Turismo religioso em Portugal: dicas para visitar o Santuário de Fátima

Atualizado por em 19/02/2018

Rogério Milani

Portugal é um destino de viagem repleto de templos, cultos e festas religiosas famosas no mundo todo. Vem descobrir o que você precisa saber para visitar o Santuário de Fátima, o mais famoso deles todos, que atrai milhares de turistas todos os anos!

Turismo religioso em Portugal

Portugal é um destino de viagem bastante procurado quando se trata de turismo religioso: o Ministério do Turismo estima que 75% do patrimônio histórico português tem cunho religioso e, só no ano passado, este tipo de turismo movimentou 700 milhões de euros no país! A mistura de história com fé encanta os turistas que, nas datas sagradas, lotam o Santuário de Fátima e aproveitam para conhecer outros locais sagrados. Preparamos um post completo com tudo o que você precisa saber para visitar Fátima, vem conferir!

Turismo religioso em Portugal: Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é o destino mais famoso do turismo religioso em Portugal e reúne, anualmente, milhares de pessoas no dia 13 de maio para celebrar as aparições divinas em 1917 – a cidade ficou famosa porque segundo a lenda, foi lá que a Nossa Senhora apareceu aos três pastorinhos. Boa parte desta grande popularidade veio da força do culto mariano, rejuvenecido no século 20, e também de sua adoração por parte do papa João Paulo II. O papa polonês, guardião dos três mistérios revelados pela Virgem às crianças, visitou Fátima por três vezes e beatificou duas das crianças — os irmãos Francisco e Jacinta — em 13 de Maio de 2000, aniversário da primeira aparição. Lúcia, prima dos outros dois pastorinhos e falecida em 2005, teve seu processo de beatificação iniciado em 2008.

Desde então, Fátima virou um ponto turístico muito importante para os católicos portugueses e, ainda hoje, é o maior local de culto de Portugal e um dos principais destinos de viagem de católicos do mundo todo – principalmente dos devotos de Fátima. Mas, independentemente da sua fé, o Santuário é um lugar de devoção e, ao entrar no recinto, você logo se sentirá envolvido por toda a crença que por lá paira. O local recebe cerca de cinco milhões de visitantes todos os anos e, naturalmente, a época mais tumultuada para conhecer o espaço é o mês de maio.

Turismo religioso em Portugal

O principal centro de peregrinação da cidade é a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, consagrada em 1953. Por sua ampla praça principal chegam milhares de fiéis, muitos percorrendo o caminho final de joelhos ou prostrados em sinal de devoção e gratidão. Muitos fazem vigílias noturnas, rezando o terço à luz de velas, em datas comemorativas e relembrando as datas das aparições. Os dias 13, e principalmente os de maio e outubro, costumam lotar a cidade de pessoas – vamos falar mais adiante sobre a melhor época para sua viagem.

Todos os principais pontos de visitação ficam dentro do Santuário e em seus arredores, podendo facilmente ser visitados numa caminhada a pé. Não deixe de visitar a Capelinha das Aparições, que foi erguida em 1919 e a Casa dos Pastorinhos (que fica a cerca de 2km do Santuário). As casas foram conservadas intactas e fazem parte de uma rota que também reúne 14 capelinhas em memória a Paixão de Cristo e uma 15ª relacionada à Ressurreição. Esse é o caminho que os pastorinhos faziam da aldeia de Aljustrel à Cova da Iria (onde está hoje o Santuário).

Confira aqui o mapa de Fátima para entender melhor do que falamos (clique para ver a imagem aumentada):

A melhor época para visitar Fátima

O santuário está aberto o ano todo, inclusive na Páscoa e no Natal. A época mais movimentada é perto dos dias 12 e 13 de maio, quando milhares de peregrinos vão para lá para celebrar a primeira aparição de Nossa Senhora no local. Além disso, os dias 13 de cada mês também costumam ser bem movimentados, assim como o mês de outubro, quando data a última aparição de Fátima.

As outras datas das aparições são 13 de junho, julho e setembro e 19 de agosto e são também concorridas em termos de visitantes – mas muito menos do que em maio e outubro. Por isso, podem ser boas pedidas para poder testemunhar o fervor religioso evitando as grandes multidões. Em 10 de junho há outra peregrinação mais pequena e também interessante: a Peregrinação das Crianças.

Se você não se importar com a multidão, o espetáculo da devoção por Fátima é lindo e realmente comovente de se ver. Já no dia anterior ao dia 13 de maio, Fátima fica repleta de peregrinos em todo o tipo de transporte imaginável, desde carros puxados a bois e a burros, bicicletas e até alguns de joelhos para cumprir promessas. Na manhã do próprio dia 13, a estátua de Nossa Senhora de Fátima é levada pela praça central frente à basílica para os mais de meio milhão de peregrinos que vieram celebrar a santinha. À noite, há outra procissão, desta vez à luz de velas.

Turismo religioso em Portugal

A dica é: fique de olho no site da atração para levar em consideração o calendário anual de eventos – quem foi em 2017 pôde conferir uma ida do Papa Francisco, já imaginou?

O clima em Fátima

Quanto ao clima, vale o mesmo que dizemos para sua viagem para Portugal: os meses de março e abril são ótimos para esta viagem, com climas amenos mas, como Fátima é próxima do Oceano, o clima costuma ser moderado e sem grandes variações drásticas de temperatura.

Além destes meses, maio, junho e setembro são também considerados os melhores meses na maioria das regiões de Portugal. Por isso, se você pensa em combinar a visita à Fátima com outras zonas do país, estes meses são os ideais. Em julho e agosto, espere um clima mais quente e, de outubro a janeiro, encontrará um clima mais chuvoso. De janeiro até abril, o inverno está em seu auge, por isso, são os meses de baixa temporada.

