Onde ficar em Pienza, cidade-base para conhecer a região da Toscana

por | Atualizado em 28/03/23 | Hospedagem, Pienza, Toscana

Confira nossa super dica de onde ficar em Pienza, que é uma ótima cidade-base para conhecer a região do Val d’Órcia, na Toscana!

Onde ficar em Pienza

Onde ficar em Pienza, cidade-base para conhecer a região da Toscana

Explorar a Toscana de carro é o sonho de qualquer um – somos apaixonados pela região e por seus famosos vinhos, então essa era a oportunidade perfeita para aproveitar a região junto de nossos amigos Tati e Manam, da WONDEROME. Nossa ideia era viajar sem pressa, aproveitar o agroturismo, ficar em hotéis confortáveis e curtir um dolce far niente regado aos melhores vinhos…

Para entender como funciona a Toscana, aviso que a vasta região divide-se oficialmente em dez províncias (confira no primeiro mapa abaixo) e muitas outras microrregiões (confira algumas no segundo mapa). Aposto que você já ouviu falar em Chianti ou Val d’Orcia, mas não encontrou-as no primeiro mapa… Isso porque a Toscana é dividida em pequenas regiões de maneira informal, o que torna-a um destino turístico de infinitas possibilidades e para voltar muitas vezes – há muito o que se ver, comer e beber por lá!

Onde ficar em Pienza

A escolha da sua cidade-base para explorar a Toscana, portanto, varia de acordo com os locais que você deseja conhecer. Para quem quer estar na região que fica perto da Florença, a dica é ficar por Impruneta e San Casciano in Val di Pesa. Para quem quer explorar a região próxima de Siena, pode ficar por lá ou hospedado em Pienza, como nós fizemos. Pienza é uma ótima base central se você planeja explorar o Val d’Orcia por alguns dias. Apenas alguns quilômetros a oeste você tem Montalcino e San Quirico d’Orcia, enquanto para o leste você tem Montepulciano. A partir de Pienza, você também pode explorar a pequena vila medieval de Monticchiello que fica mais ao sul, bem como Bagno Vignoni, famosa por suas fontes termais.

Independentemente da sua escolha de onde ficar, a receita para uma Toscana perfeita é uma só: hospede-se em cidades pequenas, invista em bate-e-voltas e vá com calma, saboreando cada detalhe. Foi o que fizemos ao decidir nos hospedarmos em Pienza para curtir Monticchielo, Montepulciano, Montalcino e Bagno Vignoni!

Onde ficar em Pienza

Onde nos hospedamos em Pienza

E não poderíamos ter escolhido um hotel mais bacana em Pienza – nos hospedamos no Hotel Relais II Chiostro di Pienza, que é quatro estrelas e oferece uma vista da Toscana que é simplesmente de tirar o fôlego. Mas haviam outras coisas bem bacanas e atrativas na hospedagem: o hotel fica numa localização privilegiada no centro de Pienza e os quartos são super confortáveis e bem decorados – tudo lá é de um bom gosto único!

O café da manhã foi outro super destaque: bem farto, incluía sempre cafés incríveis preparados ao gosto do cliente (capuccino, machiatto, expresso). Para quem quiser fazer refeições por ali, também há um restaurante e serviço de quarto. Além da vista privilegiada que já comentamos, o hotel também dispõe de um jardim super bem-cuidado e piscina. E, ao contrário do que você pode pensar, o preço era superbom: por cerca de 80 euros a diária desfrutamos de toda essa tranquilidade e conforto! Na baixa temporada, claro, que inicia aí por final de outubro e estende-se até meados de abril, exceto final de ano e feriados.

A opção que era a número 1 da nossa lista foi o Agriturismo Podere Spedalone, porém o preço ainda estava alto, mesmo na baixa temporada. Para quem quiser algo na área rural e com toda qualidade possível, esta é a pedida!

Para orçamentos menores, Pienza tem ótimas opções, como o Oliviera Camere e o Affittacamere Gozzante, ambos bem no centrinho de Pienza. Para quem procura uma hospedagem rural, a boa pedida é o Locanda Vesuna, cerca de 5km de Pienza.

Onde ficar em Pienza

Sobre Pienza

Pienza é uma pequena cidade situada no Val d’Orcia, na parte sul da Toscana e fica a apenas a 15 km de Montepulciano, 20 de Montalcino e cerca de 50 km de Siena.

O nome do local vem do Papa Pio II, que nasceu na cidade, e significa “a cidade de Pio”. Enea Silvio Piccolomini, eleito Papa Pio II em 1458, queria transformar sua cidade natal, a aldeia anônima de Corsignano, na cidade renascentista ideal. Para isso, ele contratou Bernardo Rossellino, o arquiteto que já havia trabalhado com Leon Battista Alberti (famoso por criar a fachada de Santa Maria Novella), para que construísse Pienza de acordo com conceitos humanistas de planejamento urbano. A construção da cidade começou por volta de 1459 no alto da antiga aldeia e demorou cerca de quatro anos, resultando numa cidade típica do século XV. A morte prematura do Papa Pio II pôs fim à reorganização urbana da nova cidade, que permaneceu praticamente inalterada ao longo dos séculos.

