Sobe o número de vistos negados para os EUA

por | Atualizado em 22/04/23 | Estados Unidos

Somente em 2016, triplicou o número de vistos negados para os brasileiros que desejam conhecer os Estados Unidos… Entenda os motivos!

vistos-negados_jfk_viajando-bem-e-barato

Durante 2016, chegou a se cogitar que, finalmente, o sonho da não-exigência do visto para brasileiros entrarem nos Estados Unidos estava próximo… Pura ilusão! E nem é porque Donald Trump ganhou as eleições nas terras do Rio Sam, como alguns poderiam imaginar…

De acordo com a Embaixada dos EUA no Brasil, o número de vistos negados no país triplicou em 2016, chegando a 16,7%, contra apenas 5,4% em 2015. Isso significa que, em média, a cada seis pedidos de vistos, um foi negado. Para que a isenção do documento para turistas seja avaliada, é necessário que o número de recusas de vistos esteja abaixo de 3%… Uma taxa que, agora, parece bem distante de tornar-se real.

Oficialmente, a Embaixada não costuma comentar os motivos para esse aumento de recusas. Mas especula-se que a situação política caótica do Brasil, o crescente número de desempregados no país e a recessão econômica devem ser os principais motivadores –  a associação é quase óbvia: nesse cenário, a tendência é que mais pessoas tentem emigrar de forma ilegal. Quando um país passa por uma crise como o nosso, começam a pipocar histórias de gente que quer tirar visto de turista ou estudante para procurar um emprego informal e permanecer em algum país estrangeiro por mais tempo que o permitido. E os Estados Unidos sempre foram o destino dos sonhos de muitos brasileiros que querem “vencer na vida”.

Mas não pense que isso é exclusividade dos americanos – na Europa, onde a maioria dos países não exige visto para brasileiros, o número de viajantes barrados também cresceu em 2016 e é o maior desde 2012. No primeiro trimestre desse ano, 883 pessoas não conseguiram entrar em território europeu e foram enviados de volta para o Brasil. Se essa tendência se mantiver, até o final de 2016, mais de três mil brasileiros terão suas viagens para o continente frustradas e nós continuaremos ocupando a oitava posição entre as nacionalidades mais barradas nos aeroportos europeus, principalmente em Portugal e na Espanha.

vistos-negados_europa_viajando-bem-e-baratoetik

Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem

E as novidades não acabam por aí: desde o começo de dezembro, começou a circular uma notícia de que será cobrada uma taxa para os turistas entrarem no Velho Continente. A notícia foi confirmada recentemente e a função da nova medida é que haja um maior controle na entrada dos turistas.

O sistema se chamará ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) – a expectativa é que ele seja semelhante ao ESTA adotado pelo governo americano, composto por um formulário online a ser preenchido antes da viagem. A ideia do sistema é controlar melhor as fronteiras e evitar imigração ilegal e também a proliferação do terrorismo.

A boa notícia é que o valor da taxa que será criada com o novo sistema não será de 50 euros, como chegou a ser estudado e divulgado pela imprensa europeia em setembro, mas apenas de cinco euros, algo que gira em torno de R$ 18. Mas, por enquanto, a previsão é de que entre em vigor apenas em 2019.

O novo procedimento faz parte do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, válido para qualquer viajante isento da obrigação de visto. Para embarcar, o passageiro vai precisar ter preenchido um formulário online com informações pessoais e ter pago a respectiva taxa. Neste formulário serão feitas perguntas como emprego, grau de escolaridade, entre outras. A autorização terá a validade de cinco anos e poderá ser utilizada para mais de uma viagem.

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Roteiro para achar as icônicas capas de disco em Nova York

Roteiro para achar as icônicas capas de disco em Nova York

Como uma boa fã de cultura pop e rock n'roll, fiz um roteiro para achar as icônicas capas de disco em Nova York e visitei alguns pontos que viraram capa de disco de minhas bandas favoritas. Vem ver e programe seu giro por lá! Roteiro para achar as icônicas capas de...

Restaurantes clássicos para comer bem em Nova York

Restaurantes clássicos para comer bem em Nova York

Confira nossa lista de restaurantes clássicos para comer bem em Nova York - a lista foi criada totalmente com base nas minhas experiências na cidade e pode te ajudar a escapar dos "caça turistas"!  Restaurantes clássicos para comer bem em Nova York Katz...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!