Turismo religioso em Portugal

E como chegar em Fátima saindo de Lisboa?

De ônibus

O ônibus intermunicipal pode ser uma ótima opção para ir de Lisboa até Fátima. É o meio mais utilizado pelos turistas que vão visitar o Santuário e uma forma bem tranquila de curtir a viagem. O percurso de Lisboa a Fátima é de 130 km e uma vez em Fátima, a estação de ônibus fica a 10 minutinhos andando do Santuário. Os ônibus partem diariamente da rodoviária de Sete Rios (estação do Jardim Zoológico em Lisboa). Eles começam a partir das 7h da manhã e funcionam até às 19 h 30 min. O valor da viagem neste ônibus custa a partir de 11€ por pessoa, cada viagem. Para voltar de Fátima para Lisboa, o último horário de ônibus é às 20h.

De trem

Se você achar melhor, pode pegar um trem de Lisboa até Fátima. Dê uma olhada no site da empresa – há vários horários disponíveis e tarifas de acordo com a demora do trem. Mas não costumamos indicar, afinal, a estação mais próxima fica em Leiria, a 23km de Fátima (cerca de 30 minutos do Santuário).

De carro

Costumamos indicar duas empresas aqui no blog, pra você viajar com segurança: Rental Cars ou RentCars. A viagem é bastante prática e rápida. Há duas opções para chegar a Fátima, pela A1 ou pela A8. A viagem pela A1 percorre 117 km, quando você encontra a saída nº 8 em direção a Fátima/Batalha. Depois basta seguir pela Avenida Paulo XXIII e Estrada Principal de Fátima até chegar à Rua do Adro. Já pela A8 você percorre 157 km de auto estrada, pega a saída nº8 em direção a Santarém até chegar à Avenida Paulo XXIII, Estrada Principal de Fátima e chegar à Rua do Adro.

A pé

Como é um caminho de peregrinação, muitos fiéis fazem o sacrifício ou promessa de ir até Fátima caminhando. Embora seja perigoso, é muito comum ver pessoas fazendo esse recorrido. O percurso é de 130 km. O caminho é feito pela Estrada Nacional N10 passando por várias localidades. Outra opção é ir pela Estada Nacional N3. As pessoas que fazem isso vão devidamente sinalizadas com coletes próprios para serem vistas.

Turismo religioso em Portugal

Dicas de hospedagem em Fátima

Se você preferir, pode também ficar hospedado pertinho do Santuário para aproveitar mais de um dia de passeio por lá sem se preocupar com transporte, horários e itinerário. Confira algumas dicas de hotéis que separamos pra você!

Hotel Santa Maria – Este simpático hotel fica a apenas alguns minutos a pé do Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Com arquitetura moderna, o hotel é super iluminado e tem quartos espaçosos e obras de arte de artistas portugueses. O restaurante do Santa Maria fica no jardim do hotel e serve pratos da cozinha regional portuguesa, assim como diversos pratos internacionais, e tem um bar. Os quartos do hotel incluem ar-condicionado, frigobar e produtos de higiene pessoal, além de acesso gratuito à internet sem fio (Wi-Fi) e pisos com carpete.

Hotel Aleluia – Este hotel de gerência familiar está localizado em frente ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima e ao Centro de Convenções Paulo VI – os quartos tem varanda com vista da Igreja da Santíssima Trindade. Os quartos bem iluminados são decorados em cores aconchegantes e móveis de madeira. Todos possuem WiFi gratuito, TV via satélite e um banheiro privativo. O restaurante serve um buffet livre com pratos tradicionais portugueses, assim como da culinária internacional.

Hotel Santa Isabel – Fica a cerca de 120 metros da Basílica de Nossa Senhora de Fátima e é um hotel confortável e com ótimo custo-benefício. Os quartos contam com TV de tela plana, e um banheiro privativo com produtos de banho de cortesia e secador de cabelo. O Hotel Santa Isabel oferece Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. A Capela das Aparições fica a 150 metros do Hotel Santa Isabel, e o Museu de Cera de Fátima a 180 metros.

Consolata Hotel – Com localização central, em Fátima, o Consolata Hotel oferece quartos com ar-condicionado e três capelas dentro da propriedade. A propriedade fica a cinco minutos a pé do Santuário e oferece serviço Eucarístico diário. O WiFi gratuito é fornecido. Acessíveis por elevador, os quartos são decorados de forma simples e incluem uma TV de tela plana via satélite, armário, uma área de estar, um cofre e um banheiro privativo com banheira ou chuveiro, bidê, secador de cabelo e amenidades de banho de cortesia.

Seguro de viagem obrigatório

Se você está pensando em viajar pra Europa precisa ser contratado um seguro de viagem. Se você não sabia disso e quer ler mais sobre o assunto, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

Turismo personalizado

Se você preferir, pode fazer este passeio ao Santuário de Fátima usando os serviços da Além-Mar Turismo, empresa parceira aqui do blog que oferece um ótimo desconto aos nossos leitores! A Além-Mar, além de contar com a simpatia dos seus proprietários Marina e Rui, também pode fazer o transporte de Lisboa até Fátima! A ‘carrinha’ deles é super confortável (para quem não conhece, é uma espécie de van/perua muito comum para transportar turistas) e os dois acompanham os turistas durante todo nosso dia de passeios com preciosas dicas de locais para comer e passear nesse mini roteiro. E o melhor de tudo? Eles oferecem seus serviços de transfer e passeios personalizados com desconto exclusivamente para nossos leitores!

Eu e os simpaticíssimos Rui e Marina em Lisboa!

____

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

banners05animado01

Tags

1 Comentário

  1. Ótimas dicas! Agora minha viagem para lá em Maio ficou muito mais fácil! Obrigado!

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *