Dicas de Sevilha: onde ficar, o que fazer e onde comer por lá

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Sevilha, Trem

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha e um destino de viagem com vários passeios legais pra se fazer! Estive lá e escrevi este post para dar boas dicas de Sevilha: lugares legais pra comer, onde se hospedar e passeios que considero imperdíveis! 

Dicas de Sevilha_selfie_Viajando Bem

Dicas de Sevilha: nosso roteiro

Como outras cidades espanholas, Sevilha me impressionou – e muito! À primeira vista pode ser apenas mais uma cidade com monumentos históricos, como muitas outras na Europa. Mas se engana quem pensa assim, pois além de ser uma belíssima cidade, é nela (e na Andaluzia) que estão os principais estereótipos que a Espanha exporta para o mundo: o Flamenco, as castanholas e as touradas.

A cidade é muito limpa, com bom transporte público que conta com ônibus, metro e VLT. O clima em geral é mais quente que o resto da Espanha. A animação também uma característica do sevilhano. As ruas do centro histórico ficam lotadas, assim como as margens do Rio Guadalquivir, próximo ao Bairro de Triana e do Terminal de Ônibus Plaza de Armas, onde o pessoal costuma se reunir no fim da tarde para beber nos diversos bares, ou mesmo ficar jogado na grama apreciando o lindo pôr do sol na cidade. A cidade que já é linda, fica ainda mais espetacular com os tons dourados que ganha no fim da tarde.

Dicas de Sevilha_pano_Viajando Bem

Nós estivemos lá em maio, uma boa época para quem quer pegar dias mais amenos em sua viagem. Os melhores meses para viajar para Sevilha são entre maio e outubro. Ficamos quatro noites por lá, mas arrisco dizer que três noites teria sido suficiente para conhecer a cidade. Para quem quer fazer um bate-e-volta pela região, indico ficar em Sevilha a mesma quantidade de dias em que estivemos por lá. Tem quem faça o trajeto até Granada de trem (demora três horas e meia), e essa pode ser uma boa opção de bate-e-volta. Se você quiser, pode até comprar sua passagem antecipadamente.

Outra opção é usar Sevilha como base para conhecer o Sul da Espanha – Cádiz, Gibraltar e os Pueblos Blancos, todos lugares com paisagens e belezas naturais de tirar o fôlego. Neste caso, pode-se alugar um carro para fazer o trajeto – indicamos alugar pela Rentcars e Rental Cars, duas empresas super confiáveis e com boas taxas.

Nós alugamos um carro para esta viagem e, no caminho entre Lisboa e Sevilha, paramos em Campo Maior para visitar a cidade e a Adega Mayor.

Dicas de Sevilha_Metroppol_Viajando Bem

O que fazer em Sevilha

Metropol Parasol e Plaza de La Encarnación – O Metrosol é a maior construção em madeira do mundo – um prato cheio para quem viaja com arquitetos, como eu! 🙂 Foi desenhado pelo arquiteto alemão Jürgen Mayer-Hermann e a sua construção terminou em abril de 2011. Ali, funcionam cafés, um antiquário, um mercado, bares e restaurantes, além de um terraço panorâmico com uma ótima vista da cidade.

– Real Alcázar (compre ingresso antecipado, senão a fila desanima e você pode não conseguir na hora). Um passeio inesquecível para quem está em Sevilha, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1987 e guarda a história da cidade e do país. Entre seus muros e jardins, conserva a evolução da história da cidade durante o último milênio, reunindo influências que, começando na época árabe, passam pela mudéjar da Baixa Idade Média e chegam até o Renascimento, o Barroco ou o século XIX.

– Caminhar bastante pelo belíssimo Centro Histórico da cidade, chamado de Barrio Santa Cruz, e perder-se pelas ruelas (reserve pelo menos um dia pra fazer isso, vai por mim – vale a pena!)

Dicas de Sevilha_caminhar_Viajando Bem

– Jardins de Murillo, cujo nome homenageia o pintor espanhol Bartolomeu Esteban Murillo. Ali, há um imenso monumento homenageando Cristóvão Colombo. Programe 1h de visita ao local, entorno e caminhada.

