Europa Barata: Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã

por | Atualizado em 18/05/23 | Amsterdã, Dicas de Viagem, Europa Barata

Listamos dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã, em mais um post da série Europa Barata! Vem descobrir quais são e programar sua viagem pra Holanda!

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_canais_viajando-bem-e-barato

Amsterdã é a capital mais populosa do Reino dos Países Baixos e é muito rica para qualquer perfil de turista: os mais tranquilos podem fazer programas como passeios de bicicleta pelas margens dos canais e suas milhares de pequenas pontes; e os agitados podem curtir a noite animada da cidade. Quem ama cultura se deleitará nos muitos museus de Amsterdã (são mais de cinquenta) e apreciar a bela arquitetura da cidade. O grande barato da cidade, ao menos pra mim, é curti-la sem pressa alguma.

Atendendo ao gosto de todos os tipos de público, a cidade permanece pacata durante o ameno inverno, e efervescente durante o verão, sendo sempre propícia para uma boa caminhada, ou para um passeio com uma bicicleta alugada pelas ruas da cidade, sendo essas as melhores formas de conhecer a magia de Amsterdã. Se você está pensando em viajar pra lá, selecionamos as melhores dicas de hospedagem em Amsterdã, todas elas testadas e aprovadas pelos clientes dos nossos roteiros personalizados.

Caso prefira fazer um tour personalizado, indicamos os serviços da Lauddi, uma brasileira casada com um holandês que conhece cada recanto da cidade e recebe com a simpatia que só uma brasileira faz. Conheça um pouco mais dos serviços de turismo personalizado em Amsterdã, preços e vantagens para nossos leitores. Mas, se preferir viajar num esquema mais independente, encontrará aqui no blog posts de como chegar do aeroporto Schipol para o seu hotel e também um guia completo do transporte público em Amsterdã.

Se você quiser, também temos uma dica de passeio que você pode fazer de ônibus, num esquema bem low-budget: viagem até Berlim a partir de Amsterdã.

10 coisas pra fazer de graça em Amsterdã

Caminhar na beira dos canais

Os canais de Amsterdã completaram 400 anos em 2013, mas passear pelas suas margens é um programa que nunca envelhece. O cenário inclui mansões datadas do século 17, armazéns recuperados e prédios estreitos que parecem prontos para cair sobre a rua. O anel de canais começa com o Singel, que tem um mercado de flores flutuante. Em seguida vem o Herengracht, o Keizersgracht e finalmente o Prinsengracht. Quando estiver cansado, pare para tomar um drink em um dos “brown cafes” — pequenos bares que recebem esse nome devido ao seu interior de madeira escura — ao longo dos canais ou na rede de becos que os liga.

Openbare Bibliotheek  

A Biblioteca Pública de Amsterdã (ou OBA, como é conhecida) é um passeio tão bacana que tem vários pontos altos: a arquitetura do prédio – obra do Jo Coenen, arquiteto de renome – a vista que se tem da cidade a partir do último andar, seus sete andares de livros maravilhosos (a OBA é a maior biblioteca pública da Europa) e mais de 600 computadores conectados à internet e 50 espaços multimídia! O espaço dedicado às crianças é incrível e, honestamente, você vai entrar nessa biblioteca e, se amar livros como eu amo, não vai ter muita vontade de sair…

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_openbare_viajando-bem-e-barato

FreeWalking Tours

Olha que iniciativa de gente bacana: um pequeno grupo de guias turísticos oferece sempre caminhadas gratuitas por Amsterdã num programa que chama Sandeman’s New Europe e oferece tours todos os dias, de três em três horas. Recomenda-se reservar sua vaga no site deles, que também explica tudo sobre o programa – as caminhadas saem sempre do Monumento Nacional da Dam Square (o obelisco na frente do Madame Tussauds), a partir das 11h15 da manhã. De três em três horas, sai uma nova turma. Já imaginou que delícia passear pela cidade com alguém te explicando todas as histórias dela, de sua arquitetura e pontos turísticos de forma totalmente gratuita? Só em Amsterdã mesmo! 🙂

Vondelpark

Eu adoro turistar em parques, onde posso ter uma chance de ver como os locais descansam e aproveitam suas horas de folga. Amsterdã está cheia de parques lindos e o mais clássico deles é o Vondelpark. Há muito mais a fazer que apreciar os caminhos sinuosos, canteiros de rosas e lagos desse parque de estilo inglês: o Vondelpark tem uma casa de chás, restaurante, bar, e um teatro a céu aberto, onde ocorrem grandes apresentações durante o verão. No maior festival popular da Holanda, o Dia do Rei, o parque vira o maior mercado a céu aberto da cidade, uma festa só! Uma peculiaridade do parque: depois das 18h e em locais (escondidinhos) determinados pela prefeitura, os casais podem ‘consumar seu amor’ por ali. Que loucura, né?

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_vondelpark_viajando-bem-e-barato

Begijnhof

O “Begijnhof” é um dos lugares mais belos de Amsterdam. É um pátio interno construído por volta de 1300 com casas no estilo típico de Amsterdam. O Begijnhof tem uma história fascinante: as mulheres que faziam parte da irmandade de católicas que ali ficava eram chamadas de “begijnen”. Essas mulheres viviam como freiras mesmo sem ter feito votos a Deus, e tomavam conta de doentes e, com iniciativas próprias, educavam os menos favorecidos. Elas tinham suas próprias regras e podiam, por exemplo, deixar a irmandade para se casarem. As casinhas são lindas e o lugar é de uma paz indescritível, pode ser um bom “respiro” da correria turística de Amsterdã. O Begijnhof abre todos os dias, das 9h às 17h.

