Gastronomia russa: dez coisas que você precisa experimentar na Rússia

por | Atualizado em 29/03/23 | Moscou, São Petesburgo

Se você está pensando em viajar para a Copa da Rússia 2018, vai gostar dessa lista de comidas para você experimentar por lá – todas bem típicas e absolutamente saborosas. A culinária russa é única e foi formada sob a influência de diferentes fatores geográficos, econômicos e históricos, mas uma característica une tudo: a abundância e a variedade de produtos utilizados para cozinhar! Ao contrário do que se imagina, a culinária russa não costuma ter pratos picantes ou de digestão pesada, mas a mistura de sabores agridoces é bem diferenciada.

As três refeições na Rússia são o café da manhã (завтрак – záftrak), almoço (обед – abyét) e jantar (ужин – újên), como no restante do mundo, mas com uma pequena diferença: o café da manhã costuma ser mais reforçado. Como os americanos, eles comem ovos mexidos, panquecas, sanduíches e cereais para enfrentar o dia. Outra mudança: o almoço costuma acontecer um pouco mais tarde, às 14h e também costuma ser bem reforçado. E o jantar geralmente acontece entre 19h e 20h, incluindo apenas o segundo prato.

Veja a seguir alguns pratos tradicionais do país:

Gastronomia russa: dez pratos para experimentar na Rússia

Pelmeni

O Pelmeni é um bolinho recheado de massa recheada com almôndega ou carne moída temperada extremamente saboroso e popular no país. Os bolinhos, em formato de ravióli, podem ser servidos sozinhos ou com acompanhamentos como o sour cream (confira na foto abaixo), na manteiga ou num caldo de sopa (como o italiano capeletti).

Gastronomia russa:

Blinis

Blinis são panquecas finas servidas com diversos tipos de acompanhamentos e recheios. A massa é bem fina e pode ser acompanhada por doces ou salgados como cogumelos, queijo cottage, carne moída, geleia, mel, creme de leite ou até salmão defumado e caviar (como na foto).

Gastronomia russa

Borscht

Dessa lista, é um dos pratos mais conhecidos e é um dos alimentos mais tradicionais da gastronomia russa. Para os ocidentais, a beterraba como base da receita pode parecer incomum, mas confie: o prato é delicioso! Costuma ser servida super quente, o que a torna um deleite em dias frios, e o sabor é difícil de descrever, já que é bem temperada com carnes e outros legumes além da beterraba. Um clássico atemporal!

Gastronomia russa

Frango à Kiev

Um prato típico feito de peito de frango desossado e recheado que depois é frito ou cozido. Geralmente, tem essa decoração com guardanapo (achei meio cafona, mas tudo bem). E, apesar do nome, que faz alusão à cidade de Kiev (que fica na Ucrânia), o prato foi criado mesmo em Moscou. O frango ainda pode ser recheado com manteiga de alho, ervas, presunto, salmão, queijo e outros ingredientes.

Gastronomia russa

Strogonoff

O maior clássico russo não poderia ficar de fora dessa lista, né? E, apesar de você certamente já ter provado a iguaria feita aqui no Brasil, saiba que o prato, lá, não é coberto com batata palha. Fora isso, a versão brasileira até que é parecida com o original, que lá é feito com base de creme de leite fresco e servido com os acompanhamentos purê de batata ou batatas assadas.

Pirozhki

Outro prato bastante popular por lá, nada mais é do que um pastel com massa mais grossa. Ele pode ser recheado com carne, batata, repolho ou queijo e a massa costuma ser pincelada com ovos para ficar com essa cor mais dourada, característica deste prato típico da gastronomia russa. A iguaria sempre está presente nas grandes refeições das famílias russas e cada uma tem o seu jeito de preparar (geralmente a forma como a vó fazia).

Gastronomia russa

Shashlyk

Pode-se dizer que este é o kebab russo. O espetinho pode ser feito de carne ou de legumes, ou com os dois ingredientes misturados. Originalmente, era feito apenas de cordeiro mas, com a popularização, pode ser encontrado com diversos ingredientes diferentes e vendido nas banquinhas de rua como street food.

Kulebjaka

Mais conhecido como Coulibiac, é um dos maiores clássicos da alta gastronomia mundial e colocou a Rússia na mira dos grandes chefs que, até hoje, se esforçam para reproduzir à perfeição este prato. A massa deve ser fina e recheada com salmão, arroz, ovos cozidos, cebolas e cogumelos mas, com o passar dos anos, outros recheios foram sendo incorporados à tradicional receita. Em tamanho menor, como na foto, pode ser servido como um aperitivo pré-almoço, ou em porção única, como a refeição completa.

Gastronomia russa

Ikra

É o nosso famoso caviar só que, na Rússia, ele é barato e utilizado de várias formas: no café da manhã, sobre a manteiga, no pão preto, em canapés e inclusive nos já mencionados blinis. Logo, o caviar, seja preto ou vermelho, não pode faltar na mesa dos russos. Estar na Rússia e não provar do seu caviar é um verdadeiro crime gastronômico! 😉

Gastronomia russa

Goluptsi

O prato é conhecido como “charutinho russo” e é feito com repolho ao invés das folhas de videiras, como na Grécia (país onde surgiu a iguaria). Mas não foi a única mudança: quando esse povo chegou na Rússia, a carne bovina também tomou o lugar do cordeiro para criar um prato tipicamente russo. Inclusive, lá ele é servido com acompanhamento de molho vermelho, exatamente como na foto abaixo!

Gastronomia russa

Bonus track: Vodka

A vodka é a bebida mais famosa da Rússia e é encontrada no cardápio de todos os restaurantes ou bares daquele país. E, por incrível que pareça, as doses não costumam ser caras nesses tipos de estabelecimento! Agora, se você quer pagar preços ainda mais em conta, a dica é adquirir garrafas da bebida em algum supermercado. Indicamos as seguintes marcas:

– “Rusky Standard – Русский Стандард”;

– Beluga;

– зимняя дорога.

Gastronomia russa

Se você se interessa por gastronomia, pode gostar do post sobre gastronomia portuguesa, este sobre pratos da gastronomia grega e da clássica gastronomia italiana, além do post que escrevemos sobre coisas para provar em Zurique, na Suíça!

_____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita na Europa

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Guia de turismo em São Petersburgo que fala português

Guia de turismo em São Petersburgo que fala português

Conheça o trabalho do Sergei, o simpático guia de turismo em São Petersburgo que fala português e é a pessoa ideal pra te mostrar o melhor da cidade! Guia de turismo em São Petersburgo que fala português São Petersburgo, a capital dos czares russos, é um dos destinos...

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!