Visita ao Vaticano: confira as dicas de roteiro da Tati, da WONDEROME

Atualizado por em 28/11/2017

Rogério Milani

O que fazer e conhecer no Vaticano? Confira as melhores dicas para sua visita ao Vaticano, escritas pela Tati, guia brasileira que mora em Roma!

Visita ao Vaticano

Visita ao Vaticano

Vamos concordar: nenhuma viagem à Roma que se preze pode deixar de fora uma visita ao Vaticano. Muita gente não sabe mas, apesar de não existirem fronteiras entre os territórios, o país do Papa não faz parte da Itália desde 1929 quando um acordo entre Mussolini e a Santa Sede estabeleceu a independência do Estado-Cidade.

Além de ser um centro religioso, o Vaticano é também um pólo artístico, arqueológico e cultural de valor inestimável que atrai pessoas do mundo inteiro interessadas em descobrir os tesouros de sua coleção. Ali, você encontra dois mil anos de história distribuídos ao longo de quase sete quilômetros de galerias, o que torna uma visita guiada uma ótima solução para desfrutar o máximo do menor país do mundo!

Visita ao Vaticano

O passeio

O nosso passeio guiado começa pelos Museus Vaticanos onde o grupo se encontra com a guia. Isso garante um ingresso privilegiado não só para os museus, mas também à Basílica de São Pedro. Este detalhe é muito útil em particular no verão europeu, quando Roma (e o Vaticano também) estão cheios de turistas e as filas são bem grandes!

Já dentro do museu, a guia leva o grupo para conhecer a Galleria degli Arazzi, famosa pelas tapeçarias de origem flamenca que retratam passagens bíblicas como a Adoração dos Reis Magos, a Ressurreição de Jesus e o Massacre dos Inocentes. A seguir, partimos para a Galleria delle Carte Geografiche, uma das mais luminosas e fascinantes que possui uma série de 40 mapas afrescados representando portos, cidades e regiões italianas. O primeiro passeio do dia inclui ainda os quartos de Rafael, conhecido especialmente pelo afresco “A Escola de Atenas”, onde filósofos e matemáticos da antiguidade dialogam em perfeita prospectiva.

Visita ao Vaticano

Stanze di Raffaello

A parte mais desejada dos Museus é, sem sombra de dúvida, a Capela Sistina, obra-prima de Michelangelo e também a sede do conclave, onde acontece a reunião dos cardeais para decidir quem será o próximo Papa. Neste espaço de uma beleza extraordinária, o grupo tem tempo livre para admirar as fantásticas pinturas que compõe o mais importante conjunto de afrescos da teologia visiva do ocidente. É simplesmente inesquecível e inebriante!

Depois da Capela Sistina, o passeio não acabou: iremos até a Basílica de São Pedro, símbolo máximo do Vaticano e patrimônio mundial da humanidade reconhecido pela Unesco. Novamente, o grupo tem um acesso exclusivo e sem filas. Prepare-se: aqui, a emoção é garantida! Deixando de lado o aspecto religioso, a Basílica de São Pedro é de tirar o fôlego em cada minúsculo detalhe. Não tem como não se comover e admirar a beleza deste lugar de culto que preservou ao longo dos séculos obras como a Pietà do Michelângelo, o baldaquino do Bernini, além de uma exuberância arquitetônica encontrada em pouquíssimos lugares do planeta. Simplesmente fantástico!

Visita ao Vaticano

A visita acaba na Praça São Pedro após três horas ricas de conhecimento. Parece bastante mas já adianto: você vai ficar com um gostinho de quero mais! Quem quiser pode ficar dentro da Basílica para ver as tumbas dos Papas que estão na parte de baixo ou, para os mais esportivos, uma boa alternativa pode ser subir os 551 degraus da Cúpula e admirar um dos panoramas mais bonitos da cidade de Roma! As fotos de lá ficam belíssimas!

Para concluir, vale sempre a pena lembrar que, apesar de receber turistas com todos os tipos de interesse e credo, o Vaticano é um lugar religioso e exige roupas adequadas – mesmo no verão italiano, que é quentíssimo! A dica é cobrir os ombros e joelhos, além de evitar mochilas e objetos pontiagudos – são muitas obras de arte e você corre o risco de esbarrar em algo! Não esqueça também da câmera fotográfica, já que fotos são permitidas, a parte na Capela Sistina. E nossa última orientação é: aproveitem muuuuitoooo e saibam que estamos aqui, na Cidade Eterna, para qualquer dúvida ou assistência que vocês podem precisar!

Visita ao Vaticano

Texto escrito por Tati Ruzzenenti, nossa parceira do blog e Guia de Turismo em Roma. Para saber como contratar o serviço dela com desconto, clique aqui.

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *