Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Madri

por | Atualizado em 18/05/23 | Dicas de Viagem, Europa Barata, Madri

Para viajantes que querem economizar em sua viagem para a Espanha, fizemos uma lista com dez coisas para fazer de graça em Madri. 

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_vista_viajando-bem-e-barato

Madri, na minha opinião, é um daqueles lugares que é só conhecer que você se apaixona. A cidade nunca dorme e tem uma efervescência cultural impressionante que faz o viajante querer voltar pra lá várias vezes!

Se conhecer Madri é um sonho seu, indico a leitura do nosso post Tudo Sobre Madri, que tem valiosas dicas de transporte, alimentação, hospedagem e funciona como um guia com tudo o que você precisa saber antes de viajar pra lá. Também temos um post especial pra você desvendar o transporte em Madri.

Outra boa sugestão que temos pra você é uma série de bate-e-voltas para fazer a partir de Madri, com ótimas opções para conhecer mais a Espanha escrito por quem entende do assunto, nossa colaboradora Juliana Bezerra, do blog Rumo a Madri. É de autoria da Juliana também um guia completinho com horários de funcionamento e endereços dos parques de Madri.

10 coisas para fazer de graça em Madri

Gran Vía 

Caminhar pela bela Gran Vía é conhecer a efervescência da cidade em sua essência: os prédios históricos tornam tudo mais belo e fazem um belo contraste com o movimento dos arredores, repletos de casas de espetáculo, lojas, restaurantes, cinemas e teatros. Sugiro começar sua caminhada pelo Edifício Metropolis, na esquina com a calle Alcará, que divide com as Torres Kio o título de cartão-postal de Madri.

Palácio Real de Madri

A residência oficial do Rei da Espanha é o maior palácio da Europa – a construção tem 4.318 quartos em sua totalidade. O rei não mora ali, só usa o espaço para ocasiões especiais e festivas. Ele foi construído em 1738. Ele abriga pinturas, esculturas, mobiliário, porcelanas, relógios, tapetes e outros itens decorativos caríssimos e raros de se ver ao vivo – um valioso patrimônio da história da Europa. Ele ainda oferece tours guiados pelo custo de 9 euros.

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_palacio-real_viajando-bem-e-barato

Puerta del Sol

A Puerta del Sol é um dos locais mais famosos e concorridos de Madri. É neste local que se encontra desde 1950, o quilômetro zero das estradas, ruas e avenidas espanholas. O local é chamado de “puerta” pois isso remete ao tempo em que a cidade era toda cercada por muros e ali ficava uma das portas de entrada e saída de Madri. Vale entrar nas vielas que são próximas da atração turística – cada uma delas revela um pouco da cultura local e tem placas com nomes de rua pintadas à mão, uma diferente da outra.

Plaza Mayor

A praça central de Madri é um ponto obrigatório de visita na cidade e fica a poucos metros da Porta do Sol e da Plaza de la Villa. A praça é retangular e cercada de edifícios, e só é possível entrar nela através de pórticos, o que já torna a experiência interessante. Existem ao todo 237 varandas ao longo de toda a praça e o pórtico mais conhecido é o Arco de Cuchilleros, na esquina sudoeste da praça. Ao centro, no lado norte, ergue-se a Casa de la Panadería e à sua frente, no lado sul, a Casa de la Carnicería. Debaixo dos pórticos, nas suas arcadas, estão estabelecidas lojas tradicionais, constituindo um dos pontos turísticos mais famosos da cidade.

