Passeio imperdível em Viena? Musikverein, o luxuoso teatro de música clássica

por | Atualizado em 21/02/24 | Dicas de Viagem, Tour Personalizado, Viena

Localizada em Viena, capital da Áustria, a sala de concertos Musikverein é um passeio imperdível em Viena, vem saber tudo sobre esse lugar incrível, fundado em 1870!

Passeio imperdível em Viena_fachada_Viajando Bem

Passeio imperdível em Viena

Musikverein: um dos mais luxuosos teatros de música clássica de Viena

O Musikverein (em português: “Clube da Música”) é um tradicional teatro de concertos em Viena, mundialmente conhecida por sua arquitetura acústica. Além disso, também é considerada uma das três mais famosas casas de concertos de todo o mundo – e também tida como uma das mais belas. O local também funciona como a sede da Orquestra Filarmônica de Viena.

Há vários salões de concerto dentro do Musikverein, sendo o maior e mais famoso chamado Grande Salão (também conhecido como Salão Dourado), considerado um dos melhores salões acústicos do mundo. Ele foi construído muito tempo antes de existirem os estudos modernos sobre acústica, então, tem o formato de uma caixa de sapato, que propaga o som de forma mais igualitária por todo o salão. Pra você ter uma ideia, a sala principal (Großer Musikvereinssaal) possui 48 metros de comprimento, 19 metros de largura e 18 metros de altura.

Passeio imperdível em Viena_Musikverein_Viajando Bem

O teatro Musikverein situa-se no Primeiro Distrito de Viena – o famoso distrito nobre da cidade. Ele foi fundado por um Grupo de “Amigos da Música” em 1812, num terreno cedido pelo então imperador Francisco José I. Em 1863, começou a obra, que ficou pronta em 1870. Somente a partir de 1870 transferiu-se para o local ao lado oposto da famosa Karlskirche (Igreja de São Carlos).

O pequeno Salão, em homenagem a Johannes Brahms, logo também ficou conhecido e é considerado um local ideal para música de câmara. Além disso, o Concerto de Ano Novo da Orquestra Filarmônica de Viena acontece no Salão Dourado, e é um evento de renome mundial. Este concerto é transmitido ao vivo no 1° dia do ano para mais de 90 países em todo o mundo. Infelizmente o Brasil não está entre estes países, pois aparentemente este tipo de programa não teria muita audiência segundo os critérios dos canais de televisão brasileiros).

Desde 2011, o local está passando por reformas e, agora, abriga diversas salas de ensaio nos seus porões para melhor aproveitar um espaço tão bem localizado em Viena, perto de tantos outros pontos turísticos incríveis e numa área nobre da cidade.

Se você está pensando em ir pra Viena, é um programa imperdível assistir um show de música clássica nesse teatro. Pra isso, é necessário ficar atento a algumas dicas: fique de olho na programação no site da atração (ele também está em inglês) – especialmente nas apresentações das orquestras sinfônica e filarmônica de Viena. A Orquestra de Mozart também faz shows concorridíssimos por lá e os ingressos esgotam em questão de minutos, programe-se com antecedência. Vestidos em trajes e perucas da época, a Orquestra Mozart de Viena cria novamente o século XVIII nesta histórica sala de concertos e intercala músicas mais conhecidas com clássicos obscuros do compositor. Garanta seus ingressos antecipados para evitar de perder este baita show!

Passeio imperdível em Viena_Mozart_Viajando Bem

O tempo de duração dos espetáculos costuma ser de duas horas e, por causa do formato da sala, recomenda-se comprar os ingressos de frente para o palco, de onde se tem uma visão mais privilegiada.

Vá lá:
Musikverein
Endereço: 1010, Musikvereinspl. 1, 1010 Wien, Áustria
Horários: Segunda a Sexta-feira, das 9h às 20h, Sábados das 9h às 13h e uma hora antes dos eventos começarem.
Telefone: +43 1 505 81 90
Email: [email protected]

Capacidade: 2.854
Site Oficial

Texto escrito por Ailton, colaborador do blog.

Procurando um guia para curtir o melhor de Viena?

Conheça o excelente trabalho do Aílton, guia brasileiro que mora na capital da Áustria há mais de 30 anos – ele vai te ajudar a desfrutar o melhor do país e o serviço ainda tem desconto para os leitores do nosso blog!

Confira outros posts escritos pelo Ailton:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

2 Comentários

  1. gabriela

    Olá! É recomendável fazer uma viagem pela Europa no mês de novembro?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Gabriela!

      São maiores as chances de frio e chuva, mas ainda considero uma boa época para ir à Europa, principalmente financeira, pois os preços costumam ser menores neste mês!

      Abraço!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. A melhor época para conhecer a Áustria - […] Musikverein, um passeio imperdível em Viena […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Consultoria de viagem: um investimento para o seu sonho

Você gosta de viajar e conhecer novos destinos, mas não se sente preparado para organizar tudo que envolve uma viagem sozinho? Bom, temos a solução para o seu problema! Confira nosso artigo sobre a Consultoria de Viagem, um investimento para a realização dos seus...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!