em alguns destes nomes. E que tal conhecer os vinhedos que os produzem? Alugue uma bicicleta e admire a beleza destes pequenos vilarejos e os vinhedos que os circundam. Antes de ir, programe-se para fazer, ao menos, um tour de degustação – você não vai se arrepender. 🙂

9. Experimente os deliciosos Bordeaux Canelés – Recheados com rum e baunilha, são um doce muito típico da cidade. Perfeito para provar depois de uma bela caminhada pelo centro histórico do local. O melhor de todos é o da Baillardan.

10. Atravesse o parque de Quinconces – A maior praça da França, com doze hectares de terra, fica bem no centro de Bordeaux e é sede de muitos eventos, como o Carnaval local ou o Fête aux Jambons. Aproveite para visitar os monumentos em homenagem a Montaigne e Montesqieu.

Bordeaux Fête Le Vin_Quincones_Viajando Bem

Onde ficar em Bordeaux

La Course – Este bed & breakfast fica no  bairro de Chartrons, a 500 metros do CAPC Museu de Arte Contemporânea, e oferece terraço, bem como hammam (banho turco). É bastante confortável e tem um preço justo – mas reserve com bastante antecedência.

Bordeaux Fête Le Vin_La Course_Viajando Bem

La Maison des Vignes – Também bem localizado, este bed & breakfast fica a 300 metros da Basílica Saint Michel. Alguns quartos oferecem terraço, bem bacana para tomar um vinho ao fim do dia de caminhada, e a hospedagem ainda oferece estacionamento para quem for de carro.

Bordeaux Fête Le Vin_La Maison_Viajando Bem

Le Grenadine – Oferece um living para uso comum, quartos decorados individualmente de um jeito bem moderno, varanda térrea e biblioteca para os hóspedes. Alguns quartos ainda possuem banheiro privativo com banheira. Serve café da manhã com produtos caseiros e itens de confeitaria franceses. O centro de Bordeaux está a 5 minutos de bonde e há um ponto de bonde bem na frente deste bed & breakfast charmoso.Bordeaux Fête Le Vin_Le Grenadine_Viajando Bem

Hôtel La Cour Carrée Situado no centro de Bordeaux, a 100 m da Praça Grand Hommes, da Avenida Allées de Tourny e da Praça Gambetta, este hotel charmoso fica num edifício de 200 anos e dispõe de quartos elegantes e varanda térrea.

Bordeaux Fête Le Vin_La Cour_Viajando Bem

Se você quiser, pode também alugar um carro e fazer bate-e-voltas a partir de Bordeaux e conhecer mais desta incrível região! Rentcars e Rental Cars são serviços altamente recomendados pelo blogueiro.

E aí, ficou com vontade de ir para o festival? O evento é incrível e merece a visita de apreciadores de vinho do mundo todo! Se você quiser, posso ajudar montando um roteiro personalizado para sua viagem! E não se esqueça: contratar seguro de viagem é obrigatório para quem está de viagem marcada para a Europa, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

_______________________________________________________

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!