Eye Film Museum

Uma das mais novas atrações de Amsterdã é o Instituto de Cinema EYE, que fica às margens do rio Ij e tem sempre exposições sobre cinema perfeitas para os aficcionados pelo tema. Apesar de ser necessário pagar para ver os filmes, o café e a varanda são abertos a todos os que estejam dispostos a comprar uma bebida ou um lanche enquanto observam uma ótima vista dos barcos passando na baía em frente, com a paisagem urbana ao fundo. Mas tudo é tão lindo e moderno que considero visitar todo o Instituto programa imperdível em Amsterdã – o ingresso de 12,50 euros se paga, confie em mim. 🙂

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_eye_viajando-bem-e-barato

Mercados

Amsterdã é uma cidade com enorme profusão de mercados de rua, que vendem desde flores até comida e antiguidades – a cultura dos mercados de rua data do século 18 e, atualmente, existem doze mercados de rua que funcionam com regularidade e atraem muitos turistas em busca dessa tradição da cidade. Os dois mais populares são o Albert Cuyp Market (ele tem mais de 100 anos e vende alimentos exóticos de todo o mundo) e o Noodermarkt – Organic Farmers Market (comercializa alimentos orgânicos e é uma instituição de Amsterdã). Para quem gosta de antiguidades, a pedida é o Antiermarkt De Looier, onde você encontra objetos antigos, prataria, moedas, bonecas, brinquedos antigos, pinturas, e uma rica variedade de itens de todo tipo.

Concerto de graça na hora do almoço na Concertgebouwplein

Música clássica de graça todas as quartas-feiras, de setembro a junho? Só mesmo em Amsterdã. Os espetáculos duram cerca de meia hora e começam sempre às 12h30 min (confira mais informações no site oficial da atração). Tudo o que você precisa chegar é ir pra Concertgebouwplein 2-6. Não se assuste com os nomes holandeses: quando você chegar na Museum Plein, encontrará o Stedelijk Museum. De lá, você já vai ver a Concertgebouw. Fácil, fácil. 🙂

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_concertos_viajando-bem-e-barato

Passeio de barco pela Amsterdam Noord

Claro que muita gente vai pra Amsterdã e quer passear de barco pelos canais, né? O passeio costuma custar entre 15 e 20 euros – se custar mais, pode incluir refeições e bebidas e há muita oferta destes passeios, chamados de Canaal Cruises! O que muita gente não sabe é que existe uma forma de fazer estes passeios gratuitamente – se você estiver usando o cartão de transporte I Amsterdam City Card, ele também te dá direito a um passeio de barco com uma das empresas parceiras: Blue Boat Company, Holland International Canal Cruises, Gray Line, Canal Bus Orange Line, Rederij Lovers ou See Amsterdam Canal Tours. Atrás da Centraal Station, você encontra barcos que atravessam partes da cidade que muitos turistas não enxergam. Os barcos funcionam das 6h30min às 18h. A dica é pegar o ferry que vai mais para o leste (east) na direção Buiksloterdijk – esse é o passeio mais longo.

Se você quiser outras opções de compra de ingresso para um tour de barco pelos canais de Amsterdam, o blog tem parceria com a empresa TicketBar que também vende diversas opções de ingressos.

Foto obrigatória no ‘I Amsterdam’

Uma das fotos mais icônicas pra quem visita Amsterdã é num ponto turístico gratuito. E vai estar lotado, prepare-se, afinal, é o lugar mais visitado de Amsterdã. Existem vários desses letreiros espalhados pela cidade, mas o mais famoso é o que fica no Rijksmuseum – nesse post você descobre como chegar lá usando o transporte público.

coisas-pra-fazer-de-graca-em-amsterda_letreiro_viajando-bem-e-barato

Confira nossos outros posts da série Europa Barata:

Dez coisas para fazer de graça em Paris

Dez coisas para fazer de graça em Londres

Dez coisas para fazer de graça em Roma

Dez coisas para fazer de graça em Florença

Dez coisas para fazer de graça em Veneza

Dez coisas para fazer de Graça em Madri

Agora é com você: conta pra gente que cidade falta pra série “Europa Barata”? Qual é o destino em que você mais deseja saber opções de passeios econômicos? Deixe seu comentário abaixo! 🙂

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

1 Comentário

  1. Veruska

    Boa noite
    Como funciona a consultoria de vcs? Tenho interesse
    Obrigada

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Europa Barata: coisas para fazer de graça em Lucerna - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  2. Março na Europa - […] Europa Barata: Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  3. Europa Barata: dez coisas de graça para fazer em Bérgamo - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  4. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Galway - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  5. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Copenhagen - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  6. Europa Barata: 10 coisas para fazer de graça em Edimburgo - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  7. Europa Barata: dez coisas para fazer de graça em Aix-en-Provence - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]
  8. Europa barata: coisas para fazer de graça em Bruxelas - […] Dez coisas pra fazer de graça em Amsterdã […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!