Carnaval de Veneza: Festivais pelo mundo

por | Atualizado em 22/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Veneza

Uma tradição de luxo e máscaras, o Carnaval de Veneza é uma festa popular que pouco tem a ver com o Carnaval como conhecemos aqui no Brasil. A festa dura cerca de dez dias e reúne milhares de pessoas nos arredores da Praça de San Marco, vem saber mais sobre esta festa em mais um post da nossa série Festivais pelo mundo!

Carnaval de Veneza_casal_Viajando Bem

Em 2017, o Carnaval de Veneza acontecerá de 11 a 28 de fevereiro. A Praça de San Marco sedia um concurso de fantasias e o voo do ‘anjo’, que plana sobre a multidão por um cabo de aço. Nos canais, gôndolas decoradas dão vida aos desfiles – o de abertura do festival é noturno acontece no Rio di Canareggio. No site oficial do evento, você confere a programação completa desta festa e programa seus passeios.

A festa também é uma oportunidade de conhecer a belíssima Veneza – se você está pensando em organizar uma viagem para este piccolo paradiso, comece lendo nosso post que desvenda a bela Veneza, dá dicas de passeio, hospedagem, roteiros e muuuito mais!

A história do Carnaval de Veneza

O Carnaval de Veneza foi inspirado em uma tradição da nobreza italiana do final do século XVIII, quando as pessoas da elite usavam máscaras para se disfarçar em meio ao povo. O uso destas máscaras começou, inclusive, a ser tido como algo controverso e elas foram proibidas no começo do século XVII, quando muitos usavam-nas para cometer adultério ou realizar pequenos furtos e até roubos ou crimes mais sérios.

Muitos europeus criticam o Carnaval de Veneza, que consideram elitista e até mesmo cafona e exagerado – tanto que a festa quase foi eliminada do cenário europeu no século XIX. Mas, da década de 80 para cá, esta tradição está sendo resgatada e cada vez mais estimulada pelo Estado, embora ela não seja de natureza oficial, e sim um fruto do empreendimento pessoal dos foliões. Cada folião liberta na festa os devaneios reprimidos o ano todo, a vontade de se transformar em um determinado personagem – exatamente como no caso do Carnaval brasileiro, quando milhares de foliões festejam por todo o país usando as mais criativas fantasias.

O Carnaval de Veneza, todavia, tem uma grande diferença do nosso: ele é uma festa criada pela elite italiana, que acabou se tornando uma festa popular ao longo dos anos. Mas, até hoje, as duas classes sociais se separam para celebrar os festejos: a Praça de San Marco é invadida pelo povo e por turistas, enquanto a elite se refugia nas majestosas mansões e nos castelos do Gran Canale, onde ocorrem também requintadas festas com champagne da melhor qualidade e até orquestras tocando. Os integrantes das altas camadas sociais ocupam os salões de festas dos luxuosos hotéis de Veneza, ornamentados com motivos extraídos de trechos das óperas de Verdi e dançam ao som de valsas, tarantelas e, agora com maior frequência, até ao ritmo do samba. Enquanto isso, o povo se solta nas ruas transbordantes de gente.

Carnaval de Veneza: a programação

A abertura do Carnaval acontece sempre a partir das 18h e na beira do Canareggio, onde acontece um desfile de gôndolas, show de luzes, música e fogos. Confira como foi a abertura do ano passado:

No dia seguinte, acontece uma parada aquática que parte do Grande Canal até o Cannaregio, com barcos temáticos e muita festa! Depois disso, acontecerá o tradicional concurso da melhor fantasia e máscara do Carnaval de Veneza, que acontece na Praça San Marcos – qualquer pessoa pode participar, basta preencher o formulário de inscrição que fica disponível no site oficial do evento a partir de outubro de 2016. Já pensou? 🙂

Também neste mesmo dia, acontece a Festa Delle Marie, outro desfile temático, quando 12 bellas ragazzas desfilam representando 12 Marias – reza a lenda que, desde o começo da celebração do Carnaval de Veneza, 12 moças de origem humilde eram escolhidas e enfeitadas com as joias e as roupas mais belas da aristocracia – e, em 973, piratas sequestraram as moças, que acabaram sendo resgatadas. Hoje em dia, as moças que desfilam pela cidade ricamente vestidas são selecionadas através de uma série de entrevistas (mais ou menos como nos nossos tradicionais concursos de miss). A moça mais bonita é escolhida por voto e será o ‘anjo’ , que voará sobre a multidão de turistas presa a um cabo de aço no dia seguinte desta escolha. Mas, mais do que uma razão para admirar as moças italianas, a organização do festival diz que a Festa Delle Marie é uma oportunidade de apreciar trajes históricos do tempo da Era Medieval.

