Uma ótima dica de passeio para quem mora em SP e quer um pouco de paz é o templo budista em São Paulo, o Odsal Ling. Vem saber tudo sobre esse passeio incrível!

Templo budista em São Paulo

Como chegar no templo budista em São Paulo

Para chegar até o Odsal Ling, a melhor opção é o carro. Cotia fica a pouco mais de 36km da capital e, dependendo do horário e de que bairro você sair, o trajeto costuma durar uma hora de carro pela BR-116 e, depois, pela rodovia Raposo Tavares. Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars, duas companhias confiáveis e indicadas por nós para uma viagem mais tranquila e segura. O trajeto para chegar ao templo é o seguinte:

• Partindo de São Paulo, vá pela Rodovia Raposo Tavares

• No km 24 há um Centro Comercial e, na altura do km 25, entre à direita na placa: Embu – Cemitério Israelita Jd. da Glória – Retorno

• Passe por cima da Raposo (ponte da Wurth) e siga em frente em direção ao Embu (não entre na placa Jardim da Glória-Retorno).

• Você verá o supermercado Assai logo na esquina. Vire à direita e suba a rua até o final.

• Vire à esquerda, entrando na Estrada do Capuava. Marque 3 km a partir daí. Haverá placas indicando o caminho.

• Entre à direita em um muro de tijolinho (na esquina, há uma clínica veterinária), e, em seguida, vire à esquerda. Logo à direita, no segundo portão, está a entrada. Toque o interfone para identificar-se. Observe as regras de conduta no templo, afinal, é um local sagrado. A partir do momento em que se cruza o portão, é proibido fumar.

Se você preferir, pode chegar lá de metrô, van ou táxi. Para saber os contatos de taxistas e vans indicados em Cotia pelo templo, acesse o site oficial do Odsal Ling.

Templo-budista-em-São-Paulo_100-mil-tsogs_Viajando-bem-e-barato.jpg

Os lamas residentes Lama Tsering e Lama Norbu, durante um retiro. Foto: site do Odsal Ling

Quando ir ao Odsal Ling

Nos domingos (exceto quando avisado no site oficial do templo), há prática aberta de Tara Vermelha concisa às 8h e, às 10h, ensinamento de Lama Tsering ou meditação Tonglen (os ensinamentos da Lama são pérolas até mesmo para os não-praticantes, não perca essa super oportunidade!). Os ensinamentos são dados em inglês mas há tradução.

Se você não quiser fazer prática de meditação ou assistir aos ensinamentos, as visitações acontecem aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h. É importante você ficar de olho no site do Odsal Ling porque, quando há retiros no templo, as visitações podem ser suspensas. Se você quiser, também pode almoçar por lá durante sua visita – as refeições devem ser reservadas pelo e-mail [email protected]. Mas não espere comida tibetana ou algo do tipo: a comida é caseira, brasileira e deliciosa! 🙂

Templo budista em São Paulo

O templo visto por outra perspectiva – Foto: Clovis Inoue

Conhecendo o Odsal Ling

O budismo se divide em três linhagens: japonês, chinês e tibetano, cada um baseado numa escola e com tradições, cultura e arquiteturas diferentes, assumindo características variadas. O Odsal Ling é um templo de budismo tibetano, assim como o Khadro Ling (em Três Coroas, sobre o qual escrevemos um guia completo aqui). Quando você chegar para visitação, vai ser recebido por um guia voluntário (todos que trabalham ali são voluntários, seja gentil, afinal, estão oferecendo seu tempo para lhe receber bem) que lhe mostrará as instalações do templo. Tudo ali tem um porquê, afinal, o templo foi idealizado por Chagdud Tulku Rinpoche, um grande mestre tibetano que veio ao Brasil na década de 90 e também construiu o templo em Três Coroas. Ele, aliás, é figura central e importantíssima não só para quem visita o templo, mas sim para o budismo tibetano no Brasil. As pinturas, esculturas, os menores detalhes… Tudo foi feito por voluntários que ajudaram a construir um dos mais belos templos do Brasil.

Uma regra importante: não é possível fotografar o interior do templo. Nas demais dependências, você pode tirar fotos à vontade. E, para entrar no templo, é obrigatório tirar os sapatos. Você vai ver que praticantes budistas costumam entrar no templo e fazer três prostrações, sinal de respeito e fé, mas você só fará o mesmo caso se sinta à vontade, não é algo obrigatório.

Templo budista em São Paulo

O belíssimo interior do templo, que os turistas não podem fotografar. Foto: site do Odsal Ling

Quem quiser, pode também oferecer lamparinas. Centenas de lamparinas são acesas todos os dias no Khadro Ling como uma oferenda de luz para dispersar obstáculos de todos os seres. Você pode participar dessa oferenda diária e inclusive dedicar um determinado número de lamparinas em benefício a você, sua família ou qualquer outra pessoa que esteja passando por dificuldades ou que precise de bênçãos – cada lamparina custa R$ 2,50, informe-se com o pessoal da secretaria ou com o guia que está lhe acompanhando dentro do templo.

Há uma lojinha no templo que vende livros, objetos de decoração, malas (o rosário budista), joias tibetanas belíssimas, incensos e livros infantis e de colorir, além de camisetas temáticas. Para quem quiser e se interessar pelo tema, pode comprar também online – as vendas ajudam a manter o Odsal Ling.

Templo-budista-em-São-Paulo

As lamparinas que acendemos no Ano Novo

Serviço

Chagdud Gonpa Odsal Ling
Endereço: Rua dos Agrimensores, 1461, Chácara Ondas Verdes – Cotia, SP
Telefone: (11) 4703-4099 / 4148-5826
Visitação: Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h (por favor, ligue para confirmar)

Horários de Prática:
Segunda a sexta
6h | Tchöd, Tara Vermelha e Riwo Sangchod
17h | Vajrakilaia, Protetores do Darma, Dakini Face de Leão, Sur de Cherenzig e Tchöd

Sábados e domingos
8h | Tchöd, Tara Vermelha e Riwo Sangchod
17h (sáb) e 16h (dom) | Vajrakilaia, Protetores do Darma, Dakini Face

Site: http://www.odsalling.org/

Entrada: Gratuita – mas doações solidárias são bem-vindas para manter o espaço. Todo o staff do templo trabalha voluntariamente.

____

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01