Ligue sem gastar muito na sua viagem para a Europa!

por | Atualizado em 24/05/23 | Dicas de Viagem

Preparamos um post para que você conheça as novas regras para roaming internacional na União Europeia – elas vão ajudar para que você ligue sem gastar muito na sua viagem para a Europa, vem saber tudo!

roaming internacional na União Europeia

Novas regras de roaming internacional na União Europeia

Novidade boa para os turistas que, como a gente, adoram estar na Europa: desde o dia 15 de junho, as tarifas de roaming das operadoras europeias foram abolidas. Isso quer dizer que, a partir de agora quem tem um chip de um dos 28 países membros da União Europeia poderá desfrutar das novas regras e continuar ligando, trocando mensagens ou acessando a internet sem pagar todo o orçamento da sua viagem para se comunicar dentro do continente. Ou seja: desaparece oficialmente a sobretaxa cobrada pelas empresas para chamadas e uso de dados com o celular a partir de outro país da União Europeia! 🙂

As negociações para o fim do roaming internacional já aconteciam há um bom tempo, e desde 2007 as tarifas avulsas eram reduzidas gradualmente. E a medida também beneficia você, turista que está de viagem marcada para o velho continente: com poucas exceções, quem viajava para mais de um país europeu normalmente precisava comprar um chip em cada país para ter internet. Agora, é possível comprar o chip logo no primeiro país visitado e utilizá-lo durante toda a viagem. E a novidade vale para todos os planos, não importa se é pré-pago ou pós-pago.

roaming internacional na União Europeia

Mas não vai ser um oba-oba sem regras: a novidade é destinada apenas para utilização casual, sendo proibido o roaming permanente, o que impede que um morador da Alemanha contrate um plano francês significativamente mais barato e continue utilizando o serviço por tempo indeterminado fora da França, por exemplo. É importante frisar que, ao viajar para outro país, é possível ligar sem custo extra apenas para o país de origem. Se você tem uma linha da Itália e viaja para Portugal, pode ligar para números italianos sem custo extra, mas uma ligação para um número português é tarifada como chamada internacional.

As operadoras também estão livres para fazer acordo com outras empresas fora do bloco e oferecer roaming gratuito, como é o caso da britânica Three: a opção Feel at Home dá cobertura em 60 países, incluindo Estados Unidos, Suíça e até mesmo o Brasil. Com o fim do roaming, a expectativa é que o uso dos pacotes de dados no exterior dispare, já que os consumidores não precisarão recorrer às redes wi-fi para navegar de maneira mais acessível. “Cobranças de roaming serão agora coisa do passado”, declarou o presidente da Comissão Europeia, órgão executivo da UE, Jean-Claude Juncker.

Bruxelas estima que o fim do roaming vai custar às telefônicas europeias 1,2 bilhão de euros. Mas a receita com o serviço já vem caindo significantemente nos últimos anos: devido a novas regulamentações europeias, desde 2007, o preço de ligações e mensagens de texto despencou 90%; e o valor das trocas de dados recuou 96% desde 2012.

Com informações da Deutsche Welle.

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas comprando ingressos antecipados
Organize passeios nas cidades e arredores
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Real Seguros, Mondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

_____

banners05animado01

2 Comentários

  1. PAULO ROBERTO SILVEIRA

    BOM DIA MILANI
    Minha filha vai estudar em Portugal, quais são os meios e os horários ideais que ela deve utilizar para realizar ligações para o Brasil ? E os custos são caros ?

    Responder
    • Rogerio Milani

      Oi Paulo Roberto, tudo bem?!

      A melhor opção, sem dúvida, será tua filha acessar o wi-fi da escola ou onde estiver morando e conversar com vocês via whatsApo, skype ou outra ferramenta via internet, ok?! Se for necessário via telefonia comum, o melhor será vocês ligarem para ela via Embratel.

      Abraço!

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!