Onde ficar em Pienza

Em 1996, a UNESCO decidiu fazer do centro de Pienza um Patrimônio da Humanidade, “considerando que o local é de extraordinário valor universal, pois representa a primeira aplicação do conceito humanista da Renascença de design urbano e, como tal, ocupa uma posição seminal no mundo.” Em 2004, todo o Val d’Orcia foi incluído na lista de Paisagens Culturais Mundiais da UNESCO – muito merecidamente, diga-se de passagem.

Onde ficar em Pienza

A reconstrução de Pienza de acordo com a reorganização urbana humanista foi um exemplo para muitas outras cidades italianas e europeias. A Piazza Pio II é o centro de Pienza e todos os principais monumentos da cidade estão localizados nesta praça. A torre da catedral paira soberana sobre todos os outros edifícios (o Papa queria que isso fosse como um sinal de fé do povo). O segundo edifício mais importante da praça é o Palazzo Piccolomini, obra-prima de Rossellino, inspirada no belo Palazzo Rucellai de Florença. O Palazzo Borgia é outra joia encontrada nesta praça, assim como o Palazzo Ammannati, o Palazzo Gonzaga e o Palazzo del Cardinale Atrebatense.

Além disso, pode-se dizer que Pienza é uma cidade romântica por causa de suas ruas com nomes como Via dell’Amore (rua do amor) e Via del Bacio (rua do beijo). Se você estiver em um clima romântico você deve definitivamente dar uma passadinha por ali e tirar fotos, como a gente fez!

Onde ficar em Pienza

Pienza é também a cidade do cacio, ou seja, do queijo! O pecorino de Pienza é um saboroso queijo feito com leite de ovelha, reconhecido mundialmente e delicioso, que pode ir de um sabor delicado a um sabor acentuado. Isso varia de acordo com sua idade ou forma de armazenamento, que pode ser feito de infinitas formas!

As ruas da cidade estão cheias de pequenas lojas charmosas que vendem uma grande quantidade de vários tipos de pecorino, do pecorico fresco ao envelhecido, que você pode saborear juntamente com uma série de outros produtos típicos locais, como vinhos finos e especiarias. Recomendo que você pare e prove, é uma experiência única! Uma dica dos locais é misturar pici feito à mão com o queijo pecorino no famoso prato pici con cacio e pepe.

Onde ficar em Pienza

Confira mais algumas fotos destes nossos primeiros passeios em Pienza:

___

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita
Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para uma viagem tranquila e segura
Alugue seu carro com Rental Cars ou Rentcars
Reserve seu hotel
Compre seu ticket de trem
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-volta comprando ingressos e passeios antecipados com Ticketbar ou GetYourGuide
Reserve seu voo
Viaje tranquilo com seu seguro viagem Seguros PromoReal SegurosMondial Assistance ou World Nomads
Serviço de câmbio confiável e com boas taxas, com desconto para leitor do Viajando: Confidence

___

0 comentários

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nosso roteiro em Milão - desbravando a cidade do design que respira arte - […] do nosso giro de carro pela região de Val D’Órica, passando por Pienza, Montepulciano, Bagno Vignoni, Monticchiello, Montalcino, San Gimignano e Impruneta, com uma […]
  2. Onde ficar em Impruneta, cidade-base para explorar a Toscana - […] próxima de lá, na segunda parte do nosso roteiro. Na primeira parte da viagem, nos hospedamos em Pienza, de onde…
  3. Roteiro por San Gimignano - […] nossa viagem de carro para desvendar a Toscana, já estivemos em Pienza,  cidade-base onde nos hospedamos para curtir e…
  4. Dica de viagem: um dia perfeito em Montepulciano, na Toscana - […] perfeita para explorar este belo canto da Toscana: a partir daqui, você pode chegar à encantadora Pienza, a vila…
  5. Dica de passeio em Monticchiello - […] portão da cidade). Além disso, Monticchiello oferece vistas absolutamente deslumbrantes sobre o vale de Pienza (que realmente é uma…

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados por Rogério Milani para uma viagem perfeita

Guias, transfers, hospedagens e outros serviços para sua viagem.
Conheça nossos parceiros!
Alugue seu carro com a Rentcars
Reserve seu hotel no exterior com a segurança do Código de Defesa do Consumidor do Brasil
Compre seu ticket de trem em português e com poucos cliques
Evite filas nas atrações turísticas e programe seus bate-voltas comprando ingressos e passeios antecipados com a Tiqets/Ticketbar
Compare e compre seu voo com Skyscanner
Viaje com tranquilidade emitindo seu seguro viagem com a Real Seguros
Cartões de débito para viagem com o melhor câmbio e as menores taxas do mercado! Eu recomendo a Wise
Já pensou ter custo zero com sua hospedagem nas próximas viagens? Então conheça a Home Exchange!
Artigos e equipamentos recomendados para sua próxima viagem!