Dúvidas sobre seu roteiro para a Grécia? Confira as respostas da nossa consultora do Férias na Grécia

por | Atualizado em 30/03/23 | Atenas, Delfos, Dicas de Viagem, Dicas do Leitor, Epidauro, Idos, Micenas, Milos, Mykonos, Santorini

Muitas pessoas encontram dúvidas na hora de preparar um roteiro para a Grécia e, por isso, compilamos algumas das dúvidas que recebemos aqui no blog e respondidas pela Rita Marcondes, nossa consultora do Férias na Grécia. Vem saber quais são e tire as suas dúvidas nos comentários!

roteiro para a Grécia

Kefalonia

Roteiro para a Grécia – as dúvidas

Época da viagem

Oi Rita,
Vc acha que Março, é um bom mês para ir para a Grecia? Sei que é verãozão, mas vc acha q mesmo assim é bonito e dá para aproveitar?

Priscila Leite Bunduki
__

Olá Priscila!
Março é mês de inverno, mas a Grécia sempre é bonita…rs

E se o seu interesse maior for histórico o período é ótimo! Já para a visita às ilhas eu recomendo primavera ou verão, pois no inverno somente algumas ilhas têm estrutura para receber os visitantes e também com o frio e os ventos, o ambiente das ilhas ficam bem diferentes. Santorini e Rhodes são duas ilhas que podem tranquilamente ser visitadas em qualquer período do ano, mas as demais são recomendadas em outros períodos do ano 😉
Abraço!

Época II

Boa tarde!
Estou querendo ir para Grécia em maio, é uma no época? Quantos dias você acha suficiente? Vou ter sete dias de férias, é possível? E obviamente como brasileiro a grana não é muita!! Kkk obrigado

Marcelo

___

Olá Marcelo
Maio é mês de primavera e um excelente período para visitar a Grécia e fazer os passeios, pois a temperatura é bem agradável e os lugares floridos ficam ainda mais lindos! Porém não é um período legal ainda para banho de mar porque devido ao longo inverno, as águas ainda vão estar bem frias (muito frias)…rs.

Quanto à duração da sua viagem, com sete dias você consegue conhecer Atenas e mais duas ilhas (ou uma ilha e uma cidade do continente), e dá sim pra fazer um roteiro bem interessante.

Espero ter ajudado e boa viagem!

roteiro para a Grécia

Santorini

Clima e roteiro

Oi Rita, me casarei em Setembro (30) e pensamos em passar lua de mel na Grécia, que seria na primeira quinzena de Outubro – 02-16/10. Duas perguntas:
1. Considerando que gostaria de aproveitar as ilhas e suas praias você acha que vale a pena ainda nesta época ou pegarei muita chuva?
2. Gostaria de fazer Mykonos, Santorini e mais alguma ilha. Qual você indica e que ordem faz mais sentido, considerando a logística?
Muito obrigada ☺
Isabela

__

Olá Isabela!

No início de outubro a temperatura ainda é agradável e favorece pra pegar praia, mas alguma chuva pode ter sim por ser também início de outono. De qualquer maneira não vai atrapalhar a viagem. Sobre seu roteiro na Grécia: eu recomendo que você comece pelas ilhas que têm praia como principal atrativo. De acordo com os seus horários de chegada e partida na Grécia, é possível ver a melhor sequência das ilhas. Como terceira ilha, Paros é uma opção bem legal para o período e que tem conexão boa com Mykonos ou Santorini. Outra ilha que vale à pena, apesar de ser mais distante dessas, é Rhodes.

Caso haja interesse em uma assessoria mais detalhada, escreva para o Rogério e nós podemos ajudar através de uma consultoria, facilitando assim sua viagem e dando mais dicas e sugestões para que vocês aproveitem seu tempo da melhor maneira de acordo com seus interesses 😉
Abraço
Rita

Região de Sounio

Boa noite!
Vou para Cabo Sounion e gostaria de saber se lá tem bastante opção para turismo e se tem facilidade de deslocamento para outros lugares, praias, Santorini, Atenas…

Mariana

Olá Mariana!