– Passear pela Plaza España (reserve pelo menos duas horas) e vá com um tênis confortável – a praça merece ser explorada!

– Caminhar na beira do rio Guadalquivir – lembre que os passeios ao ar livre podem ser feitos até as 15h, depois a cidade é de um calor escaldante! Se quiser, também pode navegar pelo rio num passeio igualmente inesquecível.

Dicas de Sevilha_Centro_Viajando Bem

Museu Arquivo Geral das Índias – Programe de 1h a 1h30min de visita ao local, afinal, o museu reúne 43.000 documentos (entre eles, o Tratado de Tordesilhas). O museu é um arquivo histórico espanhol que foi criado em 1785 por iniciativa do rei Carlos III, visando centralizar num único lugar a documentação referente às colônias espanholas que, até então, se encontrava dispersa por diversos arquivos em Simancas, Cádiz e Sevilha.

Catedral de Sevilha e Torre Giralda – Programe 1h30min de visita ao local, entorno e caminhada. A Catedral de Sevilha é a maior da Espanha e a terceira maior do mundo – considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, tem arquitetura gótica e começou a ser construída em 1401. A Torre Giralda também é Patrimônio Mundial e é o campanário da catedral.

Tablado de Flamenco Casa de La Memoria – É um local pequeno e intimista onde acontecem shows de flamenco belíssimos – foi uma experiência inesquecível em nossa viagem por lá. É recomendável comprar ingresso antecipado!

Dicas de Sevilha_Casa de La Memoria_Viajando Bem

– Para relaxar, uma boa opção é ir aos banho árabe e spa Aire de Sevilla, onde você ganha trajes de banho na entrada. Localizado numa belíssima casa antiga de Sevilha, o local também serve um chá delicioso.

Em bares, restaurantes e lojas você encontrará um guia gratuito da cidade chamado El Giraldillo, que é gratuito e sempre tem dicas do que fazer em Sevilha: exposições, shows, peças de teatro…

Onde comer em Sevilha

Café da manhã

La Cacharreria (Calle Regina 14) – Pequeno e aconchegante, serve tortas feitas, iogurte, leite de soja e óleos especialmente criados ali. Bem bacana!

Cafe-Bar Santa Marta (Plaza de Santa Marta, esquina com a calle Angostillo) – Recomendo sentar no terraço e pedir um omelete – o deles é delicioso. Para quem quiser almoçar, eles servem ótimos pratos típicos, como gazpachopaella. Tem boa relação custo-benefício e não é dos locais mais caros.

Café de La Centuria (Plaza de la Encarnación, 9) – Para um café da manhã bem típico e com bom preço! Os melhores churros de Sevilha você encontra aqui.

Mesón Olalla (a alguns metros do La Centuria, na Plaza de la Encarnacion, 18). Café da manhã, suco e torrada com jamón serrano. Básico e muuuito gostoso.

Dicas de Sevilha_Cafe La Centuria_Viajando Bem

Almoço

– La Azotea (Calle Jesús del Gran Poder, 31) – Slow food da melhor qualidade num ambiente local e não “turistão”. Vá com tempo (eu reservaria, pelo menos, duas horas), reserve sua mesa e prepare-se para curtir um super almoço e beber uma ótima sangria.

Parada para lanche e bebida

– Cerveceria Giralda (Calle Mateos Gago, 1) – Aberto desde 1923, tem uma das melhores vistas da cidade e as melhores cervejas também. Programe, pelo menos, uma hora para um lanche e bebida. O lugar é lindo e certamente renderá ótimas fotos!

Eslava  (Calle Eslava, 3) – mais um bar e restaurante especializado em tapas. Na minha opinião, TODAS as tapas são perfeitas aqui, não saberia escolher uma só.

Modesto (Calle Cano y Cueto, 5) –  Tapas e restaurante, e você pode sentar e curtir o pôr-do-sol e os Jardins de Murillo na simpática vizinhança do Barrio Santa Cruz. E a comida é deliciosa!

