3 dias em Florença: nosso roteiro de viagem

por | Atualizado em 11/07/23 | Florença, Hospedagem

Chegamos ao nosso último destino da viagem! Saiba o que fizemos nos nossos 3 dias em Florença e programe sua ida à Itália também!

3-dias-em-florenca_rio_viajando-bem-e-barato

3 dias em Florença: nosso roteiro

Chegamos no nosso último destino dessa viagem: Florença! Se você quiser, pode também ler sobre o dia fantástico que passamos em Portugal, sobre nossas aventuras em Roma e tudo o que fizemos em Veneza, pra ter uma visão mais global do roteiro da nossa viagem! E, se você está sonhando em conhecer Florença, aqui tem um super post com dez coisas pra fazer de graça por lá.

Dia 1

Chegamos em Florença durante a tarde e fomos direto para nosso hotel, o ótimo San Gallo Palace. Uma boa informação para se ter uma ideia de como eles recebem bem os hóspedes é que o gerente, Michael Giuliano, é filho da Adriana Námen, da Casa Minha Al Colosseo. E fala português! O hotel fica a dez minutos de caminhada do Centro Histórico, é super bem localizado e chegamos lá de táxi – demorou cerca de seis minutos. Se tivéssemos ido a pé, teríamos levado 20 minutos – mas no final da viagem, a gente já se permite pegar um táxi.. 🙂

O hotel é 4 estrelas e é de ótima qualidade – o café da manhã é dos deuses, espia:

3-dias-em-florenca_cafe_viajando-bem-e-barato

Como já era 15h quando chegamos, estávamos com fome e saímos direto para o Mercato Centrale para almoçar – fomos a pé e ele fica a cerca de dez minutos do San Gallo. E valeu muito a pena: o Mercado tem de tudo, com uma pegada mais orgânica, natural e artesanal, e foi recentemente restaurado – lindo, lindo demais! As bancas do Mercado funcionam na parte de baixo da construção e os restaurantes ficam no andar superior. Tudo era muito bonito e, já de primeira, provamos uma burrata de dar água na boca!

3-dias-em-florenca_burrata_viajando-bem-e-barato

Depois, provamos o famoso tartuffo (um troço fantástico, incrível, indescritível) no restaurante Il Tartuffo do chef Luciano Savigni. Depois, entramos numa enoteca linda para experimentar vinho em taça! Confira a preparação do almoço – aliás, essa é outra coisa super legal do Mercato Centrale – os restaurantes são bem modernos e você pode ver as preparações:

3-dias-em-florenca_tartufo_viajando-bem-e-barato

Já bem felizes com essa baita experiência enogastronômica, resolvemos sair para caminhar pela cidade – já era fim de tarde – já tinha acabado o horário de verão na Itália e às 18h30 era noite. Aproveitamos mesmo assim para caminhar pelo centro histórico – passeamos por algumas lojas, tiramos fotos da Igreja, da réplica de David da Galeria Uffizi.

E, na hora de escolher um lugar pra jantar… Voltamos ao Mercato Centrale! Queríamos muito provar a bistecca alla fiorentina e nosso restaurante escolhido pra experimentar esse prato típico de Florença foi o La Tosca, onde ele foi preparado à perfeição! Outro prato incrível lá é o Tomahawk – comemos na sexta, um dia antes de irmos embora, e não saberia dizer qual dos dois gostamos mais!

3-dias-em-florenca_bisteca_viajando-bem-e-barato

Dia 2

Depois de um super café da manhã no Hotel San Gallo Palace, rumamos direto para nosso destino do dia: contemplar muita arte na Galleria degli Uffizi! Em português, seu nome significa Galeria dos Ofícios e este é o mais famoso museu de Florença e um dos mais famosos e importantes museus do mundo. Como Florença estava na baixa temporada no início de novembro, não pegamos nenhuma fila para entrar no museu e conseguimos caminhar tranquilamente pela cidade. Essa é uma boa época pra curtir bastante a cidade com calma!

A galeria tem conteúdo para várias visitas e obras fabulosas de Michelangelo, Botticelli e outros artistas importantes da história da arte. Já de cara vimos “O Nascimento de Vênus”, uma das pinturas mais famosas do mundo, de Sandro Botticelli, encomendada por Lorenzo di Pierfrancesco de Médici para a Villa Medicea di Castello. Outro quadro belíssimo do acervo da Galleria degli Uffizzi: “A Primavera”, também conhecida como “Alegoria da Primavera”, obra de Sandro Botticelli que utiliza a técnica de têmpera sobre madeira. Foi pintado em 1482 e representa e festeja a chegada da Primavera.

3-dias-em-florenca_galeria_viajando-bem-e-barato

Saindo da Galleria degli Uffizi, a dica é tomar um gelato artesanal na Gelateria dei Neri, que fica bem pertinho dali! Super indico o Caramelo Dei Neri, que tem sabor espetacular- na verdade, este foi o melhor sorvete que tomei em toda a minha vida – a sorveteria é pequenina, um tesouro escondido na Via Dei Neri!