A região do Sounio é uma boa escolha para o período, pois agosto é mês de alta temporada de férias e as praias mais próximas de Atenas ficam muito cheias. Você encontrarão praias bonitas e agradáveis por ali, mas caso queiram explorar um pouco mais e conhecer outros locais, a praia de Vouliagmenis é bem legal também, mas deve chegar cedo porque depois vai ficar cheia, devido ao período.

Glyfada também é uma região bem badalada e com ótimos restaurantes… Uma boa opção para passear à noite.
Quanto à comunicação, com um inglês básico é possível se comunicar bem lá, pois eles são receptivos e em muitos lugares falam um pouco de espanhol ou italiano, o que ajuda para entender o português (no básico, é claro…rs)

Quanto à Santorini, a ilha fica distante do continente e não é possível ida e volta no mesmo dia. Se vocês têm flexibilidade com a reserva feita e quiserem visitar a ilha, devem passar ao menos dois dias inteiros lá, para compensar a viagem.

Abraço!
Rita

roteiro para a Grécia

Sounio

Trajeto de ferry

Olá! Sabe dizer se o trajeto entre Mykonos e Atenas de ferry compensa pela vista? Ou se é melhor optar pelo aéreo ou mesmo as embarcações mais rápidas tipo catamarã da SeaJet?

Obrigado e Abraços
Gabriel Correa

___

Olá Gabriel
O navio convencional oferece a oportunidade de ficar no deck e aproveitar a vista durante a viagem. Vale a pena para quem curte essa situação de vista do mar, tomando um café e relaxando. Nos catamarans, é permitido sair no deck apenas nas paradas para embarque/desembarque em outras ilhas. Eu particularmente gosto das viagens em navios convencionais, mas isso é muito pessoal.

Quanto ao aéreo, o trecho com navio rápido não é demorado e eu acho mais vantajoso, pois o tempo que você vai dispor para o check in e a distância do aeroporto de Atenas do centro vai igualar com o tempo gasto de marítimo rápido. O aéreo é vantagem no caso dos horários do marítimo não combinarem com suas preferências ou para conectar de repente, um voo de chegada ou partida na Grécia.
Abraço!
Rita

Roteiro

Super legal a página de vocês, parabéns! Estarei indo em julho para a Grécia. Minha dúvida: vale a pena ir em Zakhyntos e deixar Santorini de lado, já que iremos tb em Mykonos? Abraços!
Amós

___

Tanto Mykonos como Zakynthos têm praias maravilhosas, já Santorini tem como atrativo principal a paisagem única formada pelos vilarejos, que foram construídos na parte da ilha que forma um penhasco e isso é o diferencial da ilha. Santorini tem também ruínas de uma cidade pré-histórica, Akrotiri.

Quanto à substituir a ilha por Zakynthos, vale à pena se o seu interesse principal for praia e também se a duração do seu roteiro permitir que a visita à Zakynthos seja de pelo menos dois dias inteiros, ou ainda melhor, se existir disponibilidade de tempo para visitar alguma outra ilha das jônicas, fazendo valer a viagem até lá. Digo isso porque em roteiros curtos não vale à pena ir até as jônicas, porque essas ilhas não são conectadas por marítimo com as ciclades e nem com Atenas. O acesso deve ser via aéreo (não são diários os vôos) ou terrestre+barco. Caso opte por Zakynthos, uma sugestão é que tente combinar seu voo de chegada ou partida na Grécia com o voo de/para a ilha, ganhando assim um pouco mais de tempo 😉

Um abraço
Rita

roteiro para a Grécia

Zakynthos

Dinheiro

Adorei sua ideia de ajudar quem tem dúvidas sobre o roteiro para a Grécia. Eu pretendo viajar pra lá em breve e gostaria de saber quanto vou precisar de dinheiro? Quero ficar em albergues, sou aposentada e tenho família em Thassos sei que tenho direito a gratuidade no voo…

Peco sua ajuda, um abraço!

Edna Rodrigues

___

Olá Edna!

