Dez dias em Nova Iorque: dicas de passeio para sua primeira viagem aos EUA

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Estados Unidos, Hospedagem, Nova Iorque

Desde crianças, somos bombardeados com referências americanas e, por isso, quando juntei uma graninha pra viajar, decidi conhecer um pouco dos Estados Unidos com minha irmã. Decidimos ficar dez dias em Nova Iorque e dois em Woodstock, para ter uma experiência bem bacana por lá. Vem saber como foi essa viagem!

Dez dias em Nova Iorque_Flatiron_Viajando Bem

Dez dias em Nova Iorque: nosso roteiro

A minha irmã Jordana já era veterana nessa viagem, seria a quarta vez ela em NY, então minha única preocupação era decidir que passeios queria fazer. Minha prioridade? Caminhar bastante, visitar alguns museus, conhecer as lojas bacanas que eu não encontro aqui no Brasil e viver um pouco da verdadeira experiência americana, o que acabamos fazendo em Catskills Mountains, norte do estado de Nova Iorque, com a ajuda da minha amiga Gail Dedrick. Mas isso é papo pra mais tarde.

Dez dias em Nova Iorque: onde ficamos

Alugamos um apartamento no Lower East Side da Suzanne Connolly, uma terapeuta xamânica irlandesa (sim, você leu certo) que mora em NY há dez anos. O apartamento era super espaçoso (especialmente pro padrões minúsculos da cidade), e ela aluga um pedaço do imóvel para turistas do mundo todo ao mesmo tempo em que segue no apartamento com sua rotina normal de curandeira e terapeuta holística. Tinha até um gato na casa, o simpático Padriag, nosso parceiro de descanso e um queridão.

O clima do Lower East Side era o mais bacana da cidade, na minha opinião: ruas bem arborizadas, cheias de brechós, barzinhos e do lado de outros bairros incríveis como Chinatown, Little Italy e Soho. Em alguns dias, a gente ficava só batendo perna pela vizinhança de tanta coisa bacana que tinha pra ver por ali e, quando voltar pra lá, certamente vou querer me hospedar nesse bairro de novo. 🙂

Dicas de hospedagem em NY:

Acomodação de 3 Quartos no Lower East Side – Também no Lower, esgota super rápido no Booking. Tem Wi-Fi e terraço, além de cozinha completa com lava-louças e microondas. Possui banheiro privativo com banheira ou chuveiro. E uma bela vista da cidade.

Sanctuary NYC Retreats – Um apart-hotel bem amplo e confortável, fica a 20 minutos de Little Italy e serve café da manhã  bem farto e saudável. E ainda conta com um espaço de ioga, o Stanton Street Yoga, com aulas diárias ilimitadas e gratuitas para os hóspedes. 🙂

East Village Apartments – Do ladinho do Washington Square, estes apartamentos ficam em prédios históricos e super bem conservados. E também bem perto do metrô da Segunda Avenida – fica no East Village, bairro bacanésimo pra se hospedar também.

Downtown East apartments – Também no East Village, esta acomodação fica próxima à estação de metrô Astor Place. Uma opção super confortável, com decoração moderna e cada apartamento tem Wi-Fi, uma área de estar, uma cozinha totalmente equipada, lençóis e toalhas.

Dez dias em Nova Iorque_Lower_Viajando Bem

O transporte em Nova Iorque

O sistema de metrô da cidade é ótimo, super bem sinalizado mas não é limpinho nem novo, tá? Compramos o Metrocard 7-day unlimited pass (ideal para quem vai passar mais de sete dias na cidade, como nós). Cada pessoa precisa ter seu cartão, que custa U$ 30 + U$1 do cartão. Vale a pena, pois ele custa o preço de, mais ou menos, duas passagens por dia, e aposto que você vai acabar usando mais que isso. Se você precisar de mais passes, é só recarregar o cartão – de preferência, pagando com dinheiro mesmo, é mais simples.

Outra boa dica é pedir um subway map na estação (eles são gratuitos e bem úteis – ou usar o app da MTA). O site da MTA também tem o mapa do metrô, com links para as estações que você quiser informações. As linhas de metrô lá são agrupadas em cores – linhas amarela, laranja, verde, azul, vermelha, cinza, marrom e roxa. Note duas diferenças importantes: trens locais são os que param em praticamente todas as estações de metrô daquela linha, enquanto os trens expressos são linhas que “pulam” estações. Fique atento!

Dez dias em Nova Iorque_metro_Viajando Bem

Caminhando pelo Brooklyn

Um passeio clássico que é bem coisa de turista mas tem que fazer é atravessar a ponte do Brooklyn a pé. Pegamos um dia bem bonito e ensolarado e caminhamos devagar atravessando a ponte e curtindo a vista, que é linda, de tirar o fôlego! Quando chegamos no Brooklyn, fomos direto pra Prospect Hights, aquele lugar bem na beira do rio Hudson onde as pessoas tiram fotos com os prédios de Manhattan ao fundo! E foi a parada perfeita pra descansar da caminhada pela ponte (tem um monte de bancos pra sentar), apreciar a vista e tomar uma água! 😉

O Brooklyn, pra mim, parece que é outro mundo. Nós começamos nosso passeio pelo Dumbo, que é o distrito artsy do Brooklyn, bem pertinho da ponte. Super lindo, limpinho, arborizado, bem mais silencioso que Manhattan. Caminhar pelas ruas do Brooklyn se provou uma experiência antropológica e cruzar o tempo todo por lugares que só víamos nos filmes era sensacional.

Dez dias em Nova Iorque_Brooklyn Bridge_Viajando Bem

Três lugares pra bater perna

Se voltasse agora pra Nova Iorque, ia querer bater perna de novo em três lugares: pelo Times Square + Quinta Avenida, por Chinatown e por Little Italy. São lugares incríveis, diferentes e em que se pode ter experiências diferentes!

Pro Times Square fui duas vezes – durante o dia e no cair da noite, quando as luzes impressionam ainda mais. Tem muito comércio por ali (obviamente), e é onde estão algumas megastores bem conhecidas – pra citar só duas, ficamos com a Disney Store e a coloridíssima loja M&M’s World. Eu não comprei nada em nenhuma das duas, só entrei pra conhecer e valeu muito a pena.

Na Quinta Avenida, você vai encontrar a Niketown, a Apple, a Saks, a Tiffany & Co, a Gucci, a Prada e uma infinidade de outras marcas de luxo. Por mais que não se compre nada, vale olhar as vitrines e viver a experiência de ver essa gente que tem muita grana – não sou o tipo de pessoa que se deslumbra com dinheiro e não tive vontade de entrar em nenhuma delas, mas gostei de caminhar pelos quarteirões mesmo assim.

Dez dias em Nova Iorque_Times Square_Viajando Bem

Em Little Italy e Chinatown, confesso que entrei em várias lojinhas e parei em banquinhas de comida para fuçar e experimentar coisas novas. Foi uma experiência muito legal passar um dia entre estes dois bairros, tão grudados um no outro e tão diferentes ao mesmo tempo. Almoçamos comida chinesa e jantamos uma pasta deliciosa!

No meio do caminho, entramos em muitas lojas chinesas e aproveitamos para conversar um pouco com as pessoas destes lugares, que tinham um inglês carregado de sotaque. Gente que veio da China pra tentar uma vida melhor nos Estados Unidos e cheios de histórias bacanas, adorei conhecer um pouco mais de suas histórias de migração!

Dez dias em Nova Iorque_Chinatown_Viajando Bem

Seguro de viagem 

Para viajar aos Estados Unidos, a contratação de um seguro de viagem não é obrigatória, mas fizemos isso porque imagina a dor de cabeça que seria precisar de um médico por lá numa situação emergencial sem ele? Aqui no blog, temos um post bem bacana sobre o seguro viagem e dicas para contratar o serviço.

Bem, aqui termina a primeira parte das nossas aventuras por Nova Iorque – amanhã tem mais! 🙂

Espero que tenham gostado de saber mais sobre a nossa viagem! Tem alguma dica de NY? Deixe aqui nos comentários!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

banners05animado01

1 Comentário

  1. milla

    Olá,

    como foi que você conseguiu alugar um quarto com Suzane C. ? Qual site?
    Obrigada,

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Como comprar o cartão de metrô em Nova York - […] – Dez dias em Nova Iorque: dicas de passeio para sua primeira viagem aos EUA […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!