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_plaza-mayor_viajando-bem-e-barato

Mercado de San Miguel

Viva Madri como um cidadão local no Mercado de San Miguel, uma enorme profusão de cores, sabores e pessoas diferentes. Ele foi reformado recentemente – o mercado abriu em 1835 e ainda conserva sua estrutura de ferro fundido, exatamente como eram os prédios europeus nessa época. O Mercado abriga hoje 30 lojas de comida, flores, frutas, aperitivos e bebidas e centenas de turistas aparecem por lá diariamente querendo provar as famosas tapas e os fabulosos jamóns frescos. O mais legal é que o mercado funciona até a meia noite, então dá pra jantar por lá. 😉

Museu do Prado

Ele não só é o museu mais procurado em Madri como também é um dos mais importantes do mundo. E ainda tem horários em que você visita algumas das obras de arte mais impressionantes já produzidas de graça: de segunda a sábado das 18h às 20h e aos domingos e feriados das 17h às 19h. O museu ainda abre gratuitamente durante os dias 19 de novembro e 18 de maio. Espere encontrar alguma fila, afinal, ali dentro estão obras de Francisco Goya, Velázquez, José de Ribera, Rembrandt, Anthony van Dyck, Brueghel, Botticelli e Caravaggio. Vale a pena esperar, né? 🙂

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_museu-do-prado_viajando-bem-e-barato

Museu Reina Sofía

Aqui, você pode ver a Guernica ao vivo (imagina que emoção!) e também outras obras de importantes artistas como Salvador Dalí, Juan Miró, Eduardo Chillida, Kadinsky, Roy Lichtenstein, Mateo Inurria, Eusebio Sempere, Francis Bacon, Julio Gonzalez e mais do brilhante Pablo Picasso. E, dependendo do horário e dia em que você for, a entrada é gratuita. O segredo é visitar o Museu de terça a sábado das 19h às 21h e aos domingos das 13h30 às 19h (o dia em que fica mais lotado). Se você visitar este museu em outros horários, o ingresso é baratinho: 8 euros garantem sua visita sem qualquer fila.

Catedral Almudena

102 anos de história e uma arquitetura de tirar o fôlego tornam a Catedral Almudena um passeio imperdível para quem está turistando em Madri. Sua arquitetura é uma mistura de vários estilos: neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromânico na cripta e a igreja é a principal da arquidiocese de Madri e dedicada à padroeira da cidade, Santa Maria de La Almudena. O mais bacana é que você pode juntar esse passeio com o Palácio Real de Madri (que, aliás, foi construído na mesma época da catedral).

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_catedral_viajando-bem-e-barato

Plaza e Palácio de Cibeles

Localizada na divisa entre Centro Histórico de Madri, Retiro e Salamanca, é famosa mundialmente por sua fonte (a Fonte de Cibeles), esculpida em 1782 a partir de um desenho de Ventura Rodríguez. Em cada uma das quatro esquinas pra praça estão edifícios emblemáticos, construídos entre o final do século XVIII e o início do século XX. Entre eles, destacamos o belíssimo Palácio de Cibeles (também conhecido como Palácio das Comunicações), onde funciona uma sede cultural  que sempre sedia exposições interessantes e gratuitas. O horário de funcionamento do espaço é das 10h às 20h.

Parque Del Retiro

Ele é um dos lugares mais lindos de Madri e é considerado o “pulmão da cidade” pela sua imensa área verde – ao todo, são mais de 118 hectares de terra. O parque foi criado entre 1630 e 1640 e, além da exuberante natureza, conta com muuuitas esculturas, estátuas e monumentos diversos – isso transformou o famoso parque em um verdadeiro museu a céu aberto na cidade de Madri. Uma curiosidade: durante a invasão francesa, em 1808, os jardins ficaram parcialmente destruídos devido ao fato do complexo ter sido utilizado como quartel das tropas de Napoleão, assim como o palácio. Em 1833, começou-se, então, um processo de reconstrução do fabuloso espaço – sorte nossa!

coisas-para-fazer-de-graca-em-madri_retiro_viajando-bem-e-barato

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

1 Comentário

  1. Anita

    Oi quero conhecer Barcelona
    Quais pontos turísticos da cidade onde ficar ??

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. 10 dicas para viajar barato pela Europa - Viajando bem e Barato - […] Dez coisas para fazer de graça em Madri […]
  2. Europa Barata: coisas para fazer de graça em Lucerna - […] Dez coisas para fazer de graça em Madri […]
  3. Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça no Porto - […] Dez coisas para fazer de graça em Madri […]
  4. Março na Europa - […] Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Madri […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!