A quantia que você deve levar em dinheiro vai depender de quantos dias pretende passar lá e quais lugares planeja visitar. Isso varia porque vai de acordo com o valor de hospedagem em cada ilha e dos transportes internos. Quanto ao assento gratuito no voo, o mais indicado é que você procure direto a companhia de viagens ou uma agência que emite bilhetes, e eles saberão informar com mais detalhes como funciona esse sistema. Eu não trabalho com passagens e por isso não tenho as informações. Meu trabalho é com a elaboração de roteiros e reserva de transportes internos, transfers e passeios guiados.

Um abraço
Rita

Seguro viagem obrigatório na Europa

Para viajar para a Grécia, você tem que contratar o seguro viagem. Muita gente não sabe que o seguro é obrigatório, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Aqui no blog, costumamos indicar os seguros de viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads.

Outros posts que a Rita nos ajudou a escrever falando sobre a fantástica Grécia:

Onde ficar em Santorini: Reverie, um ótimo hotel e com desconto de 10% para os leitores!

Dicas de Viagem: Santorini (Grécia)

O que ver e fazer em Santorini

Hotéis em Santorini (Grécia)

Como chegar em Santorini

Mykonos: a ilha mais famosa – e festiva! – da Grécia

Dicas de Viagem: Atenas (Grécia)

Dicas de hotéis e albergues para hospedagem em Atenas (Grécia)

Tire suas dúvidas sobre sua viagem para a Grécia

Dicas para conhecer Milos, uma das ilhas mais lindas da Grécia

Férias na Grécia: consultoria de viagem para seu roteiro dos sonhos

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

banners05animado01

20 Comentários

  1. Denise

    Olá Rita!
    Estou planejando ir para a Grécia no mês que vem e ficar 7 dias (eu moro na Europa). Pensei em ir para Atenas (2 dias), Santorini (1 dia para conhecer a cidade) e mais alguma ilha (para ir à praia).
    Minhas dúvidas são as seguintes: em qual ilha tem praias com areia? E como é o transporte nas ilhas? Eu não dirijo, então não posso alugar carro e vou depender de táxi ou ônibus.
    Obrigada!

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Denise!
      Se você pretende focar 7 dias na Grécia, então fique 2 noites em Santorini porque vale a pena…a ilha tem muitos atrativos interessantes, e embora as praias não sejam as mais atraentes pelo fato da areia ser de cor grafite, as águas são cristalinas e a praia de Perissa é muito agradável para descansar e tomar sol. Outras ilhas com conexão fácil com Santorini, praias de areia e que você ficar mais 2 dias, são: Mykonos, Paros, Ios, e em todas elas é fácil se locomover com transporte publico 😉
      abs
      Rita

      Responder
      • Denise

        Oi Rita, pesquisei sobre Paros e adorei sua sugestão! Em um roteiro com Atenas, Santorini e Paros, é melhor fazer nesta ordem ou mudar para Atenas, Paros e Santorini? E entre Paros e Santorini, é fácil ir de ferry? Porque de avião está dando uma fortuna, além de os vôos fazerem conexão em Atenas. Obrigada!

        Responder
      • Rita Marcondes

        Oi Denise
        Entre Paros e Santorini a conexão marítima é fácil sim, tem mais de uma opção diariamente. Quanto à sequencia das ilhas, se você pretende combinar seu voo de chegada ou partida da Grécia com uma das ilhas, faça isso com Santorini, porque de Paros é melhor ir (ou voltar) de navio para Atenas, sendo assim escolha a sequencia de acordo com essa combinação dos voos. Caso queira ficar em Atenas tanto na ida como na volta, tanto faz a sequencia das ilhas 😉
        abs, Rita

        Responder
  2. Isabela

    Olá, Rita! Vou pra Grécia na última semana de maio e gostaria de saber se é arriscado comprar qdo chegar as passagens dos ferries ou é melhor comprar online?

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Isabela….depende do seu roteiro….eu recomendo a compra antecipada pelo menos dos trechos que chegam em Mykonos e Santorini, pois essas ilhas já terão movimento mais intenso e as boas opções podem se esgotar 😉
      abs
      Rita

      Responder
  3. Kerol

    Olá, Rita.
    Iremos para a Grécia em julho. Queremos ir a Skopelos.
    Faremos Atenas, Meteora, Delfos, e Atenas para pegar o vôo. Essa é a única opção?
    Muito obrigada!