Depois do gelato, seguimos zanzando e caminhando bastante pelas ruas de Florença, curtindo as lojinhas e os pontos turísticos com calma. Fizemos um lanche na hora do almoço e, no jantar, queríamos um lugar bem bacana! A escolha foi um local que chamou nossa atenção logo que chegamos na cidade e fica na mesma rua que o San Gallo Palace, onde ficamos hospedados: o La Menagére. O espaço, que existe desde 1876, é um restaurante conceito: ali funciona o bistrô, uma floricultura e uma lojinha – tudo muito lindo, muito local e perfeito. Comemos divinamente bem! Na próxima vez, vamos pedir o Menu Degustação – quem opta por ele come em um lugar diferente, junto dos cozinheiros… Mas, de qualquer forma, o restaurante foi um baita pedida para fechar um ótimo dia de viagem!

3-dias-em-florenca_menagere_viajando-bem-e-barato

Dia 3

Depois daquele café da manhã reforçado no San Gallo Palace, queríamos curtir nosso último dia de viagem bem tranquilos… Já começa a bater um cansaço e uma vontade de voltar pra casa, mas claro que Florença ainda tinha muitos encantos a serem desvendados! E lá fomos nós rumo à Galeria Dell’Accademia, onde está a famosa estátua de Davi, um ícone ocidental de inquestionável magnificência. Esculpida à mão a partir de mármore, a estátua de cinco metros e dezessete centímetros claramente nasceu da mão de um mestre. Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da República de Florença.

Em seguida, continuamos caminhando em direção à Ponte Vecchio, o maior símbolo da cidade! Acredita-se que tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345, com projeto da autoria de Taddeo Gaddi.

3-dias-em-florenca_davi_viajando-bem-e-barato

Depois dessa caminhada, decidimos almoçar num bistrô bem local, o Culinaria De Gustibus Bistro, e fomos super bem recebidos pelo Tommaso, um dos proprietários. O pequeno restaurante serve frutos do mar com um toque mediterrâneo e fica perto da Piazza Torquato Tasso! O preço foi bem camarada e o polvo que comemos estava delicioso.

3-dias-em-florenca_gustibus_viajando-bem-e-barato

Ao sair do restaurante, passamos na Piazza della Signoria, onde ficava a estátua do Davi, de Michelangelo originalmente – isso até 1873, quando a obra foi transferida para a Galeria dell’Accademia. A praça está sempre lotada de turistas e é considerada um museu a céu aberto.

3-dias-em-florenca_piazza_viajando-bem-e-barato

Florença é muito bonita e, pra quem curte compras, é um baita destino de viagem, já que tem muuuitas lojinhas legais por lá – e uma do lado da outra! A gastronomia da cidade é demais também e, se você é como eu e gosta de comer carne, Florença é teu lugar!

À noite, já cansados de tanto bater perna e turistar, fomos a um restaurante/bar chamado Deposito Bagagli tomar algumas cervejas e comer petiscos e hamburguer – tudo bem gostoso. O bar estava lotado e era bem o que queríamos para esse final de viagem: celebrar tudo de lindo que vimos e aproveitar mais um pouquinho da fabulosa Itália em um lugar bem local!

No dia seguinte acordamos, fizemos as malas e fomos no Mercato Centrale – mais especificamente no La Tosca novamente – almoçar o Tomahawk (uma carne maravilhosa) e, à tarde retornamos, ao Brasil! Assim, chegamos ao fim da nossa viagem mais recente.. Conta pra gente: curtiu os posts? Planejou sua viagem? Anotou os restaurantes? Ainda tem dúvidas? Conta pra nós aqui nos comentários!

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

2 Comentários

  1. Vívian

    A forma como descreve a sua viagem, faz a gente querer ir em todos os lugares!!! Tô anotando tudinho!!! Esse blog é fantástico, e sua consultoria, nem se fala!!! Parabéns!!

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Vivian!

      Isto aí, vai fuçando e anotando tudo! Tenho certeza de que gostará e curtirá muito todas as dicas na tua super viagem! E obrigado pelos elogios! Muito bom ter você como cliente na consultoria! 🙂

      Abraçoooooo!

      Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1. Dicas de hospedagem em Florença - […] da minha viagem de três dias para Florença, que rolou agora em […]
  2. Museus para visitar sem sair de casa em tempos de Covid-19 - […] dos museus mais bacanas que já visitei, a Galleria degli Uffizi tem um tour virtual que reúne obras de…
  3. Março na Europa - […] 3 dias em Florença: nosso roteiro de viagem […]
  4. Tudo sobre Florença: o que fazer, transporte, alimentação, hospedagem e muito mais dicas - […] vibrantes e uma cena noturna movida pela juventude. Estivemos lá no último ano – confira aqui o que fizemos…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!