El Garlochí – (Calle Boteros, 26) – Um bar pequeno e com decoração barroca, cheio de imagens de santos que fica aberto até bem tarde. É um lugar com decoração curiosa, mas bem interessante!

Dicas de Sevilha_Cerveceria_Viajando Bem

Jantar

Bodega Santa Cruz (Calle Rodrigo Caro, 1) – Programe 1h30min para ótimas tapas e boas cervejas ou vinhos no Barrio Santa Cruz. Tudo é servido em tapas (porção pequena), meia porção ou porção inteira (ración), como de hábito. O divertido é pedir várias tapas, compartilhar com os demais e comer um pouco de tudo.

La Moneda (Calle Almirantazgo, 4) – Desde 1991, serve frutos do mar com receitas exclusivas e peixes fritos à sevillana. Dica: experimente a Tortillita de Camarones.

El Rinconcillo (Calle Gerona, 40) – Bar/restaurante de tapas, e o bar mais antigo de Sevilha. Comida típica muito bem preparada, e sobremesas deliciosas.

– Para economizar, jante “em casa”, onde estiver, como fizemos: compre jamón, queijos, chás, vinho, pão e… Pronto! Um jantar igualmente incrível e muito barato! 🙂

Dicas de Sevilha_em casa_Viajando Bem

Dicas de hospedagem em Sevilha

Nós ficamos hospedados em um apartamento do AirBnB que não está mais disponível para locação e, por isso, selecionei algumas ótimas opções de hospedagem em Sevilha:

Genteel Home Catedral – Um apartamento super bem localizado no centro da cidade, a dez minutos de caminhada da Catedral de Sevilha. Tem cozinha completa, Wi-Fi e bom preço.

Dicas de Sevilha_Genteel_Viajando Bem

Puerta Catedral Suites – Também no Centro Histórico,  está localizado em frente à Catedral de Sevilha e situado em uma avenida apenas para pedestres. A Puerta Catedral Suites oferece apartamentos climatizados com Wi-Fi gratuito e varanda privativa.

Dicas de Sevilha_Puerta_Viajando Bem

Ayre Sevilha – Uma opção para quem quer mais conforto, está situado em frente à Estação de Trem Santa Justa de Sevilha e ao ponto de ônibus que vai para o Aeroporto de Sevilha. Os ônibus C1 e C2 param a poucos metros do Ayre Sevilla e oferecem acesso fácil ao centro histórico da cidade.

Dicas de Sevilha_Ayre_Viajando Bem

La Flamenka – Super bem localizado, quem fica ali costuma fazer os passeios a pé por Sevilha e seus encantos. Além disso, o local é limpo e organizado, e o staff  foi bem atencioso e nos deu dicas preciosas de passeios. O café da manhã era simples, mas suficiente.

Dica do casal Jocielly e Fernando, que conheceram Sevilha em 2015 com nossos roteiros personalizados

Feria de abril_La Flamenka_Viajando Bem

The Boutike Hostel – Localizado no centro de Sevilha, este simpático hostel oferece instalações modernas e bem decoradas, café da manhã artesanal, caminhadas e passeios noturnos, além de um terraço bem bacana pra tomar uma cerveja à noite. O melhor disso tudo é o preço justo desta hospedagem!

Dica do casal Amanda e Renato, que curtiram Sevilha e suas maravilhosas cervejas em 2014.

Dicas de Sevilha_Boutike_Viajando Bem

Gostaram das dicas para conhecer Sevilha? Você já esteve por lá e quer deixar dicas para outros viajantes? Faça isso nos comentários! 🙂

E não se esqueça: se você está pensando em viajar para Sevilha ou qualquer outro lugar da Europa, contratar o seguro viagem é obrigatório – por isso, é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas. E, se você quiser, também pode viajar para lá na época da Feria de Abril, um festival que movimenta a cidade!

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Março na Europa - […] Dicas de Sevilha: onde ficar, o que fazer e onde comer por lá […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!