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Kerol, se vocês começarem por Delfos e depois seguirem para Meteora, ao invés de voltar para Atenas podem ir de Kalambaka para Volos e de lá pegar o barco para Skopelos. No site abaixo você pode ver o itinerários dos navios de acordo com as datas do seu roteiro:
      https://www.danae.gr/
      Boa sorte! Abraço,
      Rita

      Responder
  4. Helena

    Boa noite!

    Gostaria de saber quantos dias inteiros para conhecer com tranquilidade Atenas, Mykonos e Santorini.
    Vindo Brasil é melhor entrar e sair por Atenas ou entrar por um lugar e sair por outro?

    Obrigado
    Helena

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Helena
      Nas ilhas três dias inteiros são suficientes para conhecer com calma e até fazer um passeio de barco em Santorini. Já em Atenas vai depender do seu interesse histórico, porque se quiser conhecer apenas os principais pontos históricos dois dias são suficientes, e assim você pode visitar Acrópolis, Ágora Antiga, Museu da Acrópolis em um dia e ter o segundo dia livre para caminhar em Plaka e Monastiráki. Caso queira ver também o Museu Arqueológico Nacional e outros sítios, acrescente mais um dia.
      abs
      Rita

      Responder
  5. Maria Nazaré Teixeira

    Ola Rita estou aguardando resposta a minha solicitaçao

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Nazaré!
      Respondi por email à sua solicitação, com os tipos de city toyr disponíveis, horários e valores.
      Estou à disposição para mais informações ou esclarecimentos
      abs
      Rita

      Responder
      • Silvana

        Oi Rita! Estarei em Atenas nos dias 28 de maio de 2019 e dias 3 e 4! Gostaria de saber os city tour disponíveis, horários e valores! Vc passa informações históricas?

        Responder
  6. Maria Nazaré Teixeira

    Ola Rita
    Somos um grupo de 5 pessoas adutas e estamos chegando em Atenas em setembro.
    Estamos buscando um guia em portugues para um tour a pé para aproveitarmos mais as visitas aos monumentos e um recolhecimento da cidade.
    Gostariamos de um passeio privativo.
    Voce pode nos ajudar ?

    Responder
  7. Bethania Barros

    Rita, qual o valor que vc cobra para fazer um roteiro personalizado para 15 dias na Grécia no final de setembro. Somos dois casais, um da terceira idade e já temos uma proposta para ser analisada. Obrigada

    Responder
    • Rita Marcondes

      Olá Bethania
      Te enviei por email uma apresentação do serviços de consultoria, com os valores e informações sobre esse trabalho, e fico à disposição para eventuais esclarecimentos.
      abs
      Rita

      Responder
  8. Rejane

    Por favor gostaria de saber se existe um cruzeiro saindo de Malta para as Ilhas Gregas, ou somente um cruzeiro que faça as Ilhas Gregas.
    Obrigada

    Responder
  9. Natalia Rodrigues

    Olá!

    Estou com uma duvida que nao encontrei resposta em nenhum lugar: para alugar um quadriciculo pelas ilhas da Grecia, é preciso ter carteira de moto? Preciso ter carteira internacional? Eu estou indo viajar sozinha, nao tenho carteira de moto e acho que alugar um carro so para mim, ficaria caro. Obrigada!

    Responder
    • Cimara

      Olá estava pensando em visitar a Grécia em janeiro pois estarei na Itália em puglia, vale a pena?

      Responder
    • Rogerio Milani

      Olá,

      Na maioria das locadoras eles pedem a carteira normal mesmo e não precisa ser carteira de moto, mas em Santorini por exemplo é perigoso o quadriciclo, pois a ilha tem muitas ruas sem acostamento…. Caso ela não queira alugar carro lá é melhor utilizar o transporte publico, que é bem organizado e atende muito bem… Nas outras ilhas o quadriciclo é uma boa alternativa.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!