Como escolher hotel para sua viagem: dicas infalíveis do Viajando Bem

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Europa, Hospedagem

Como escolher hotel para sua próxima viagem? Essa é uma das dúvidas mais frequentes dos nossos leitores e também das pessoas que contratam os roteiros personalizados do blog. Por isso, redigimos uma listinha bem simples de passos que vão te ajudar muito nessa hora. Bora lá aprender?

Como escolher hotel_quarto_Viajando Bem

Como escolher hotel: passo-a-passo

1. Escolha um bom site de reservas e cadastre-se.

Aqui no blog, sempre indicamos o Booking por alguns motivos: tem uma variedade imensa de acomodações em todo o mundo, para todos os bolsos e é bastante confiável. Quando você se cadastra no Booking, você salva suas buscas, suas reservas e avaliações. E o mais legal: depois que você reserva cinco hotéis no site, entra para o programa Booking.genius, que oferece um desconto de 10% nas suas próximas hospedagens. O site também tem outra vantagem: a maioria das opções de hospedagem oferece cancelamento gratuito – você pode reservar e desistir até 24h antes de viajar. Mas confira se é o caso do hotel que está escolhendo antes de reservar, ok?

Outra vantagem é que as avaliações de usuários ali são reais – ou seja, foram feitas por quem realmente já esteve no hotel – é preciso ter reservado e estado no hotel via Booking para poder comentar e avaliar. Isso dá mais credibilidade ainda ao serviço! No 4square, TripAdvisor, Kekanto e outros sites de avaliação de restaurantes, por exemplo, essa garantia não existe: as pessoas podem dar opinião e acabar com a reputação de um estabelecimento sem nunca terem estado lá. 🙁

2. Escolha em que bairro quer ficar

Essa pesquisa eu considero a mais importante para qualquer tipo de viajante. Mesmo que você não conheça muito sobre o lugar para onde vai viajar, dê um Google no seu destino de viagem – hoje em dia, está cheio de excelentes blogs de viagem que costumam dizer os bairros mais procurados pelos turistas em todo o mundo. Entre no Google Maps e espie como é a vizinhança no módulo Street View. Leia blogs de viagem e confira se há estações de transporte público perto do seu local de hospedagem, a distância do aeroporto em que vai chegar ou da estação de trem… E tenha cuidado: o barato pode sair caro – hotéis muito baratos podem ter grandes ‘poréns’, como uma má localização, falta de elevadores ou ficarem em ruas bastante barulhentas.

Outra forma de busca bacana é por endereço: em muitas cidades, é possível digitar o endereço e o Booking localiza hospedagens neste endereço ou próximos.

3. Use os filtros da ferramenta escolhida

Caso você vá usar o Booking, simulamos um exemplo aqui embaixo: você pode colocar o bairro em que quer ficar ou algum ponto turístico como referência (como a Grand Place, em Bruxelas). Tem quem prefira colocar o aeroporto como ponto de referência mas, na minha opinião, o bairro ou ponto de referência perto das atrações que deseja visitar são as melhores alternativas para esta busca.

Como escolher hotel_datas_Viajando Bem

Feita essa busca com as datas da sua viagem e bairro onde deseja se hospedar, começa a diversão de usar os filtros da ferramenta – e tem filtro pra muuuita coisa! Minha dica é: eleja prioridades. Por exemplo: eu sempre trabalho viajando e preciso estar conectado 24 horas por dia: Wi-Fi gratuita no hotel é uma das minhas prioridades. Cancelamento gratuito é uma ótima prioridade para quem ainda precisa decidir mais aspectos da viagem que podem mudar seu local de hospedagem. Avaliação de outros hóspedes e preço são super importantes também – eu sempre busco hotéis que tiveram avaliação de 8 ou mais pelos usuários que lá estiveram!

Use os filtros de acordo com o tipo de viagem que deseja fazer: vai viajar com amigos? Talvez um apartamento seja uma boa escolha! Pretende alugar carro? Estacionamento no hotel é uma boa pra você. Vai viajar com crianças? Alguns hotéis tem áreas bacanas de convivência e ludotecas para os pequenos. E há um filtro com “cancelamento gratuito” pra você garantir que, na sua busca, só vão aparecer acomodações que oferecem esta modalidade!

Como escolher hotel_filtros_Viajando Bem

4. Sempre leia os comentários de outros usuários

Uma das coisas mais legais do Booking é que ele permite que você visualize as avaliações positivas e as negativas, assim como as respostas que o estabelecimento deu para estes clientes. Para ler as avaliações sobre um local, clique no link do hotel/apartamento/bed & breakfast que deseja olhar e, depois, clique em “veja todas as avaliações verificadas” no canto direito da tela, em cima das fotos:

Como escolher hotel_avaliações_Viajando Bem

Fique de olho no número de avaliações positivas, que precisa ser sempre maior do que as negativas: as chances do local te agradar são maiores.

Nos sites de reserva, uma das coisas mais bacanas é saber que as pessoas REALMENTE estiveram hospedadas nos hotéis, é um sistema seguro de avaliações. Isso aumenta a credibilidade de quem está dando a opinião, né?

5. Atenção na hora de reservar: taxas

Achou um hotel bacana, bem localizado e com boas avaliações de outros viajantes? Oba, hora de fechar sua reserva então. Redobre a atenção para escolher bem o tipo de quarto que deseja (são muitas opções de acomodações em alguns hotéis!). Fique atento e veja se existe a possibilidade de cancelar sua reserva, ok? Essa dica é bem importante pois imprevistos podem acontecer, ainda mais quando se planeja uma viagem com bastante antecedência!

Vale destacar que reservas sem possibilidade de cancelamento normalmente tem preços menores. Então, se você tem certeza de suas datas de viagem e itinerário, vale a pena economizar e fechar com pagamento antecipado ou na hora mesmo, com o preço fechado. O momento do pagamento depende da regra da promoção.

Fique também atento com as taxas de cada tipo de hospedagem (normalmente os estabelecimentos colocam da forma como está abaixo, os impostos que estão incluídos e as taxas que você terá que pagar do seu próprio bolso.

Como escolher hotel_taxas_Viajando Bem

Ah! Vale lembrar que o Booking, assim como outros sites de reserva, não cobra taxas dos clientes – as taxas são cobradas para os estabelecimentos.

Bem, as dicas básicas são essas. Tem alguma outra? Deixe aqui nos comentários pra ajudar outros viajantes!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

2 Comentários

  1. Rogerio Milani

    Oi Suenia, tudo bem?!

    Sim, já fiz e não tive problemas. O importante é verificar atentamente coberturas e modo de procedimentos caso seja necessário acionar o seguro, ok?! O pessoal da Real Seguros tem um ótimo serviço de atendimento, entra em contato com eles e esclareça todas tuas dúvidas, ok?!

    Abraço!

    Responder
  2. Suenia

    Ola. Queria saber ser vc ja fez alguma viagem usando Real seguro, pois estou receosa devido algumas falta de informações.

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hospedagem em Nova York - […] pelo Booking em busca da hospedagem perfeita. Depois de dar uma relida nas dicas do Rogério pra pesquisar hotel…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!