Pousada dos Capuchinhos: um recanto único na Serra Gaúcha

por | Atualizado em 18/05/23 | Dicas de Viagem, Hospedagem, Vila Flores

A Pousada dos Capuchinhos, recém aberta no pequeno município de Vila Flores (RS) proporciona uma verdadeira experiência de paz e tranquilidade aos seus hóspedes. Estive lá com minha família recentemente e curti muito o local, vem saber como foi!

pousada-dos-capuchinhos_fachada_viajando-bem-e-barato

Pousada dos Capuchinhos: um recanto de paz e conforto

Depois de conhecer a fabulosa Villa do Pão, eu tinha ficado super intrigada para ir à Pousada dos Capuchinhos, recém-reformada em Vila Flores, pequeno município da Serra Gaúcha. Final de semana passado, resolvi dar uma esticada até lá junto do Clóvis e dos meus pais e, olha… Foi surpreendente!

É um lugar único, onde a arte e história franciscanas estão presentes em cada cantinho – mas com a reforma, a pousada ficou super confortável e com um ar moderno, sem perder a paz e o contato com a natureza que o local já proporcionava quando era um seminário que recebia jovens de toda a região para estudar em regime de internato. E o Seminário Santo Antônio era um dos mais tradicionais de todo o Estado, permanecendo em funcionamento de 1946 até 2006.

pousada-dos-capuchinhos_parede_viajando-bem-e-barato

A reforma

Capitaneada pelo arquiteto Marcelo Nedeff, também responsável pela reforma da Casa Fiori, a revitalização do espaço teve como premissa valorizar a arte sacra dos Capuchinhos e conservar a história da cidade e do seminário, famoso por seus vinhos também. Na decoração dos ambientes, destacam-se os tijolos antigos (a pequena Vila Flores sempre foi conhecida por suas olarias) e as paredes são revestidas com madeira proveniente das pipas onde eram produzidos os Vinhos Frei Fabiano. Esses detalhes remontam à época em que o seminário funcionava em regime de internato e tudo vinha de fora – até mesmo o sal e açúcar. Os salões preservam muito da arte sacra que veio da França junto dos primeiros freis. Os vitrais que emolduram a capela, por exemplo, são da década de 40.

Depois da reforma, a propriedade tem 14 apartamentos na categoria luxo e 28 apartamentos standart, todos com sinal de Wi-Fi. O local ainda tem um auditório, capela, biblioteca, salas de estar, de jogos e videogame e um grande restaurante (onde é servido o ótimo café da manhã). A parte externa também é bem charmosa, com uma fonte que remonta aos claustros dos seminários dos Capuchinhos.

pousada-dos-capuchinhos_fonte_viajando-bem-e-barato

A pousada tem temática religiosa – a trilha ecológica “Paz e Bem”, por exemplo, proporciona uma caminhada orientada e a atmosfera de todo o local é extremamente tranquila e, na decoração, São Francisco é quase onipresente. O frei Eusébio está sempre na capela e contou pra gente que pessoas de TODAS as religiões são bem-vindas ali, afinal, a ideia é ser um recanto de serenidade e descanso, antes de qualquer outra coisa. Eu não sou católica e não me senti intimidada em momento algum – muito pelo contrário! 🙂

pousada-dos-capuchinhos_frei_viajando-bem-e-barato

Meu pai Cezar conversando com o frei Eusébio

Provenientes da França, os Freis Capuchinhos chegaram a Garibaldi em 1896, para trabalhar entre os imigrantes italianos. Em mais de 100 anos, a marca de seu trabalho está presente em quase todo o Rio Grande do Sul. Junto aos imigrantes dedicaram-se às missões populares, à pastoral paroquial, promoveram o ensino, a difusão de técnicas agrícola e a diversificação de culturas na propriedade rural.

Posteriormente abriram as próprias escolas vocacionais para garantir religiosos para o futuro. Assim surgiu o Seminário Santo Antônio, em Vila Flores. Pensando no autossustento, com centenas de seminaristas, os capuchinhos passaram a cultivar, entre outras coisas, extensas áreas de vinhedos ainda em meados do século passado. Na nova adega e wine bar da pousada, os vinhos produzidos ali podem ser degustados e comprados – inclusive o vinho usado na Missa, que sempre despertou curiosidade nas pessoas.

pousada-dos-capuchinhos_vinho_viajando-bem-e-barato

O café da manhã é fabuloso e servido com produtos orgânicos e a congregação possui 42 hectares de vinhedos próprios, que garantem a produção enológica dos freis. Como estivemos lá na primavera, todos os ambientes estavam decorados com flores naturais e o local era realmente silencioso. Nos fundos da pousada, três piscinas ocupam a propriedade (uma para adultos, outra para crianças e a terceira para idosos) – em breve, todas estarão funcionando com águas termais, recentemente descobertas na propriedade. Imagino que, no verão, o local vai fazer o maior sucesso e tornar-se ponto de referência turística na região. E, olha… A julgar pela nossa experiência, indico muito o passeio!

Confira algumas fotos desse lugar incrível:

Eu e o Rogério AMAMOS a Serra Gaúcha e esse é nosso sétimo post com dicas de passeios na região. Confira aqui nosso relato sobre a visita à casa da família Vaccaro, o nosso almoço inesquecível na Osteria Della Colombina, as trufas da Devorata Chocolates Artesanais, o passeio no Wine Garden da Miolo e a hospedagem no Hotel Casacurta e a hostaria Casacurta.

Serviço
Pousada Santo Antônio – Capuchinhos
Rua do Seminário, 290 – Vila Flores (RS)
Check-in das 14h às 23h
Reservas pelo telefone: 54 3447-4700 ou pelo e-mail [email protected]
Facebook

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

__

banners05animado01

5 Comentários

  1. Maria Cristina Breda Canal

    Oláaaa, Manuela, adorei seu texto, também sou apaixonada pela Pousada Santo Antônio dos Capuchinhos de Vila Flores…estivemos lá nos dias 15 e 16 de outubro…foi neste fim de semana que vocês estiveram???
    Já estivemos também em alguns dos outros locais que você recomenda…a Família Vaccaro e o Hotel casa Curta por exemplo….parabénsss…tudo de bommm!!!

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Maria Cristina!

      Estivemos no final de semana anterior, do dia 8/10 (o aniver do meu pai é dia 5 e sempre passo essa data com ele). Nossa, obrigada pelo carinho! Espero que tenham curtido o Casacurta e a casa dos Vaccaro!

      Abração!

      Responder
  2. Ivone

    Adorei linda gostaria muito de conhecê-lo fim de semana,deve ser tudo de bom

    Responder
    • Manuela Colla

      Oi, Ivone!

      Indico demais o passeio, especialmente se você busca tranquilidade… O lugar é maravilhoso!

      Abraço!

      Responder
    • Ana

      Detalhe… a pousada não foi recém formada e o nome do frei é Eusidio e não Eusedio.

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Turismo religioso no interior do RS - a rota religiosa de Nova Prata - […] (indico muito jantar por lá também!). Outra ótima opção de hospedagem é a recém-reformada Pousada dos Capuchinhos (que fica em Vila…
  2. Dica de passeio em Monte Belo - Vieni Vivere la Vita - […] Pousada dos Capuchinhos: um recanto único na Serra Gaúcha […]
  3. Dicas de viagem para a Serra Gaúcha - post-índice - […] Pousada dos Capuchinhos: um recanto único na Serra Gaúcha […]
  4. Vindima 2018 na Serra Gaúcha - […] Pousada dos Capuchinhos: um recanto único na Serra Gaúcha […]

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!