Carnaval de Veneza_Festa Delle Marie_Viajando Bem

Também existem outras atividades  na programação do Carnaval de Veneza: paradas de carros alegóricos, dois dias de festividades para as crianças em Zelarino e o famoso o “voo da águia” (que estará de volta ao Carnaval de Veneza de 2017, depois de anos sem acontecer). Um tributo ao leão da Praça San Marco normalmente encerra as festividades, com a participação das 12 Marias numa cerimônia cheia de música e luzes.

Carnaval de Veneza: as máscaras

As máscaras são normalmente muito caras, mas há sempre alternativas que contemplam o bolso de cada um. Há também a possibilidade de se alugar um traje e de procurar, entre tantos artesãos que povoam a cidade, máscaras mais singelas, como as produzidas com um material conhecido como ‘cartapesta’ – misto de gesso e pasta de papel.

A mais consumida é a famosa ‘bauta’, máscara branca no formato de um bico, complementada por um chapéu de três pontas, um casaco amplo e uma capa preta tecida com seda, a qual reveste os ombros e o pescoço, reproduzindo desta forma a imagem do nobre de Veneza.

Carnaval de Veneza_destaque_Viajando Bem

Dicas de hospedagem em Veneza

Se você está pensando em curtir esta tradicional festa de rua italiana, selecionamos alguns bons locais de hospedagem por lá e com bom preço – mas adiante-se porque a cidade fica abarrotada de turistas na época do Carnaval de Veneza e você corre o risco de pagar muito caro por um hotel!

Confira as nossas dicas – todas testadas e aprovadas pelos nossos clientes da consultoria que já estiveram em Veneza:

Ai Boteri – A localização deste hostel é ótima, e ele é bem limpo. Ficar hospedado nele vale a pena pela localização privilegiada – fica a 300 metros da Ponte Rialto, no coração da cidade!

Carnaval de Veneza_Ai Boteri_Viajando Bem

Albergo San Samuele – Localizado bem no centro da cidade, a cerca de dez minutos da Piazza San Marco e da Ponte Rialto. Bom serviço e o prédio histórico em que fica é muito bonito.

Carnaval de Veneza_San Samuele_Viajando Bem

Hesperia Hotel – Muito boa opção de hospedagem na cidade. As instalações são mais antigas, mas é muito limpo e os funcionários são bem prestativos. O café da manhã é ótimo, com variedades. Mas atenção: o prédio não tem elevador e é preciso pagar separadamente pelo Wi-Fi. Mas a localização é ótima! Fica perto da estação Santa Lucia e não precisa atravessar nenhuma ponte para chegar lá, o que faz a maior diferença quando se está cheio de malas!

Carnaval de Veneza_Hesperia_Viajando Bem

Locanda San Giovani e Paolo – Instalações excelentes e bem localizado. Fica a 10 min a pé das estações Fondamenta 9 e Ospitale (Vapporetto) e a 15 minutos da Piazza San Marco, o coração do Carnaval de Veneza. Uma boa opção de relação custo-benefício que compensa!

Carnaval de Veneza_Locanda_Viajando Bem

Se você quiser, pode também alugar um carro e fazer bate-e-voltas a partir de Veneza e conhecer mais desta incrível região! Rentcars e Rental Cars são serviços altamente recomendados pelo blogueiro.

E aí, ficou com vontade de ir para o festival? O evento é incrível e merece a visita! Se você quiser, posso ajudar montando um roteiro personalizado para sua viagem! E não se esqueça: contratar seguro de viagem é obrigatório para quem está de viagem marcada para a Europa, então é bom conferir este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

______

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

3 Comentários

  1. Anestella Santos

    Tenho interessa em frequentar os bailes de máscaras no carnaval de Veneza 2018 ?
    Qual endereço ?
    Qual datas ?
    Qual valor ?
    [email protected]

    Responder
    • Gislaine Pietrantonio

      Sim eu gostaria de saber como faço para conseguir participar dessa festa linda. E as dicas de valores

      Responder
  2. Gislaine Pietrantonio

    Gostaria de uma programação completa do carnaval de Veneza com passagens e os atrativos. Obrigada.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!