Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: o roteiro do casal Tatiane e Luís

Atualizado por em 07/06/2018

Manuela Colla

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: vem ver como foi a super viagem de Tatiane e Luís, que estiveram em Madri, Roma, Florença, Milão, Lisboa, Alentejo e Lisboa em abril deste ano! 

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha: o roteiro

O roteiro proposto pelo blogueiro funcionou muito bem para nós. Se fosse hoje, apenas mudaríamos a partida da nossa viagem – como não programamos antes as cidades que iríamos visitar, perdemos um pouco de tempo nos translados (trem, avião)… Em uma próxima viagem iremos primeiramente decidir onde queremos visitar e só depois comprar as passagens de ida e volta, conforme ensina o blogueiro!

As cidades

Foram 15 dias de viagem em três países: Itália, Portugal e Espanha.

Em Roma foram três dias. Achamos pouco tempo porque, como todos dizem, Roma sempre tem um atrativo, a cidade é maravilhosa!

Passamos três dias em Florença, tempo que julgamos suficiente. Como é uma cidade menor e os pontos turísticos são próximos uns dos outros, deu tempo até de fazer uma exploração nos vinhedos de Toscana em uma excursão de Fiat 500, um aventura inesquecível e prazerosa.

Em Milão, dois dias seria o ideal para passear bastante – ficamos três dias ali, ao todo. Em Lisboa ficamos um dia – se pudesse voltar atrás, eu consideraria três dias ali para fazer as coisas com mais calma. E em Madri, ficamos dois dias e o tempo foi excelente para conhecer os pontos turísticos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Os voos

Todos os voos de nossa viagem foram tranquilos, sem problemas.

As viagens de trem

Na Itália, andamos de Italo treno, foi maravilhoso ficamos na classe smart em que serviam até lanchinho para os passageiros! A viagem foi rápida e tranquila e os trens eram muito pontuais. Uma observação que pode ajudar outros viajantes: quem viaja com malas grandes deve ficar perto do portão de embarque pois o espaço para as malas é pouco. E compensou muito comprar as passagens com antecedência!

Se você quiser fazer como a gente e viajar de trem pela Europa, pode comprar sua passagem antecipadamente por este serviço, indicado pelo blog.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

As hospedagens

Roma – Maison Vaticana: Excelente em localização e limpeza. A proprietária nos acolheu super bem e nos ensinou como nos locomover em Roma. Além disso, o preço era muito bom, excelente relação custo-benefício para hospedagem em Roma!

Florença – Residenza Le Rondini: Para começar, são 93 degraus até a residência que fica no último andar e não tem elevador – por isso, levar a mala até lá foi um grande sacrifício. O ambiente era limpo e o proprietário, bem atencioso: explicou os pontos turísticos, deu dicas de onde comer e beber, etc. O banheiro era pequeno, mas a localização é excelente e a hospedagem tem bom preço.

Milão – Hotel Ritter: Hotel bem centralizado, próximo à estação de metrô de Milão, bom para turistar. Tem elevador e um preço bom!

Lisboa – Lisbon Guesthouse: Bem localizado, equipe gentil, porém não muito abertos para dar informações. Todavia, o preço era bom!

Madrid – Hostal Mendonza: Excelente localização, próximo à Gran Via, na esquina havia a loja oficial do Real Madrid e em frente a um restaurante muito bom. Equipe atenciosa, tem elevador e quartos limpos e modernos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Como chegamos aos locais de hospedagem

Nas cidades grandes, fomos de táxi e, nas demais, de metrô. O transporte público funciona muito bem nas cidades pelas quais que passamos.

Cartão ou passe de transporte público

Usamos o transporte público com o Roma Pass de 72 horas em Roma, valeu muito a pena cada euro investido! Em Milão compramos o Passe ATM de 48 horas para o transporte público, também valeu muito a pena. Já em Lisboa compramos o Passe Viva Viagem de 48 horas para transporte público e valeu muito a pena. E, por fim, em Madri, compramos somente o cartão de passe de metrô que valia por 24 horas. O passe do transporte público vale para metrô, ônibus e bondinho.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Ingressos antecipados

Não compramos ingressos antecipados para as atrações, o que foi uma grande falha nossa. O melhor de adquirir com antecedência não é somente o ingresso em si e sim o plus de que, além do ingresso, você tem direito a uma fila especial!

Ingressos de atrações turísticas podem ser comprados diretamente no site de cada atração ou então todos em um único lugar, em português e uma única compra.

Os procedimentos de imigração

A imigração foi tranquila, não apresentamos nada somente falamos que iriamos comemorar dez anos de casados e nos liberaram. Não levou nem dois minutos.

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Seguro de viagem obrigatório

Não precisamos usar o seguro, mas contratamos por ser obrigatório. Se você está pensando em viajar pra Europa, confira este post sobre o seguro viagem, sua obrigatoriedade e dicas.

O clima durante a viagem

Durante nossa estadia na Itália, pegamos belos dias de primavera europeia e calor!

Já em Portugal e na Espanha, pegamos uma primavera mais fria. Mas nada que atrapalhasse nossos passeios!

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Internet e telefonia

Compramos o chip da Vodafone que serve para toda a Europa – e ainda pegamos uma promoção: na compra de um chip de 10Gb, você levava outro com 8Gb, foi excelente a aquisição e a internet funcionou perfeitamente!

Comunicação em língua estrangeira

Na Itália, achamos todos muito receptivos conosco – tanto que, quando falávamos que éramos brasileiros, logo os italianos queriam tentar falar o português! Em nossa estadia lá, tivemos uma uma troca entre italiano, inglês e português.

Na Espanha, tivemos que falar inglês pois não sabíamos o espanhol e achamos que eles não são nada receptivos. Ao menos, conosco, não foram!

Conhecendo Portugal, Itália e Espanha

Avaliação da consultoria

Excelente. Voltamos em breve com certeza. O ponto mais positivo da consultoria foi a localização dos hotéis. Foi tudo excelente, parabéns!

Tatiane e Luís
Sonora/MS
Data da viagem: abril de 2018

Dicas para outros viajantes

Cada cidade tem sua história e também seu ponto especial, viajar para a Europa foi ótimo! Mas, para nós, o que foi mais divertido foi o passeio de Fiat 500. Ríamos muito durante todo o trajeto em Florença. E, em Portugal, no Alentejo, achamos a cidade de Sousel bem tradicional e acolhedora. Vale conhecer!

___

Recomendados pelo blogueiro para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou RentCars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar

Tags

2 Comentários

  1. Boa noite a todos.Pela primeira vez aqui no blog, ainda estou me adaptando äs informacoes postadas. Pretendemos, eu e esposa, conhecer Portugal e Espanha e acredito que seria muito importante as pessoas que comentam suas respectivas viagens colocassem também valores que pagaram , por exemplo em visitas , trens, diversões, emfim.. com o objetivo de termos ideia dos possiveis gastos que os futuros viajantes teriam. Fica a dica e creio que irá ajudar em muito a todos.

    Comente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *