Dia do Rei na Holanda: festivais pelo mundo

por | Atualizado em 22/05/23 | Amsterdã, Dicas de Viagem, Hospedagem

No dia 27 de abril, a Holanda inteira se pinta de laranja e festeja o Dia do Rei Willem-Alexander nas ruas, parques e até nos canais. A festividade ainda conta com DJs, performances e shows, o que dá um clima de “carnaval holandês” ao evento. Vem saber mais e, quem sabe, você viaje até lá para curtir esta super festa!

Dia do Rei na Holanda_Koninginnedag2007_Viajando Bem

O Dia do Rei é um dos mais espetaculares feriados do ano na Holanda. Desde 1949, os holandeses comemoravam o feriado, então chamado de Dia da Rainha, no dia 30 de abril, aniversário da antiga Rainha Juliana. Antes de 1949, o Dia da Rainha era comemorado em 31 de agosto, dia do aniversário da rainha Wilhelmina. A partir de 2014, os holandeses comemoraram o Dia do Rei em 27 de abril, dia do aniversário do novo Rei do país, Willem-Alexander. Toda a festa no país é em sua homenagem.

Dia do Rei na Holanda – organizando sua viagem

Neste feriado nacional, a festa toma conta de toda a Holanda – nas cidades maiores, as ruas ficam tomadas de pessoas bebendo cerveja e celebrando – mas de forma muito organizada. Nada de confusões. A única coisa que complica é o transporte público, que neste dia costuma ficar bem caótico em Amsterdã, onde a maioria dos holandeses quer se vestir de laranja e celebrar o Dia do Rei.

Caso você esteja com viagem marcada para a cidade nesta época, fique atento: os museus maiores, como o Van Gogh Museum, e as principais atrações turísticas abrem, mas costuma ser bem complicado chegar até eles. A dica dos locais é deixar este passeio para o dia seguinte (quando a cidade estiver toda de ressaca, hehe).

Dia do Rei na Holanda – Onde se hospedar

Se você está planejando visitar Amsterdã em data próxima ao dia 27 de abril, não deixe de reservar o hotel com antecedência. A cidade costuma encher e as hospedagens são muito disputadas! Para chegar até o seu local de hospedagem a partir do aeroporto Schiphol, as duas maneiras mais baratas são de trem ou ônibus. Para saber quais as melhores formas de fazer este trajeto, leia este post com dicas.

B&B by Sérvio – A Museumplein (Praça dos Museus) fica a 850 m de distância. Cada quarto é individualmente decorado e, todos os dias, você recebe café da manhã no seu quarto. O B&B era excelente, um dos melhores que ficamos e tinha bonde para todo lado.
Dica do casal Amanda e Renato, clientes da consultoria.

Dia do Rei na Holanda_BB_Viajando Bem

No. 377 House -Muito bem localizado, a nossa vista era incrível, para um canal, decoração super moderna, limpo! O No. 377 House fica a 5 minutos a pé da ponto de ônibus e de bonde Raamplein, que oferece conexão direta para a Estação Central em 15 minutos, e para o Museum Quarter, em menos de 10 minutos.

Sugestão dos clientes Ana e Sandro, que estiveram na Holanda em 2015.

Dia do Rei na Holanda_377_Viajando Bem

Budget Hotel Liberty – Como o nome já diz, ele é um hotel realmente mais simples com banheiro compartilhado – mas bem localizado e com bom serviço. Ele fica a pouco mais de 10 minutos a pé da Praça Dam e do Palácio Real. A parada de bondes Nieuwezijds Kolk está a 400 m do local, e oferece conexões diretas para Leidseplein e para a Praça dos Museus.

Dica do casal Klayton e Mariana, que contrataram nossos roteiros personalizados ano passado!

Dia do Rei na Holanda_Liberty_Viajando Bem

A Bed & Breakfast Flynt – Um lugar bastante procurado no Booking, tem banheiros privativos Wi-Fi gratuito e sala de estar. O B&B Flynt fica a 5 minutos a pé da animada praça Leidse Square. Era bem confortável!

Dica do casal Juliana e Walace, que conheceram Amsterdã com nossos roteiros em 2015.

Dia do Rei na Holanda_Flynt_Viajando Bem

Dia do Rei na Holanda – Onde festejar

O que não falta é diversão para todas as idades – o holandês é um povo muito festivo e, especialmente em Amsterdã, a cidade se prepara para um dia de muita alegria. E, mesmo pra quem é mais tranquilo, só assistir o povo celebrando pode ser bacana também.

Para as crianças
O Vondelpark é o melhor lugar para crianças – o parque é lindo e vale demais a visita. Todos os anos, as crianças holandesas criam números e apresentações muito originais para divertir os transeuntes e ganhar uns trocados – deixe uma moedinha para eles sempre. 😉

Outro passeio legal para quem viaja para Amsterdã neste dia é passear pelos arredores dos canais Herengracht, Prinsengracht e Keizersgracht. Ali, muita gente monta barraquinhas para vender antiguidades, livros e discos usados, souvenir e todo tipo de coisa! A dica é: leve dinheiro vivo, é tanta oferta que você não vai resistir a comprar nem uma lembrança da festa que seja! 🙂 Os canais também oferecem muita diversão, com muitos barcos cheios de passageiros, sempre com música e dança. Assista aos barcos passando!

Dia do rei na Holanda_vondelpark_Viajando Bem

Festas na rua
Os bairros Jordaan e Wallen e a Nieuwmarkt e outras grandes praças são os melhores lugares para as grandes festas de rua. Você vai encontrar barraquinhas de comida na rua, e as pessoas costumam beber também um cálice do chamado Oranjebitter para brindar à saúde do rei. Esta é uma tradição do país, e a bebida se assemelha a um licor de laranja misturado com gim.

Se você tomar cerveja, uma boa dica é guardar o copo em que está bebendo para reutilizar, senão, a cada compra, você gastará mais um euro com outro copo.

Para os mais baladeiros, a cidade prepara várias festas com DJs, festivais ou shows ao vivo. O site oficial da cidade é uma ótima fonte para saber onde vão rolar as melhores festas na data.

E quem é mais tranquilo, o que faz?

Tem quem goste de ficar sentado na beira dos canais bebendo uma cerveja mas, por volta das onze da manhã, a festa na rua começa a encher bastante e as pessoas que não gostam de multidões podem se incomodar. Por isso, uma boa alternativa para quem está na Holanda no Dia do Rei e não curte muita badalação é fazer um bate-e-volta para o parque Keukenhof – afinal, você estará por lá bem na estação das tulipas, é um baita programa! Compre seu ingresso antecipadamente, para evitar filas – afinal, anualmente, o evento atrai cerca de um milhão de turistas por ano!

Se você quiser outra opção de viagem, aqui tem um post super completo sobre viajar de Amsterdã para Berlim de ônibus.

Dia do Rei na Holanda_Keunkenof_Viajando Bem

Confira um baita post do Daniel, do Ducs Amsterdam, sobre o Dia do Rei, com várias dicas bem práticas feitas por quem mora na cidade há anos.

E, se você está pensando em conhecer Amsterdã, este post vai te ajudar a desvendar o transporte na cidade. E não se esqueça: contratar seguro de viagem é obrigatório para quem está de viagem marcada para a Europa, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

3 Comentários

  1. Carlos Oliveira

    Olá Rogério seu blog é , shooooow!
    Estarei fazendo um tour Europa! PORTUGAL bate volta Porto, 02 dias dedicados a cidades próximas, ESPANHA Madrid e Barcelona e por último FRANÇA Maravilhosa Paris!!!! Duas pessoas em setembro!! Passagens e hospedagens pagas! Quanto gastarei em média por volta de 16 dias!!?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Carlos, tudo bem?!

      Se for uma viagem econômica, uma boa média seria 50 a 70 euros por pessoa/dia para alimentação, ingressos e transporte público. Se for perfil normal, vá de 80 a 100 euros por pessoa/dia, ok?!

      Abraço!

      Responder
      • Carlos Oliveira

        Obrigado Rogério e um forte abraço!!!

        Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Amsterdã - […] se está programando viagem pra lá, fique ligado na data do Dia do Rei, a festa que transforma a…
  2. Março na Europa - […] que sempre tem as melhores indicações! E, se quiser esticar mais ainda sua viagem, há o Dia do Rei,…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!